quarta-feira, 17 de outubro de 2012

FÉ DIANTE DAS DIFICULDADES




Texto Base: “Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?Marcos 4. 35-41

Essa pergunta nasceu no ventre de uma grande crise. Os discípulos estavam vendo a morte bem de perto. O mar estava bravio e suas esperanças se esgotavam e eles acordam Jesus questionando se Ele não se importava com suas vidas. Alguma vez você já fez essa pergunta?
-Deus, por que estou passando por isso?
Eu já fiz. Em vários momentos de minha vida cheguei a questionar a Deus. Sabe aqueles momentos que tudo parece bem, e de uma hora para a outra tudo vira de cabeça para baixo? É como sair de casa em um dia ensolarado e deixar o guarda-chuva pra trás por não achar que choveria, mas acaba chovendo.
Os discípulos conheciam a Jesus, haviam largado tudo para segui-lo, conviviam com Ele, viram todos os seus milagres até ali, ouviram todos os ensinos de Cristo      e ainda assim questionaram a Deus.
Na nossa vida não é diferente. Não vimos Jesus encarnado, mas também somos testemunhas de seus feitos. Porem às vezes é mais fácil reclamar de Deus do que depositar Nele nossa ansiedade e descansar em sua providencia.
Vemos isso na historia do povo de Israel quando saem do Egito e se acampam próximo ao Mar Vermelho (Ex.14: 9-14). Eles viram os sinais de Deus, milagres e as dez pragas, e ainda assim ao verem os egípcios se aproximando de onde estavam ficaram aterrorizados e começaram a clamar e questionar: “Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos no deserto?” Ex. 14: 11
A causa do desespero não era os egípcios, assim como com os discípulos não era a tempestade, a causa era a falta de fé. Havia deficiência de fé na convicção do cuidado de Deus. Nos dois casos Deus já havia provado que se importava com eles.
Um dos sentimentos que nos assaltam na hora da tempestade é que Deus não se importa conosco. Somos apressados a conclui que Ele está indiferente á nossa dor. Mas quando julgamos que Ele esta longe ou indiferente, Ele sabe o que esta fazendo.  O cuidado que Deus tem com cada um de nós, é uma verdade enfatizada através de sua Palavra, inúmeros são os Salmos que proclamam essa verdade.

SALMOS 27:10 “Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.”
SALMOS 37:5 “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.”
SALMOS 40:17 “Eu {sou} pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu {és} o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus .”
SALMOS 55: 22 “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado.”

Podemos citar também a historia de Elias afinal, Deus cuidou do profeta, usando os corvos para trazer alimento (I Rs 17.4,6). Preparou uma viúva para o alimentar ( IRs 17.9).
O cuidado de Deus é real! Sabemos que se lançarmos sobre Ele nossas ansiedades Ele cuidará de nós.(1 Pedro 5.7).
Em Habacuque 3:17-19 diz o seguinte:“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”

Precisamos ter essa mesma convicção quando a tempestade vem - Deus  tem cuidado de nós e Nele podemos descansar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário