10.VISUALIZAR?
10.1.INTRODUÇÃO
É importante, é de valor
visualizar uma lição, um sermão ou um estudo?
Visuais são só para crianças?
Dizem que um retrato vale
por mil palavras. Através de Jeremias, Deus "pintou" muitos retratos verbais
para o povo de Judá. Seu propósito em usar estas ferramentas visuais era para
ajudar seus ouvintes entenderem o significado do que Deus estava dizendo a eles.
Aqui temos uma
importante lição em comunicação. Para dizer o que temos de dizer claramente, é
de grande valor usarmos mais que somente palavras, especialmente no mundo de
hoje, que tem se tornado mais e mais visualmente orientado. Conseguiremos
comunicar melhor se mostrarmos e falarmos. Falando confronta o ouvinte com informações;
mostrando envolve o ouvinte no processo de comunicação.
É claro que alguém poderia
argumentar que os visuais de Jeremias foram de pouco valor, pois a maioria do
povo não mudou de vida, não deixou de adorar outros deuses e de fazer cousas
horríveis. Mas, os comunicadores têm pouco poder sobre como seus ouvintes
reagem ao que é apresentado. Sua responsabilidade principal é de ter a certeza
que comunicaram o mais claramente possível e eficazmente, que é o que Jeremias fez.
Os crentes e a liderança
de hoje estão sendo adequados em comunicar a geração de hoje? Sem dúvida,
ajudará muito mais se temos algo a mostrar com as palavras, para que ouçam e vejam.ao
mesmo tempo, e possam lembrar melhor a lição, ou estudo, ou sermão.
Como Jesus, Jeremias
usou várias parábolas. Uma parábola e uma verdade "embrulhada" em uma
história. Pode ser verdadeira ficção, dramatizada ou resultado de uma visão.
Qual foi o visual e a
mensagem que Jeremias estava passando em casa trecho - parábola que Deus lhe deu?
1.
Jeremias
1. 13-16: Panela ao fogo - simboliza o iminente julgamento de Deus sobre
a Judá que era mal e idolatra.
2. Jeremias 13.1-11: Cinto
de linho - simboliza a ruína (destruição) que o orgulho da Judá tinha causado no
seu relacionamento com Deus.
3. Jeremias 18.1-10: Vaso
do oleiro - simboliza a soberania de Deus em levantar e derrubar nações
inclusive Judá.
4. Jeremias 19.1-13: Botija
quebrada - simboliza a maneira que Deus ira quebrar Judá por causa do pecado.
5. Jeremias 24.1-10: 2
cestos de figos - Demonstra as duas maneira que Deus ia tratar Seu povo:
aceitar o bem e rejeitar o mal.
6. Jeremias 27 e 28: Correias
e Canzis (jugo) - simboliza o aviso de como Judá deveria se submeter ao governo
(domínio) da Babilônia.
7. Jeremias 32:
Compra do campo - serviu como testemunho que um dia Deus traria de volta da
Babilônia os sobreviventes e que eles iriam comprar e vender terras na Judá.
8.
Jeremias
43.8-13: Pedras na argamassa - testifica o fato que Deus permitiria
a Babilônia dominarem o Egito.
(The Word in Life Study
Bible - p 1295, 1297)
10.2.VISUALIZANDO VERSÍCULOS E CÂNTICOS
|
10.3.ORIENTAÇÕES SOBRE
AS LETRAS USADAS:
• As
letras tipo "bastão" são as mais fáceis, pois são simples de traçar e
a partir delas podemos fazer letras mais elaboradas. Para fazer estas letras, você
traçará duas retas paralelas, a lápis para estabelecer a altura das letras. A
largura fica por conta do seu critério visual.
•As
letras tipo "cheias" - para traçá-las vamos fazer um quadriculado (o
tamanho será indicado pelo tamanho que você quiser as letras), depois vamos traçando
as letras. Mudando as medidas do quadriculado, você terá letras, altura ou
larguras diferentes.
•
Letras tipo "filetado"
•
Letra tipo "negativo"
•Você pode usar uma impressão ou traçar o modelo de letras.
•Você pode recortar tetras de revistas ou jornais.
10.4.PLANEJANDO O CARTAZ:
- Um problema que sempre encontramos ao escrever cartazes é o "espaçamento" das letras, que é a distância entre uma letra e outra, entre uma palavra e a outra. Para fazer um cartaz bonito, faça antes um esboço do mesmo, só assim poderá saber o que deverá colocar e onde colocar no cartaz.
- Escolha uma figura que seja coerente com o versículo ou cântico. A figura pode ser colocada em um canto do cartaz, no meio, em cima ou embaixo, no centro do cartaz ... use bem seu espaço.
- Marque as linhas onde irão as palavras. E bom marcar 4 linhas (cima, meio, baixo e a linha para as letras que vão abaixo da linha - p - g -q). Lembre-se de deixar espaço entre as linhas para que não emende linhas.
- Sempre a lápis, marque bem de leve para não ficar marcado quando for passar o pincel. Marque onde irão as palavras para ter certeza que cabeça a palavra ou a frase. NÃO dívida as palavras (pa-la-vras).
TODO
CARTAZ DEVE TER:
Equilíbrio: E a maneira como se distribui os elementos no cartaz. Pode
ser de maneira formal ou informal. Na primeira (formal) os elementos são
distribuídos na vertical, obedecendo uma linha "imaginaria". E
preciso uma Ilustração (figura) bem bonita para que o cartaz não fique monótono!
Na segunda (informal), o cartaz fica mais dinâmico, mas deve-se tomar cuidado
na escolha das cores, formas e dimensões das ilustrações e letras.
Movimento:
E obtido pela colocação dos
elementos de maneira que o observador seja levado a olhar o cartaz da esquerda
para a direita e de cima para baixo (por ser este o sentido comum da leitura em
nossa língua).
Unidade: E necessária para que a ilustração, texto e titulo não
deem a impressão de fragmentos sem relação entre si.
Simplicidade: Recomenda-se o emprego de uma só ilustração, apenas um
tipo de letras (ou dois, no máximo).
·
"PECADOS" DE CARTAZES
- Separação de palavras ou ideias: Não dívida as palavras em silabas.
- Espaço:
- Tenha certeza de deixar espaço entre uma palavra e a outra.
- Não junte demais as palavras, as figuras ou as linhas.
- Deixar muito espaço em ''branco" (vazio).
- Escrever com vermelho.
- Ilustração que não tem nada semelhante com o texto.
- Letras pequenas ou grandes demais. Pense no tamanho de sua classe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário