PEARLMAN, Myer. Ensinando com êxito na Escola Bíblica Dominical. Traduzido por Rejane Caldas. São Paulo: Editora Vida, 1995. 92 p.)
No
capítulo dois você aprendeu que um dos princípios fundamentais do ensino é a
atividade do próprio aluno, isto é, o aluno deve expressar-se de alguma
maneira, deve ser levado a pensar e atuar. Na verdade, dez minutos de trabalho
realizado pelo aluno valem muito mais do que uma hora de trabalho feito pelo
professor — no que concerne ao ensino eficaz.
Amos
R. Wells ilustra esta verdade da seguinte forma: "Há certo tipo de
professor que se coloca diante da classe de fuzil na mão e dispara-o para todos
os lados. Outro tipo de professor é o que usa o aluno como fuzil; o professor
apenas aperta o gatilho. Com toda certeza, os alunos já estão sobrecarregados
de tentações, tribulações, necessidades e curiosidades, mais as informações
porventura tiradas do estudo da lição. Despertando o interesse dos alunos, o
professor supre a pólvora; mediante perguntas hábeis, ele aperta o gatilho."
Este
é um modo simples de dizer que o melhor professor é o que ensina o aluno a
ensinar a si mesmo. É evidente, portanto, que não há aprendizagem sem atividade
mental da parte dos alunos. E para assegurar a atividade mental, o aluno deve
ser guiado de alguma maneira para que expresse seu pensamento.
Há
dois passos principais no processo de aprendizagem: primeiro, a impressão feita
na mente do aluno pela leitura, estudo da lição e as observações do professor;
segundo, a expressão do aluno, ao emitir os resultados de seus estudos ou
trabalho intelectual. É a expressão que completa o processo de aprendizagem e
dá ao aluno a posse da verdade, porque somente o que expressamos é
verdadeiramente nosso. Ao ensinar, a impressão deve ser seguida da expressão.
Consideremos três ilustrações que explicam esta verdade.
Esse
princípio abarca a verdade no reino espiritual. Os líderes espirituais sábios
devem pedir aos novos convertidos que expressem sua recente experiência
espiritual em alguma forma de serviço: testemunho, trabalho pessoal, etc. Por
quê? Porque a vida que não se manifesta , morre. Perdemos o que não praticamos.
"Se sabeis estas coisas (declarou Jesus), bem-aventurados sereis se as
praticardes."
Os
professores mesmos têm experimentado esta grande verdade: é certo que
aprendemos fazendo. Você, professor da Escola Dominical, esforça-se por
preparar bem seu material, e chegar à classe com o coração e mente cheios da
verdade? Ótimo. Mas você não aprende a lição de fato enquanto não a tiver
ensinado ou expressado. Porque pelo ato de ensinar as verdades, que talvez
estivessem incertas e sem forma, em sua mente, você as aprendeu com maior
exatidão. Tomaram forma ao passar de sua mente para a de seu aluno; os fatos
que pareciam um tanto áridos acenderam-se ao contato do fogo divino, ao passar
de coração para coração. E muitas vezes você sai emocionado da classe, por
causa do poder da verdade que aprendeu enquanto a ensinava.
Digamos
que dois garotos começassem a escutar os planos e a descrição detalhada do
Tabernáculo, como estão em Êxodo 25 a 40. Um garoto lê os capítulos e os
entende inteiramente. O outro estuda os mesmos capítulos e a seguir constrói um
modelo do Tabernáculo. Qual dos dois conhece mais o Tabernáculo? O que
construiu o modelo, por certo, porque somente aquilo que podemos recriar por
nossa própria atividade é que verdadeiramente possuímos. Todas as vezes que um
aluno expressar-se por si mesmo, quanto a algo relacionado à lição, ele estará
ocupado em uma atividade criativa.
De
que maneira os alunos podem expressar-se a si mesmos? Cada departamento da
Escola Dominical tem sua forma de expressão. Para os pequeninos, assume a forma
de brincadeiras ou atividades físicas; para as crianças do curso primário, a
auto-expressão assume a forma de desenhos com lápis de cera ou tinta, recorte
de figuras de revistas, representando as personagens da história; os alunos
intermediários acharão sua forma de expressão no trabalho manual, na página
escrita, no artesanato, e nas tarefas de memorização; nos departamentos de jovens
e adultos, as respostas escritas e os trabalhos de pesquisa proverão a maneira
de auto-expressão.
Em
nosso próximo capítulo falaremos de um dos meios mais eficazes para você obter
a expressão de seus alunos: fazendo perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário