terça-feira, 1 de maio de 2018

CAPÍTULO 5: ...Eu procuraria ter em mente que, a despeito de todas as suas falhas, a igreja é o Corpo de Cristo realizando a obra de Deus no mundo

(DRESCHER, John M. Se eu começasse meu Ministério de novo. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo:Editora Cristã Unida, 1997. 99p.)


          Jesus disse que as fortalezas do inferno não conseguiriam detê-la. Esta persuasão afasta o pessimismo tão freqüente em nossos púlpitos. Ela também acaba com a pressuposição de que o sucesso: da igreja depende unicamente de nós.
         Tal como em todas as melhores relações, há na igreja tempos de amor e ódio. Por nos inquietarmos profundamente, estamos muitas vezes profundam ente desapontados, e até mesmo envergonhados, de pertencer a um grupo que professa tanto e pratica tão pouco. É bom então lembrar-me de minhas próprias fragilidades e infidelidades, e que jamais desejaria ser julgado por meus piores momentos. Tampouco devo julgar a igreja ou qualquer de seus membros por seus piores integrantes.
             Confesso, muitas vezes, que tenho me sentido como Carlo Carretto:

Quão instável és, ó igreja, e, no entanto,
quanto te amo!
Quanto me tens feito sofrer, e, apesar disto,
quanto te sou devedor!
Gostaria de vê-la destruída; entretanto,
preciso da tua presença.
Tu me tens proporcionado tanto escândalo—
não obstante, tens-me feito compreender a santidade.
Nada tenho visto no mundo mais devotado à obscuridade,
mais comprometido, mais falso, mas, por outro lado,
nada mais puro tenho tocado, nada mais generoso e mais belo. 
Quantas vezes desejei fechar as portas de minha alma em
tua face, e quantas vezes tenho suplicado
para morrer na segurança de teus braços.
Não, não posso libertar-me de ti, porque eu sou
você, embora não completamente.
E para onde eu iria?

Deus é Fiel


             Procuraria lembrar-me de que Cristo está sempre levantando seus fiéis. E, se em alguma região do mundo a igreja falha em responder ao Espírito Santo e na obediência à sua palavra, Ele encontra seus fiéis noutra parte. Por isso, preciso evitar uma visão estreita da igreja e observar que Cristo está em atividade no mundo inteiro, para que sua causa não falhe nem se desencoraje.
                 Lembrar-me-ia, especialmente quando me sentisse isolado em minha tarefa e posição, de que Deus tem um povo fiel. Lembrar-me-ia da palavra de Deus a Elias quando ele disse ao Senhor: “Eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” Então o Senhor lhe disse: ‘“Vai, volta ao teu caminho... conservei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.”
                    Elizabeth OíConnor escreveu: “Não somos chamados basicamente para criar novas estruturas para a igreja nesta época, não somos chamados basicamente para um programa de serviço, ou para sonhar sonhos ou visões. Somos chamados antes de tudo para pertencermos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, e para mantermos nossa vida aquecida na fornalha de sua vida. Está ali o fogo ardente que cria novas estruturas e programas de serviço que atraem outros para a igreja, a fim de discernirem e terem visão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário