segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Capítulo 4 - Dominando a Lição

(PEARLMAN, Myer. Ensinando com êxito na Escola Bíblica Dominical. Traduzido por Rejane Caldas. São Paulo: Editora Vida, 1995. 92 p.)



Temos diante de nós o texto bíblico da lição e a revista da Escola Dominical. Como desenvolveremos o tema da lição? Considere as seguintes sugestões:
1. Comece logo no início da semana e estude diariamente
Um plano excelente é você dedicar meia hora por dia, no mínimo, para o estudo da lição do próximo domingo. Será melhor ainda se você puder estudar sempre à mesma hora, todos os dias, a partir de segunda-feira. Por que começar tão cedo, na segunda-feira? Começar cedo dá tempo para um estudo consciencioso, com oração e meditação, para que a lição penetre na mente e no coração do professor, e chegue a fazer parte dele. Assim como uma criança pode dominar uma bicicleta e rodar nela com espantosa habilidade, podemos dominar em nossa mente as verdades da lição pelo estudo e meditação contínuos.
É o que acontece quando começamos a estudar a lição logo na segunda-feira. Passamos, digamos, meia hora examinando a lição. Na terça descobrimos que, não estando conscientes do fato, nossa mente esteve trabalhando na lição, e esta nos parece agora mais clara. Além disso, durante o dia, incidentes acontecerão enquanto fazemos nossas obrigações diárias, que servirão de ilustração, ou referências; serão talvez coisas que leremos em um livro, ou ideias interessantes. Quando nos sentarmos para estudar a lição, na terça-feira, o texto da lição não nos será estranho.
Imagine que hoje, enquanto você estuda, encontra alguns problemas e questões complexos, acerca dos quais você se esforça em vão, e acaba deixando-os de lado, talvez com desalento. Você não deve desanimar-se, porque é provável que na quarta-feira estas questões terão sido esclarecidas só pela oração e meditação. Você as verá sob nova luz.
Além da vantagem conquistada pelo estudo diário, há a vantagem extra da lei conhecida como lei da "função cerebral subconsciente". O subconsciente nos ajuda muito. Sabe-se que por meio do subconsciente aprendemos muito. Depois de havermos feito um estudo árduo e consciente de um assunto, nossa mente continuará trabalhando na questão, enquanto dormimos ou cuidamos de outras coisas. O ditado muito conhecido que diz "consulte o travesseiro" acerca de uma decisão ou problema, está certo. É exemplo do que vimos dizendo sobre o subconsciente. Mas acima de tudo, lembre-se de que por meio da oração é possível estimular sobrenaturalmente as nossas faculdades mentais. "Ele os guiará em toda verdade", diz-nos Cristo. Note que a palavra "guiar" subentende que devemos estar procurando a verdade, ou em outras palavras: estudando.
O que um escritor famoso disse da preparação de um discurso aplica-se bem ao preparo da lição: "Comece a examinar a lição uma semana antes. Estude-a todos os dias. Arranje tempo para pensar nela todos os dias. Relembre a lição — a última coisa antes de orar e dormir. Pense na lição na manhã seguinte, enquanto se barbeia, toma banho, vai ao trabalho, espera o elevador ou almoça. Dialogue sobre a lição com seus amigos. Faça dela seu tema de conversa. Faça a si mesmo todas as perguntas prováveis, referentes à lição."
Em resumo: vamos nos lembrar do processo da "automatização no uso da bicicleta". Comecemos a estudar a lição logo no primeiro dia da semana, e estudemo-la todos os dias meia hora pelo menos.
2. Estude conscienciosamente
"O professor em uma metalúrgica", é o título de um dos capítulos de um livro de Marion Lawrence para obreiros da Escola Dominical. O livro descreve bem a atitude a ser assumida por alguém que quer ter grande êxito como professor da Escola Dominical. Diz o autor: "Quatro quilos de aço darão um machado, mas quatro quilos de aço não são um machado. Três coisas são exigidas: forma, fio e polimento. O estudo diário consciencioso faz isto para o professor da Escola Dominical. O professor é o eixo em torno do qual a Escola Dominical gira. Se o professor estiver bem preparado, então o eixo está bem lubrificado e o rolamento de esferas gira bem. O trabalho de ensinar será mais fácil."
Eis algumas sugestões quanto ao estudo do professor:
Estude o texto bíblico da lição antes de ler a revista. Estude o texto bíblico como se você não tivesse a revista para ajudá-lo. Será que quando alguns estudantes ambiciosos foram visitar Agassiz, o grande naturalista, ele deu a cada um deles um manual sobre ciências naturais? Não! Ele entregou a cada um deles um peixe e lhes pediu que averiguassem tudo o que pudessem acerca dele. Os alunos puseram-se a trabalhar e depois de um ou dois dias estavam prontos para dar seus relatórios. Mas Agassiz não apareceu.
