terça-feira, 16 de setembro de 2014

Capítulo 11 - Narração de Histórias




PEARLMAN, Myer. Ensinando com êxito na Escola Bíblica Dominical. Traduzido por Rejane Caldas. São Paulo: Editora Vida, 1995. 92 p.)

Diz-se muito bem que "de todas as coisas que o professor deve saber, a mais importante, sem sombra dúvida, é saber contar histórias". A razão disso é que a história é uma das formas mais vitais, interessantes e efetivas de apresentar as verdades espirituais. E a "verdade convincentemente apresentada mediante uma boa história é a maior força que o mundo conhece", declara um professor de grande experiência em narração de histórias. Trata-se de uma verdade concernente às crianças. As influências recebidas pela criança durante os cinco ou seis primeiros anos, mais do que no resto de sua vida, são as mais poderosas na formação do caráter. Por meio de histórias bem narradas, os interesses, inclinações e emoções da criança podem ser encaminhados para o bem, com repúdio do mal.
Comovidas e emocionadas pela história, a que dedicam todo interesse, as crianças tornam-se ouvintes reverentes e, à medida que sua compaixão ou aversão é despertada, pela representação das cenas e personagens, as crianças podem ser guiadas a amar a retidão e a odiar o pecado, com a mesma segurança e tranquilidade com que aprendem a tabuada. Em todos os lugares do mundo, e em todos os séculos, enorme tem sido o poder das histórias para formar o caráter das crianças, imprimir ideais, criar atitudes e ensinar princípios. Portanto, a habilidade do professor em narrar as histórias da Bíblia, e as dos grandes heróis e heroínas da fé, e outras histórias do mundo em que vivemos, relacionando-as ao testemunho cristão, é uma força miraculosa que atrai as crianças a Cristo.
Também se desperta a atenção dos adultos mediante uma boa história. As editoras editam romances aos milhares, a televisão exerce um fascínio escravizador, em resposta à constante demanda do público. Poucas dessas histórias têm algum valor. A grande maioria não vale nada, do ponto de vista literário, artístico e moral, e muitas são prejudiciais. A grande vendagem de romances e as elevadas audiências de novelas de televisão são uma prova de que os adultos também gostam de histórias. Por isso, o professor sábio utiliza histórias com os mais elevados propósitos: transmitir a verdade espiritual. As histórias têm valor inestimável para captar a atenção. Uma congregação se distrai e, sonolenta, em plena discussão doutrinária, perde todo o interesse pelo que o pregador diz. Mas se o pregador se puser a contar uma história, as pessoas semi-adormecidas despertam de imediato.
O QUE É HISTÓRIA?
História é definida como "o registro de fatos Importantes, relacionados entre si; a descrição de fatos relevantes do passado". Mas o tipo de história que temos em mente para a Escola Dominical abrange mais coisas do que diz esta definição. Por exemplo, enunciamos o fato de que na noite anterior um ladrão roubou uma bicicleta do pátio do templo; é uma história que não desperta o interesse das crianças que nos ouvem.
A história que tem valor no ensino deve despertar emoções, incitar o interesse e gravar uma verdade no coração. É uma "fotografia" que chama a atenção, desperta o interesse e mexe nos sentimentos. A melhor forma de indicar que certa história tem valor no ensino da Escola Dominical é a comprovação de seu êxito. Uma boa história:
1. Desperta o interesse.
2. Inspira amor.
3. Retrata a realidade.
4. Influi na conduta.

l. Uma boa história desperta o interesse porque o ser humano tem atração inata pelo que acontece a seus semelhantes
O valor maravilhoso de uma boa história está em seu poder de criar interesse e proporcionar prazer. O ouvinte comove-se diante de personagens e cenários, e o que acontece e o que se diz tocam em seus sentimentos. Tais personagens e cenários passam lições práticas a quem ouve, as quais ficam gravadas em sua mente. O valor da história é indireto. Enquanto o aluno está fascinado, cheio de interesse, e vai acompanhando o desenvolvimento da trama, aprovando ou desaprovando a atitude desta ou daquela personagem, mas sempre fascinado, a lição moral vai entrando pela porta que se lhe abriu na mente. O aluno nem percebe que está sendo influenciado.
Natã usou esse método para levar Davi a sentir na consciência a culpa de seu duplo crime (2Samuel 12:1-7). O profeta não começou "abrindo o jogo de vez", porque com toda probabilidade o rei se defenderia, criando uma barragem de argumentos e desculpas. Mas Natã empregou o método indireto para captar a atenção do rei e despertar seu interesse, contando-lhe uma história. A intenção aparente do profeta foi trazer perante Davi um caso judicial. Natã relatou-lhe a seguinte história:
"Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha ovelhas e gado em grande número, mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos. Do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço. Ele a linha como filha. Chegando um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele. Em vez disso, tomou a cordeira do pobre, e a preparou para o homem que lhe havia chegado."
Note o que aconteceu. O interesse de Davi se despertou imediatamente e seu coração comoveu-se. Sentiu grande pena, que talvez tenha trazido lágrimas a seus olhos, daquele homem pobre de quem haviam roubado a única ovelha. Davi sentiu uma indignação violenta contra o cruel homem rico, e declarou-o digno de morte, e que devia pagar pela cordeirinha quatro vezes mais.
Até esse ponto o rei não percebera que a história descrevia seu próprio pecado. Ainda não havia entendido que sentia pena do homem a quem ele mesmo havia feito mal, quando na verdade estava pronunciando sua própria condenação. A história produzira o efeito que Natã desejava. Bastaram apenas quatro palavras para aplicar a lição à consciência de Davi e fazê-lo prostrar-se até o pó em arrependimento: "Tu és esse homem."
2. O inspirar amor
As histórias influem na conduta humana porque sensibilizam o coração e fazem as pessoas sentirem as emoções que empolgam as personagens da história. O ouvinte é motivado a admirar a retidão, a ter empatia pelo misericordioso e a detestar o pecado. Por um momento o aluno se esquece de si mesmo, e começa a pensar, a sentir e a agir como as personagens da história. O coração é a sede das emoções. Mediante as histórias bíblicas as emoções podem levar a pessoa na direção de Deus, e da retidão, e incitá-las contra o diabo e todo o mal.
Um dia Jesus confrontou os líderes judeus, descendentes dos que apedrejaram os profetas, e cujos corações estavam cheios de ódio contra o Senhor. Para fazê-los sentir a situação em que estavam, e obrigá-los a pronunciar sua própria condenação, relatou-lhes a seguinte história registrada em Mateus 21: 33-40.
Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha. Circundou-a com um muro, construiu nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.
Chegado o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos.
Os lavradores, agarrando os servos, feriram a um, mataram a outro, e apedrejaram a outro.
Então enviou outros servos, em maior número do que os primeiros, e eles fizeram-lhes o mesmo.
Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: Respeitarão a meu filho.
Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: "Este é o herdeiro. Vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança."
Assim, agarraram-no, arrastaram-no para fora da vinha, e o mataram.
Portanto, quando vier o dono da vinha, que fará àqueles lavradores?
O interesse deles na história chegou a ser tão grande que por um momento esqueceram sua animosidade e ouviram com atenção; e fizeram mais ainda: eles se identificaram com as personagens da história. Podemos imaginar um desses fariseus, que fosse também proprietário, dizendo de si para si: "Lavradores perversos! Não só se recusam a pagar o arrendamento, como também maltratam e assassinam os cobradores. Eu nunca suportaria esse tipo de arrendatário, eu nunca teria a paciência desse proprietário. No primeiro ato de violência deles eu teria levado um destacamento de soldados romanos à fazenda. Umas boas chibatadas e um longo tempo na prisão teriam ensinado àqueles ladrões assassinos como deveriam comportar-se."
Podemos imaginar os pensamentos de um dos sacerdotes: "Não posso pensar num exemplo mais chocante de violação ímpia de obrigações solenes! Por certo a justiça divina pediria a pena de morte para esses vilões assassinos!"
A resposta deles à pergunta que Cristo lhes fez no versículo 41 indica que ficaram comovidos: "Responderam-lhe: Destruirá de maneira horrível a esses infames, e arrendará a vinha a outros lavradores, que no devido tempo lhe enviem os frutos." Na verdade, pronunciaram sua própria condenação. Bastariam umas poucas palavras de Cristo para que a conhecessem. "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus (simbolizado pela vinha) vos será tirado (líderes religiosos), e será entregue a um povo (uma nova nação escolhida, a Igreja) que produza os seus frutos." Sem perceber, aqueles líderes falsos reconheceram que, como descendentes dos perseguidores dos profetas, seriam os assassinos conscientes do Messias, o Filho de Deus.
Se ao narrar uma história, Cristo pôde comover até mesmo seus inimigos, quanto mais o Espírito Santo despertará e influenciará as pessoas, especialmente as crianças, cujos corações são sensíveis ao desenrolar de uma história!
3. A história deve reproduzir a realidade
As histórias tornam real o ensino espiritual porque apresentam princípios morais e espirituais em ação. Certo dia, um doutor da lei perguntou a Jesus: "Quem é meu próximo?" Lendo nas entrelinhas, nos inclinamos a crer que este professor da Lei talvez fosse culpado de alguma conduta repreensível em relação a alguém, talvez um estrangeiro, talvez um pobre. Por trás de sua pergunta via-se o desejo de "justificar-se a si mesmo".
Por certo, Jesus poderia ter respondido em poucas palavras, dizendo ao homem que a pergunta dele, em si mesma, dava a entender que lhe faltava o espírito de amor ao próximo. Mas sendo Jesus o Mestre por excelência, usou a história do bom samaritano para demonstrar o espírito de amor em ação. No homem que foi brutalmente machucado pelos ladrões, o doutor da lei viu o símbolo e a imagem viva da humanidade necessitada. Na indiferença endurecida do sacerdote e do levita ele deve ter visto sua própria falta de compaixão. E no samaritano bondoso viu a representação do próximo.
Aquele samaritano, que representava o amor ao próximo em ação, foi a resposta à pergunta do doutor da lei. Ele a entendeu, porque quando Cristo perguntou: "Quem, pois destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?", ele respondeu: "O que usou de misericórdia." Ele havia recebido mais que um conhecimento intelectual do tema; ele havia visto e sentido o tipo de pessoa que deveria ser.
4. Inspirada na realidade, a história influi na conduta
Quando as verdades se encarnam e se tornam testemunhos reais, ao serem acentuadas nas personagens de uma história, o resultado é a sua influência positiva na conduta do aluno. Quando as emoções são despertadas, e o aluno é levado a sentir respeito pelo bem, e desprezo pelo mal, segundo as ações das personagens da história, aqueles exemplos influem poderosamente nele. Vendo que o doutor da lei ficara comovido pela história do bom samaritano, o Senhor Jesus lhe disse: "Vai e faze tu o mesmo."
COMO NARRAR UMA HISTÓRIA
Para narrar uma história eficazmente, você precisa:
Conhecê-la bem Vê-la em detalhes Vivenciá-la
l. O professor deve conhecer bem a história
Você não pode fazer uma descrição viva das cenas da história, do ponto de vista do aluno, sem dominar completamente todos os seus elementos. Para dominá-la, as seguintes sugestões são muito úteis:
Memorize e ensaie a história. Isto envolve muito trabalho. A inspiração virá quando o professor confrontar a classe. Não é necessário que a história seja repetida de cor, palavra por palavra; essencial é que o narrador tenha uma clara visão mental de cada cena, de cada personagem, dos costumes, dos diálogos e da sequencia certa.
Simplifique a história. Elimine detalhes inúteis, incidentes e personagens insignificantes que talvez impeçam o suave e bem ordenado fluxo dos acontecimentos. Katherine Dunlop Cather, que narrou muitas histórias às crianças, nos deu o seguinte exemplo de uma história bíblica bem narrada.
Como Davi usou sua harpa?
Entre as colinas ensolaradas de Belém, Davi, o pastorzinho, cuidava de suas ovelhas. Era um bom pastor. Ele guiava o rebanho por pastos verdes e águas tranquilas, vigiando sempre, para que nenhum mal acontecesse às ovelhinhas. Algumas vezes cantava hinos seguindo as ovelhas pelo declive, e outras vezes cantava enquanto tocava harpa, que se ouvia até do outro lado da colina.
No mesmo país vivia um rei cujo nome era Saul. O rei Saul era muito infeliz. Estivera enfermo durante muito tempo, e nada do que os médicos e os homens sábios do país fizeram por ele, melhorou sua saúde. Ele tinha até esquecido como era sorrir, e devido aos pensamentos tristes e sombrios que sempre tinha, fundas rugas marcavam seu rosto. Um dia alguns homens sábios perguntaram uns aos outros se a música não ajudaria o rei a sarar. Disseram ao rei o que estavam pensando, e ele lhes respondeu:
— Procurem alguém que toque harpa e tragam-no aqui.
— Há um pastor de Belém que toca habilmente — disse um deles. — É forte, amável e de boa aparência. É filho de Jessé e se chama Davi.
Mandaram um mensageiro buscá-lo. Enquanto Davi ia para lá e para cá com seu rebanho, acariciando as ovelhas mansas, e vigiando para que não se desviassem por lugares perigosos, chegou-lhe o recado do rei. Seu pai lhe deu pão e outras coisas boas como um presente para o rei Saul. Então Davi empreendeu sua viagem.
