quarta-feira, 2 de maio de 2018

Projeto de Musicalização Infantil - MUSICANDO



(Projeto confeccionado e utilizado em 2010 como aluna do Instituto Bíblico Eduardo Lane.)





1 – IDENTIFICAÇÃO

Título do projeto: Musicando
Disciplina: Interdisciplinar
Nome da Escola:      
Endereço:
Período de Execução: Início: Abril de 2010. Término: Novembro de 2010.
Clientela a atingir: Alunos do Ensino Infantil e  Fundamental.

2 – JUSTIFICATIVA

A música é uma arte universal presente em todas as culturas em suas mais diversas formas de manifestação. Ela atua sobre as emoções do indivíduo de forma concreta, estimulando reações e ações. Além disso, é uma das poucas atividades realizadas pelos seres humanos, se não a única, capaz de ativar, simultaneamente, os dois hemisférios do cérebro. É possível compreender, então, sua capacidade de proporcionar o desenvolvimento do ser humano em várias áreas, tais como: emocional, intelectual, física, social, econômica. Em suma, trabalha o homem como um todo e o ensina a compreender a si mesmo como um ser completo e indivisível.
A infância é o período das descobertas para as crianças a respeito do mundo que as cerca e de sua inserção no mesmo. Também é o período onde ela aprende as atividades básicas que fazem dela um ser humano, tais como a fala e a escrita, entre outras, mas, principalmente, a capacidade de pensar. Este projeto justifica-se pelo fato de poder auxiliá-las neste processo, proporcionando também lazer, educação e cultura.
  
3 – OBJETIVOS GERAIS

●Possibilitar o aprendizado da prática musical de forma consciente, visando uma melhoria da emissão vocal.
● Possibilitar desenvolvimento emocional, social, intelectual e físico através de exercícios que estimulem a coordenação motora, o pensamento, a convivência e o trabalho em grupo, e conscientização corporal.
· Despertar o amor e o respeito pelas artes no geral.


4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Estimular a percepção rítmico-melódica da criança, proporcionando-lhe uma interiorização e vivência musical.
· Trabalhar, de forma lúdica, noções de aquecimento vocal, postura para o canto, respiração, a superação da timidez e a confiança no grupo e em si mesmo.
● Desenvolver a capacidade de percepção pessoal e a percepção do grupo como um todo no ato do canto.
· Desenvolver a concentração e a disciplina.
● Trabalhar a socialização e o respeito mútuo.


5 – METAS

· Proporcionar o interesse pela musica num todo.
· Auxiliar no desenvolvimento da criança como um todo.
· Incentivar a convivência em sociedade e a prática de bem relacionar-se com os outros.
· Levá-los a pensar em sua condição como indivíduos e estimulá-los a, conscientemente, tomarem decisões sobre suas ações.


6 – BENEFICIÁRIOS

· Alunos do ensino infantil e fundamental do Projeto Musicando
· Familiares.

· Instituição Escolar.

7 – ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES

· Criar condições para que o aluno compreenda e desenvolva o canto através de atividades lúdicas dentro do universo da criança, tais como brincadeiras,, dança, entre outras.
· Integrar o aluno a sociedade, permitindo que ele se descubra como indivíduo.

AÇÕES

● Ensino do repertório.
● Noções básicas de técnica vocal.
· Brincadeiras.
· Atividades que trabalham a coordenação motora.
· Uma (ou mais, dependendo do desenvolvimento e do crescimento do grupo) apresentação a partir do trabalho desenvolvido durante as aulas.

8 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES


Ações
Previsão de execução

Observações
· Ensino do repertório
·Noções de técnica vocal
· Brincadeiras

O referido projeto será executado de
Abril a Novembro do decorrente ano.
Devido à diversidade de Instituição, o referido projeto deverá adequar-se a realidade da mesma.

  
Março
· Confecção do projeto e apresentação para a instituição beneficiada.
 · Início das atividades.

Abril
 ·  Execução das atividades e aplicação de técnicas, de acordo com o desenvolvimento do grupo.

Maio
 ·Execução das atividades de acordo com o desenvolvimento do grupo.

Junho
 · Execução das atividades, preparação para uma apresentação na própria escola.
· Termino das atividades do semestre.

Agosto
 · Reinicio das atividades e recapitulação do trabalho desenvolvido no 1º semestre.
· Apresentação do novo repertório.

Setembro
 · Execução das atividades e preparação para a apresentação de final de ano.

Outubro
 · Execução das atividades e preparação para a apresentação de final de ano.

Novembro
· Apresentação
· Término das atividades

 9 – RECURSOS HUMANOS

NOME
FUNÇÃO / CARGO
Alunos do Ensino Infantil e Fundamental (1º a 4ª)
Discente
Viviane Eliane Rodrigues
Docente
Vivian Brandão Cardoso
Professora orientadora
Telma Chagas Pereira
Professora orientadora

Diretora do Projeto



10 – RECURSOS MATERIAIS

· Músicas xerocadas
· Aparelho de som
· Atividades manuais xerocadas.
· Cartolinas e materiais necessários à confecção de histórias.
· Adereços e cenários para as apresentações.
*Matériais necessários para confecção de instrumentos de sucata.

11 – ORÇAMENTO

A previsão orçamentária é de aproximadamente R$500.

12 – AVALIAÇÃO

Para que avaliar
O que avaliar
Como avaliar
Quando avaliar
Quem avaliar

Perspectiva de tomada de decisões.

A aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.


Através dos resultados obtidos.

De acordo com o cronograma.

Alunos da escola.

A avaliação será realizada ao longo da aplicação do projeto, num processo contínuo, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento, a assimilação e a receptividade dos alunos em relação ao conteúdo ministrado.
Serão avaliados os resultados obtidos durante a aplicação das atividades,
descobrindo as dificuldades e sanando-as, proporcionando um ensino              
 eficiente.

13 - CONCLUSÃO

As professoras de música, juntamente com os orientadores, farão, ao final do projeto, uma avaliação de todo o processo, considerando os resultados obtidos e possíveis melhorias.

14 – BIBLIOGRAFIA

ANNUNZIATO, Vânia Ranucci. Jogando com os sons e brincando com a música.  São Paulo: Paulinas, 2003. vols.I e II.

BIAGIONI, Maria Zeí. GOMES, Neide Rodrigues. VISCONTI, Márcia. A criança é a música. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.

BRITO, Teça Alencar de.  Música na Educação Infantil. Rio de Janeiro:  Petrópolis. p. 205.

CHAN, Telma.  Coralito.  São Paulo:  Irmãos Vitale, 1987. p. 31.

CHAN, Telma. CRUZ, Telmo. Divertimentos de corpo e voz: exercícios musicais para crianças. ed. do autor.

FAULIN, Aparecida Delayt Bernardi. O castelo Dó Ré Mi – primeira cartilha musical. São Paulo: Ricordi, 1986.

ZIMMERMANN, Nilza. O mundo encantado da música.  São Paulo: Paulinas, 2002. vol.I.
           

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