Para passar o tempo reiniciaram seus trabalhos; observaram, dissecaram, experimentaram, e no fim de duas semanas, quando finalmente Agassiz apareceu, eles achavam que seu conhecimento sobre o peixe era completo. Mas os comentários breves do professor foram que haviam feito apenas um princípio, e de novo os deixou. Eles continuaram suas pesquisas e depois de alguns meses de investigação declararam que o peixe era o mais fascinante dos estudos.
Embora para a maioria de nós falte tempo para dedicarmo-nos ao trabalho de investigação profunda de cada lição, devemos tirar a seguinte lição do método de Agassiz: os melhores pensamentos — os que nos impressionam com maior força — são os que foram forjados no fogo de nossa própria meditação, virados e revirados na forja de nossa experiência pessoal. Só depois de pesquisar, ler e estudar duramente a lição é que a revista chega a ter valor para nós, porque chegamos a ela preparados.
Para que serve então a revista de Escola Dominical? Ela nos ajuda a organizar sistematicamente a matéria que obtivemos de nosso estudo pessoal do texto. A revista explica alguns detalhes que talvez nos tenham parecido obscuros. A revista nos provê novos pensamentos e ilustrações.
Ajunte mais material do que você acha que vai precisar para sua aula. A primeira guerra mundial foi ganha não apenas pelos soldados nos campos de combate, mas também pelas pessoas na retaguarda e em casa. Para cada soldado nas fileiras, e nas trincheiras, em luta, havia pelo menos dez pessoas que o sustentavam, como reservas, administradores, médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos, mecânicos, espiões, cozinheiros etc. Em casa havia um exército de pessoas trabalhando no esforço de guerra.
Da mesma forma, todo o material reunido para uma aula de quarenta e cinco minutos deve ser abundante, maior do que o professor precisará para o bom desenvolvimento de seu tema na aula. É que "o capital credor", ou a reserva de conhecimentos dá força a cada palavra que o professor disser. A confiança do professor se transmite à classe toda.
O que escreveu Dale Carnegie acerca do preparo de um discurso aplica-se ao preparo da lição de Escola Dominical: "Colha mais material, mais informações do que tenha necessidade de usar. Exagere, para inspirar confiança à sua classe e despertar nela o amor ao estudo, pois só quem conhece a fundo a matéria pode inspirar esse amor e confiança. Se você amar o estudo, saberá o efeito que tal amor exercerá sobre sua mente e coração e sobre suas aulas."
"Preparei centenas de vendedores, promotores e demonstradoras — disse Artur Dunn— e a principal fraqueza que descobri na maioria deles foi esta: não percebiam a tremenda importância de conhecer a fundo seu produto, e que precisavam adquirir esse conhecimento antes de tentar vender."
Uso linguagem figurada agora: Os professores da Escola Dominical são vendedores das bênçãos espirituais do reino de Deus. Portanto, devem dominar "o produto" do reino — a Bíblia — onde estão registrados os deveres, os perigos, os enganos, as bênçãos — enfim, as mercadorias espirituais relacionadas à nossa vida aqui e na eternidade.
Estude afundo a lição. Se, por exemplo, a lição se encontra na epístola aos Gálatas, estude a epístola inteira; se vai começar uma série de aulas acerca de um dos Evangelhos, seria excelente ler primeiro o Evangelho inteiro. Se a lição trata de um dos acontecimentos da vida de Josias, estude todos os capítulos nos livros de Reis e de Crônicas que falam de seu reinado, e também as profecias em Jeremias e Sofonias, que foram pronunciadas durante este período. Para que todo esse trabalho? Por que quanto melhor conhecermos o todo, mais compreensível nos será a parte.
Uma pessoa quer ser especialista em coração, e ingressa em uma escola de medicina. Começa esse aluno de imediato a estudar o coração? Não. Primeiro ele recebe, durante anos, aulas e mais aulas sobre o corpo humano; sobre todas as partes e órgãos. É lógico que deve ser assim, porque o coração está conectado tão intimamente com todo o corpo, que as funções e disfunções cardíacas não podem ser bem compreendidos se o médico não conhecer os demais órgãos. O estudante de medicina tem que "generalizar-se" antes que possa "especializar-se". Então, aplicando este princípio ao nosso caso: quanto mais conhecimento o professor tiver da Bíblia, mais estará capacitado a expor uma de suas partes.
Neste ponto surge talvez a pergunta: Como posso adquirir este conhecimento profundo?
Isto nos leva a tratar do preparo do professor. O professor eficiente de Escola Dominical deve adquirir os seguintes conhecimentos bíblicos: as histórias e incidentes que a Bíblia narra desde o Gênesis até o Apocalipse; o propósito e conteúdo de cada livro da Bíblia; a vida de Cristo e a de Paulo; as doutrinas da Bíblia; a geografia e os costumes bíblicos.
Como se obtêm tais conhecimentos? (1) O melhor método é fazer um curso de preparação de professores, na igreja local, se esta o tiver em funcionamento, ou num Instituto Bíblico. (2) Pode-se fazer cursos por correspondência. (3) O professor pode adquirir livros excelentes acerca dos temas mencionados acima, e estudá-los por si.
3. Escreva de modo completo os resultados de seu estudo
Este método estimula a sua memória. Também faz que os temas fiquem mais claros em sua mente. Discutiremos mais este assunto em um capítulo posterior.
4. Prepare sua aula em oração
Seu primeiro objetivo, como professor da Escola Dominical, não é de ordem intelectual, mas espiritual: a edificação do caráter cristão em seus alunos. Mas tentar partilhar conhecimento espiritual com êxito, sem o poder espiritual que vem pela oração, seria como tentar locar um órgão de tubos sem que haja eletricidade. A necessidade da oração foi explicada por Suter. Embora o que ele disse fosse dirigido a uma classe de rapazes, o princípio é aplicável a todas as pessoas.
"Durante este curso você vai fazer 35 impressões nas mentes destes jovens. (Em nossas Escolas Dominicais, em que as classes se reúnem todos os domingos do ano, o número de impressões seria 52). Sendo você um guerreiro do Senhor, a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, foi posta em suas mãos e o Senhor lhe pede que desfira 35 golpes contra o inimigo do reino de Deus. Cada vez que você se reúne com sua classe trava-se uma batalha. São experiências especiais para os jovens, porque o curso é único no gênero. Tudo vai depender de como você se comportar ao dirigir sua classe. Se você o fizer nobremente, porá nas almas dos rapazes 35 ímpetos na direção da lealdade a Cristo. Você porá suas almas em contato com o poder divino que os salvará da calamidade no dia da provação.
"Ao contrário, se você dirigir mal sua classe, por falta de preparo, se você titubear, sem respostas adequadas durante os 45 minutos de cada aula, se o seu trabalho carecer de propósito e de lógica, se você não tiver habilidade, se você ficar nervoso ou distraído, com preguiça ou inseguro, você não somente perderá sua oportunidade, mas pior ainda, poderá causar um dano irreparável.
Estou dizendo que por causa da negligência do professor; ou por causa de sua moral indigna de confiança; ou por causa de seus atos, que falam mais alto do que suas palavras, dir-se-á que a comunidade conhecida como adeptos da religião cristã tem tão poucos méritos, que não injeta entusiasmo em seus alunos nem os motiva a exercer seus melhores esforços no aprendizado. O professor é um exemplo vivo, porque ele ensina muito mais pelo que ele é do que pelo que sabe.
"O professor não pode 'apagar-se', isto é, deixar de exercer sua influência em certo domingo, só porque não se sente bem preparado para sua tarefa, pois, cada vez que os alunos se reúnem, recebem as influências dele, as quais ele exerce ainda que não pronuncie uma palavra. Terá de influenciá-los no próximo domingo, queira ou não. O importante é que a influência que o professor exerça seja dirigida para Cristo. Por isso é preciso ter certeza de estar preparado. Mas você, professor, não poderá executar esse trabalho sem a ajuda de Deus."
5. Prepare a si mesmo
O que foi dito acerca da oração nos faz pensar no que é o ensino na Escola Dominical. O professor é mais importante que a própria aula, o trabalhador é mais importante que seu trabalho. Emerson disse: "Deixe-me escolher o professor e não importa quem escolha a matéria." A vida do professor é que dá força a seu ensino; o que ele é, influi com mais força sobre a classe do que o que ele diz. "Use a linguagem que quiser — disse o famoso escritor — ela nunca dirá mais nada além daquilo que você é."

O professor deve perguntar a si mesmo: Sou um exemplo da verdade que tento inculcar em meus alunos? Procuro ensinar-lhes a ser pacientes? E eu, sou paciente? Esforço-me para ensinar-lhes a orar? Eu oro? Baseado neste princípio, um homem que havia sido convidado a falar a um grupo de professores acerca do tema "Conduta", falou da conduta dos professores e obreiros, em vez da conduta dos alunos. O que é o arco para a flecha, é o professor para o aluno.

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