Quando chegou à presença do rei começou a tocar sua harpa. Tocou uma música que ele havia composto para as ovelhas ao anoitecer, quando as sombras escureciam as colinas e ele levava as ovelhas para o curral. Depois tocou uma música que até os grilos, as codornas e as lebres paravam para ouvir. E também tocou os cânticos que os camponeses entoavam em suas reuniões e festas. O rei gostou tanto da música que começou a sorrir. Esqueceu-se de seus pensamentos tristes e sentiu-se muito melhor. Logo ele se restabeleceu. Era agora um rei muito feliz. E Davi era feliz também. Estava contente pensando que ele havia ajudado a curar o rei com sua harpa e seus cânticos.
Depois disto, cada vez que Saul adoecia ou estava em dificuldade, Davi tocava e cantava para ele, e o alegrava. Dali a pouco, o próprio Davi chegou a ser rei de Israel, e escreveu para nós muito salmos lindos.
Ao relatar uma história, deve-se observar uma ordem lógica nos acontecimentos. Nada põe a perder uma boa história mais depressa do que a falta de memória do narrador, quando este para e exclama: "Oh! Esqueci-me de um detalhe, eu me esqueci de dizer-lhes que..."
Um resumo ajuda a lembrar a ordem dos acontecimentos. Por exemplo, notemos cuidadosamente a seguinte sinopse da história do dilúvio, contada segundo Cather:
* Uma raça de homens poderosos; todos se tornavam maus enquanto cresciam em força; só Noé permaneceu bom.
* A maldade deles aborreceu a Deus, que resolveu destruí-los; e mandou Noé edificar uma arca.
* Noé edificou a arca; ele, sua família e os animais entraram nela.
* Veio o dilúvio.
* A tempestade passa; Noé deixou sair o corvo e a pomba; a pomba volta.
* Solta-a pela segunda vez; volta com uma folha de oliveira.
* Noé sai da arca com sua família e todos os animais.
* Edifica um altar ao Senhor.
Retenha na mente quanto possível as conversas e as palavras exatas das diferentes personagens. É mais eficaz usar a primeira pessoa do singular do que a terceira. Leia a história de Jesus transformando a água em vinho, e note como lhe pareceria insípida se toda a conversa direta fosse eliminada, passando à indireta. Por exemplo, compare a seguinte declaração: "Sua mãe disse aos servos que fizessem qualquer coisa que ele lhes mandasse", com esta: "Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser."
2. O professor precisa "ver" a história toda
Não somente a história deve estar na sua memória, mas também em sua imaginação. Só assim você conseguirá despertar a imaginação dos alunos. Digamos que o tema da lição é a história de Zaqueu. Enquanto o professor fala, os alunos se esquecem de que estão no Brasil. Acham que estão em uma estrada quente e poeirenta da Palestina. Caminham com a multidão sob um sol abrasador. De súbito a multidão é atraída. Os alunos veem vários tipos de pessoas: os arrogantes saduceus, vestidos de branco, olhando os outros com desprezo; os santarrões fariseus, com seu livros de orações, procurando erros que possam criticar; o coxo andrajoso que arrasta os pés pedindo esmolas; o publicano de olhar astuto e suspeito; um soldado romano revestido de armadura resplandecente. No centro da multidão, Cristo fala aos discípulos. Está rodeado por um grupo de discípulos entusiastas que creem que ele vai a Jerusalém para estabelecer o Reino.
Então, prossegue a história e a atenção dos alunos é atraída para um homenzinho chamado Zaqueu, equilibrando-se nas pontas dos pés, depois correndo de um lado para outro em vão, tentando ver o grande Rabi. Empurrado e abominado pela multidão, que não gosta da audácia daquele "apóstata publicano", Zaqueu de repente corre adiante e agilmente trepa em uma árvore. Daquele posto privilegiado ele observa, com olhos inquietos, a multidão ali embaixo. Por fim vê Jesus! Mas será que Jesus o vê?
E continua a história.
É assim que você deve proceder para fazer com que seus alunos ouçam e "vejam" as diferentes cenas e personagens da história. Todavia, em primeiro lugar, você mesmo tem de vê-las.
3. O professor precisa vivenciar — "sentir" a história

É inútil você contar uma história de que você mesmo não goste. É necessário que você próprio esteja comovido e profundamente empolgado pelo que vê. Isto, para que "o transbordamento do coração regue os lugares secos de outros corações". Sua própria imaginação e emoções têm que estar despertas se você quiser despertar emoções nos alunos, de modo que vejam e sintam as cenas e as emoções por si mesmos. Quando você se comove diante das cenas e personagens da história que está contando, você não terá que preocupar-se com os atos apropriados, as expressões mais corretas, nem com a eloquência, porque "a boca fala do que está cheio o coração".

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