O PROFESSOR
Quando falamos em
Professor da EBD estamos falando em pessoas que na sua maioria não tiveram
nenhuma formação acadêmica ou pedagógica, não obstante não deixam de ensinar as
verdades eternas. A estes o Apóstolo Paulo diz:” se é ensinar que haja
dedicação”. Assim, podemos concluir que ensinar é um dom da graça de Deus, todavia
exige- se do mesmo o esforço para aprofundar seu conhecimento e melhorar a sua
atuação.
4.1.
CARACTERÍSTICAS CRISTÃS DO PROFESSOR
1. Nascido de Novo: O
Professor necessita ter uma experiência genuína de sua fé em Jesus Cristo,
tendo convicção da sua salvação baseada no sacrifício de Cristo na cruz do
calvário, na certeza de que essa experiência é baseada na Palavra de Deus. –
Ef. 2:8-9; 1 João 1:7b e João 3:36.
2.
Tem
conhecimento de Deus:
Deve ter um conhecimento genuíno da Pessoa de Deus e seus Atributos.
3.
Tem
conhecimento de Cristo: Deve ter conhecimento de que em Cristo,
Deus pode oferecer perdão, justificação e vida eterna para o homem pecador.
Conhecer a Pessoa e Obra de Jesus Cristo.
4.
Tem
conhecimento da Atuação do Espírito Santo: Deve
ter conhecimento sobre a presença do Espírito Santo, agindo no Corpo de Cristo
e expressando a Deus a manifestação da genuína adoração, louvor e submissão de
Seu povo.
5. Tem conhecimento da Palavra de Deus: Deve
ter conhecimento de que a Bíblia é a Palavra de Deus e pode falar ao coração do
homem a respeito do poder, da graça e da misericórdia de Deus. Mediante a Sua
Palavra, dá poder para distinguir entre o certo e o errado, entre o verdadeiro
e o falso. E a Bíblia nos leva a louvar a Deus em todas as coisas.
4.2.PERFIL DO PROFESSOR
A)Formação Pessoal:
É
importante que o educador tenha consciência da sua formação pessoal, abrangendo
todas as áreas de sua vida, para que, por meio do Conhecer e Ser, ele venha
impactar o Fazer em seus alunos.
O
Professor precisa ser obediente ao próprio Deus – um coração obediente evita
quedas em seu ministério – Atos 5:29. Obediente à líderes – Hb. 13:17.
Obediente às autoridades – I Pedro 2:13-14. Obediente à Palavra de Deus – Rm
6:17. Obediente ao chamado de Deus – Hb. 11:8.
O
Professor necessita ser exemplo – 1Cor. 4:16. É importante que seja vigilante,
humilde, de oração, manso, responsável, sensível e que saiba dar.
O
Professor necessita estar atento à sua pessoa e à pessoa do aluno,
compreendendo as necessidades e características do desenvolvimento no aspecto
físico, emocional, intelectual, social e espiritual de seus alunos. O aluno não
é um ser ideal abstrato, é uma pessoa concreta, com preocupações, problemas,
defeitos e qualidades. É um ser que precisa ser compreendido pelo professor e
pela equipe ao redor, para que for harmônica possa ajudá-lo.
“O Professor também aprende
quando ensina, e o aluno enquanto aprende também ensinar”-
ensinar não é somente uma ciência, mas também um arte, que deve ser trabalhada,
praticada e avaliada quanto a sua eficácia.
O
professor deve ser amigo dos alunos, ser interprete do ensino e não somente
transmissor, deve elaborar um currículo e adaptar o mesmo e deve ser um
contínuo aprendiz.
B) Ética:
A
vida ética do Professor é a chave importante da transmissão de seus conceitos.
Ele se torna muito mais atuante quando executa as tarefas apresentadas por uma
ética real, uma ética de vida, uma ética praticada e autêntica. Ele discerne
padrões de conduta.
C) Maturidade Emocional:
Para
que o ensino seja eficiente é necessário que haja uma maturidade emocional e
também uma interligação entre professor e a família. A relação professor e
aluno precisa de uma profundidade na sua maturidade emocional de uma forma
dinâmica: sala de aula, logística do programa, participação da família e outros.
O professor maduro, em seu processo emocional impacta os alunos e a
aprendizagem terá uma aplicação para a vida toda. “O aluno terá prazer em
aproximar- se do professor na medida em que essa aproximação for agradável a
ele.”
D) Postura x Sociedade:
Discerne
padrões de conduta e sabe aplicar e avaliar o melhor para seus alunos e sua
própria vida. Tem senso crítico dentro da demanda numa sociedade decadente.
Avalia e reavalia os padrões. Precisamos conhecer fatores que influenciam
nossos alunos para que possamos ajudá-los; caso contrário, o aluno refletirá as
influências que podem trazer resultados negativos ou positivos na aprendizagem.
E) Responsabilidade com a
comunidade cristã:
É
responsável diante de Deus pelo seu papel dentro do corpo de cristo, sabe ser
sensível aos propósitos de Deus e tem responsabilidade para com a sociedade.
Tem interesse no exercício da função de professor como um projeto de vida
cristã desafiadora. O Professor não pode trabalhar isoladamente, mas sim estar
junto com a liderança, a família e os demais participantes do corpo docente.
F) Flexível e Reflexível:
Exerce
suas atividades com flexibilidade, respeitando as diferenças entre seus alunos,
suas culturas, e seu próprio ser. Aceita sugestões de mudanças de acordo com as
necessidades. Cria um ambiente que favoreça a aprendizagem e toma cuidado no
seu processo para não tornar- se um líder autoritário.
Ao
invés de punir o comportamento destrutivo, ele estimula e incentiva o
comportamento construtivo; ao invés de forçar o aluno, ele orienta- o no que
deve fazer; evita formação de preconceitos por meio de diálogo.
G)
Visão:
Tem
uma visão clara de seus alunos – conhece e reconhece seu potencial, e crê no
que Deus pode fazer em suas vidas agora e no futuro – testemunho e obediência à
Palavra do Senhor e também à obra missionária. Mc 16:15 e Sl 119:18.
H.Libertador:
A
tarefa do Professor é apresentar o ensino que dê oportunidade aos seus alunos
de uma experiência libertadora. Habilita-o para andar sozinho, refletindo o
aprendido e aplicando em sua vida pessoal e prática. Ninguém se sente bem
quando é obrigado a ouvir e aprender o que não lhe interessa, e não gosta. Numa
caminhada de “aberta” o aluno é motivado para aprender e se interessa no que
faz e o faz com dedicação. O educador com visão libertadora estimula e dá
oportunidade aos seus alunos para avaliar e praticar os conceitos dia após dia.
I) Acolhedor:
O
Professor deve ter uma atitude acolhedora, expressando- se com palavras de
amor, de elogio, de encorajamento, palavras positivas, palavras afirmativas,
que sejam notórias em seus alunos, como por exemplo: “eu me importo com você”.
Quando temos uma postura acolhedora a comunicação torna- se positiva e
importante no relacionamento de sucesso entre professor, alunos e pais.
4.3.HABILIDADES
PESSOAIS
A) Domínio do conteúdo:
Conteúdo
é um conjunto de assuntos formando um curso de estudos, planejado e adaptado às
idades e necessidade dos alunos. Em outras palavras, é um meio educacional para
atingir os objetivos de ensino. O currículo deve ser oferecido, visando o
desenvolvimento da vida cristã de seus alunos nas diferentes faixas etárias. O
professor deve ter segurança de seu conteúdo e o apresentará com maturidade e
profundidade visando o desenvolvimento de seus alunos – 2 Tm. 2:15.
B) Conhecimento Metodológico:
Metodologia
é a arte de ensinar os métodos, sabendo com precisão todas as técnicas para
melhor executar a tarefa e a prática no ensino. O conhecimento metodológico tem
por objetivo afetar o sentido físico, o qual é o meio de comunicação da alma e
do mundo exterior. É por meio dos métodos que o aluno observa o mundo ao seu
redor. O professor precisa conhecer os métodos e a técnica do ensino para que
possa alcançar os objetivos na vida de seus alunos.
C) Comunicação:
O
professor deverá se comunicar com simpatia, com arte, com versatilidade e, ao
mesmo tempo, com autoridade. A má comunicação dificulta a aprendizagem do
ensino bíblico.
D) Educação Criativa:
O
processo de criatividade no ensino é combinar de formas diferentes, é criar,
inventar os e planejar estratégias diferentes para o ensino dinâmico. O ensino
criativo vence obstáculos, reaproveita, adapta, diversifica, enriquece, aumenta
talentos, inova, trabalha com arte. O professor criativo tem habilidades para
pesquisar e trabalhar com seu programa de forma a alcançar os seus alvos.
E) Zelo com as crianças:
O
professor deverá procurar e buscar soluções adequadas para ajudar nos problemas
e seus alunos, apresentando saídas para os conflitos, levando-os a vencer suas
dificuldades. Deverá demonstrar respeito e confiança em seus alunos –
respeitando os alunos, cada um em particular, sem influenciar os preconceitos a
respeito da capacidade deles. Deve ter consciência da importância de seu papel
como exemplo a ser imitado.
4.4.HABILIDADES
MINISTERIAIS
A) Conhece técnicas de ensino:
As
técnicas são parte de um programa que servem como ferramentas de trabalho,
ajudando na fixação do conteúdo. A variedade de técnicas quando usadas na
aplicação dos conteúdos trarão resultados positivos e apreciados pelos alunos
levando-os a uma participação efetiva no programa.
B) Ensina com sabedoria:
Tem
convicção de que a Palavra de Deus não volta vazia e ela é a única regra de fé
e conduta e espera resultados de seus alunos.
C) Avalia seu programa de
ensino:
Avaliar
não é simplesmente medir. É muito mais. Avaliar é verificar se o ensino foi
efetivo ou não – vai verificar a mudança de comportamento. Quanto mais
participativo for a avaliação, maior será o resultado. Torna-se interessante
fazer uma auto- avaliação, avaliação em conjunto e proporcionar o aluno a se
auto- avaliar.
D) Sabe levantar os problemas
e busca alternativas para vencê-los:
Faz
um levantamento dos problemas, suas causas e seus efeitos. Para solucionar os
problemas é necessário que conheça princípios aplicáveis e seja capaz de
aplicá-los conforme o caso. O professor deve ser sensível e aberto para
conhecer os problemas não só dos seus alunos, mas das circunstâncias que os
afetam.
E) Cria um ambiente de
simpatia e estímulo no grupo:
O
professor sabe ter uma atitude equilibrada e formula um ambiente agradável em
seu grupo estimulando seus alunos ao aprendizado. Precisa entender as
influências que afetam o aluno.
F) Sabe como tomar decisões:
Toma
decisões com segurança, firmeza, tendo sempre em vista a situação do aluno. O
aluno está acima do que foi planejado. Portanto, necessitamos tomar as decisões
de forma correta quando necessário, tendo em mente que o alvo central do
ministério é o aluno.
G) É entusiástico:
Ensina
com entusiasmo e perseverança. Reconhece que seu papel como professor deve
sempre estar direcionado com entusiasmo para que haja maior aproveitamento e
participação de seus alunos.
H) Sabe criar programas
alternativos de maneira gradativa e progressiva:
A
dinâmica do programa será caracterizada pelo bom funcionamento e pela
criatividade nas diferentes áreas, transformando o ambiente de ensino de forma
madura e fortalecendo seus alunos em suas atuações dentro da Igreja, na família
e na sociedade.
I)
Sabe planejar metas a curto, médio e longo prazo:
Planejar
metas é a arma para vencer os obstáculos, fazer crescer seu ministério e
estimular seus alunos a praticar os ensinamentos em suas vidas pessoais.
J) Supervisiona tarefas:
O professor sabe ensinar, delegar,
supervisionar e acompanhar e execução da tarefa. Um professor comprometido
participa nas tarefas junto com seus alunos.
K)Tem visão futurista:
O
professor deve ter uma visão dos seus alunos de forma a não se preocupar com o
lugar onde ele foi criado. Mas deve ter uma expectativa de influenciar a vida
do aluno, esperando o melhor de seus alunos.
4.5.O PROFESSOR QUE AS CRIANÇAS PRECISAM
“Há certas características
que são imprescindíveis, e devem ser desenvolvidas por todos quantos são
responsáveis pelo ensino moral e espiritual das crianças, para que haja fruto
no trabalho. Muitas crianças não sabem como enfrentar os seus problemas do dia
a dia, e necessitam de pais e professores que vão além da dimensão do ensino,
pastoreando-as com sabedoria, amor e oração.” Missionária Eny Borges
Caro Professor, esperamos que
vocês possam ser Professores que as crianças precisam, pois a Palavra do Senhor
diz: “... o que ensina esmere- se no
fazê- ló” – Rm 12:7
Nenhum comentário:
Postar um comentário