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(Projeto confeccionado e utilizado em 2010 como aluna do Instituto Bíblico Eduardo Lane.)
1 – IDENTIFICAÇÃO
Título do projeto: Musicando
Disciplina: Interdisciplinar
Nome da Escola:
Endereço:
Período de Execução: Início:
Abril de 2010. Término: Novembro de 2010.
Clientela a atingir: Alunos do Ensino
Infantil e Fundamental.
2 – JUSTIFICATIVA
A música é uma
arte universal presente em todas as culturas em suas mais diversas formas de
manifestação. Ela atua sobre as emoções do indivíduo de forma concreta,
estimulando reações e ações. Além disso, é uma das poucas atividades realizadas
pelos seres humanos, se não a única, capaz de ativar, simultaneamente, os dois
hemisférios do cérebro. É possível compreender, então, sua capacidade de
proporcionar o desenvolvimento do ser humano em várias áreas, tais como:
emocional, intelectual, física, social, econômica. Em suma, trabalha o homem
como um todo e o ensina a compreender a si mesmo como um ser completo e
indivisível.
A infância é o
período das descobertas para as crianças a respeito do mundo que as cerca e de
sua inserção no mesmo. Também é o período onde ela aprende as atividades
básicas que fazem dela um ser humano, tais como a fala e a escrita, entre
outras, mas, principalmente, a capacidade de pensar. Este projeto justifica-se
pelo fato de poder auxiliá-las neste processo, proporcionando também lazer,
educação e cultura.
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●Possibilitar o
aprendizado da prática musical de forma consciente, visando uma melhoria da
emissão vocal.
● Possibilitar
desenvolvimento emocional, social, intelectual e físico através de exercícios
que estimulem a coordenação motora, o pensamento, a convivência e o trabalho em
grupo, e conscientização corporal.
·
Despertar o amor e o respeito pelas artes no geral.
4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Estimular a percepção rítmico-melódica da criança, proporcionando-lhe uma
interiorização e vivência musical.
·
Trabalhar, de forma lúdica, noções de aquecimento vocal, postura para o canto,
respiração, a superação da timidez e a confiança no grupo e em si mesmo.
● Desenvolver a
capacidade de percepção pessoal e a percepção do grupo como um todo no ato do
canto.
·
Desenvolver a concentração e a disciplina.
● Trabalhar a
socialização e o respeito mútuo.
5 – METAS
·
Proporcionar o interesse pela musica num todo.
·
Auxiliar no desenvolvimento da criança como um todo.
·
Incentivar a convivência em sociedade e a prática de bem relacionar-se com os
outros.
·
Levá-los a pensar em sua condição como indivíduos e estimulá-los a,
conscientemente, tomarem decisões sobre suas ações.
6 – BENEFICIÁRIOS
·
Alunos do ensino infantil e fundamental do Projeto Musicando
|
·
Instituição Escolar.
7 – ESTRATÉGIAS
ATIVIDADES
· Criar condições para que o aluno compreenda e
desenvolva o canto através de atividades lúdicas dentro do universo da criança,
tais como brincadeiras,, dança, entre outras.
·
Integrar o aluno a sociedade, permitindo que ele se descubra como indivíduo.
AÇÕES
● Ensino do
repertório.
● Noções básicas
de técnica vocal.
· Brincadeiras.
·
Atividades que trabalham a coordenação motora.
· Uma
(ou mais, dependendo do desenvolvimento e do crescimento do grupo) apresentação
a partir do trabalho desenvolvido durante as aulas.
8 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
Ações
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Previsão de execução
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Observações
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· Ensino do repertório
·Noções de técnica vocal
· Brincadeiras
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O referido projeto será
executado de
Abril a Novembro do decorrente
ano.
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Devido à diversidade de
Instituição, o referido projeto deverá adequar-se a realidade da mesma.
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Março
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Abril
Maio
Junho
·
Termino das atividades do semestre.
Agosto
·
Apresentação do novo repertório.
Setembro
Outubro
Novembro
·
Apresentação
·
Término das atividades
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NOME
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FUNÇÃO / CARGO
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Alunos do Ensino Infantil e
Fundamental (1º a 4ª)
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Discente
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Viviane Eliane Rodrigues
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Docente
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Vivian Brandão Cardoso
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Professora orientadora
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Telma Chagas Pereira
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Professora orientadora
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Diretora do Projeto
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10 – RECURSOS MATERIAIS
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Músicas xerocadas
·
Aparelho de som
·
Atividades manuais xerocadas.
·
Cartolinas e materiais necessários à confecção de histórias.
·
Adereços e cenários para as apresentações.
*Matériais
necessários para confecção de instrumentos de sucata.
11 – ORÇAMENTO
A previsão
orçamentária é de aproximadamente R$500.
12 – AVALIAÇÃO
Para que avaliar
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O que avaliar
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Como avaliar
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Quando avaliar
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Quem avaliar
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Perspectiva de tomada de
decisões.
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A aprendizagem e
desenvolvimento dos alunos.
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Através dos resultados obtidos.
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De acordo com o cronograma.
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Alunos da escola.
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A avaliação será
realizada ao longo da aplicação do projeto, num processo contínuo, com o
intuito de acompanhar o desenvolvimento, a assimilação e a receptividade dos
alunos em relação ao conteúdo ministrado.
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descobrindo
as dificuldades e sanando-as, proporcionando um ensino
eficiente.
13 - CONCLUSÃO
As professoras
de música, juntamente com os orientadores, farão, ao final do projeto, uma
avaliação de todo o processo, considerando os resultados obtidos e possíveis
melhorias.
14 – BIBLIOGRAFIA
ANNUNZIATO, Vânia Ranucci. Jogando com os sons e brincando com a
música. São Paulo: Paulinas, 2003. vols.I
e II.
BIAGIONI, Maria Zeí. GOMES, Neide
Rodrigues. VISCONTI, Márcia. A criança é
a música. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.
BRITO, Teça Alencar de. Música na Educação Infantil. Rio de
Janeiro: Petrópolis. p. 205.
CHAN, Telma. Coralito. São Paulo:
Irmãos Vitale, 1987. p. 31.
CHAN, Telma. CRUZ, Telmo. Divertimentos de corpo e voz: exercícios
musicais para crianças. ed. do autor.
FAULIN, Aparecida Delayt
Bernardi. O castelo Dó Ré Mi – primeira
cartilha musical. São Paulo: Ricordi, 1986.
ZIMMERMANN, Nilza. O mundo encantado da música. São Paulo: Paulinas, 2002. vol.I.
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