quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 4: O PROFESSOR



O PROFESSOR


                        Quando falamos em Professor da EBD estamos falando em pessoas que na sua maioria não tiveram nenhuma formação acadêmica ou pedagógica, não obstante não deixam de ensinar as verdades eternas. A estes o Apóstolo Paulo diz:” se é ensinar que haja dedicação”. Assim, podemos concluir que ensinar é um dom da graça de Deus, todavia exige- se do mesmo o esforço para aprofundar seu conhecimento e melhorar a sua atuação.


4.1. CARACTERÍSTICAS CRISTÃS DO PROFESSOR

1.    Nascido de Novo: O Professor necessita ter uma experiência genuína de sua fé em Jesus Cristo, tendo convicção da sua salvação baseada no sacrifício de Cristo na cruz do calvário, na certeza de que essa experiência é baseada na Palavra de Deus. – Ef. 2:8-9; 1 João 1:7b e João 3:36.
2.    Tem conhecimento de Deus:  Deve ter um conhecimento genuíno da Pessoa de Deus e seus Atributos.
3.    Tem conhecimento de Cristo: Deve ter conhecimento de que em Cristo, Deus pode oferecer perdão, justificação e vida eterna para o homem pecador. Conhecer a Pessoa e Obra de Jesus Cristo.
4.    Tem conhecimento da Atuação do Espírito Santo: Deve ter conhecimento sobre a presença do Espírito Santo, agindo no Corpo de Cristo e expressando a Deus a manifestação da genuína adoração, louvor e submissão de Seu povo.
5.    Tem conhecimento da Palavra de Deus: Deve ter conhecimento de que a Bíblia é a Palavra de Deus e pode falar ao coração do homem a respeito do poder, da graça e da misericórdia de Deus. Mediante a Sua Palavra, dá poder para distinguir entre o certo e o errado, entre o verdadeiro e o falso. E a Bíblia nos leva a louvar a Deus em todas as coisas.


4.2.PERFIL DO PROFESSOR


A)Formação Pessoal:
É importante que o educador tenha consciência da sua formação pessoal, abrangendo todas as áreas de sua vida, para que, por meio do Conhecer e Ser, ele venha impactar o Fazer em seus alunos.
O Professor precisa ser obediente ao próprio Deus – um coração obediente evita quedas em seu ministério – Atos 5:29. Obediente à líderes – Hb. 13:17. Obediente às autoridades – I Pedro 2:13-14. Obediente à Palavra de Deus – Rm 6:17. Obediente ao chamado de Deus – Hb. 11:8.
O Professor necessita ser exemplo – 1Cor. 4:16. É importante que seja vigilante, humilde, de oração, manso, responsável, sensível e que saiba dar.
O Professor necessita estar atento à sua pessoa e à pessoa do aluno, compreendendo as necessidades e características do desenvolvimento no aspecto físico, emocional, intelectual, social e espiritual de seus alunos. O aluno não é um ser ideal abstrato, é uma pessoa concreta, com preocupações, problemas, defeitos e qualidades. É um ser que precisa ser compreendido pelo professor e pela equipe ao redor, para que for harmônica possa ajudá-lo.
“O Professor também aprende quando ensina, e o aluno enquanto aprende também ensinar”- ensinar não é somente uma ciência, mas também um arte, que deve ser trabalhada, praticada e avaliada quanto a sua eficácia.
O professor deve ser amigo dos alunos, ser interprete do ensino e não somente transmissor, deve elaborar um currículo e adaptar o mesmo e deve ser um contínuo aprendiz.

B) Ética:
A vida ética do Professor é a chave importante da transmissão de seus conceitos. Ele se torna muito mais atuante quando executa as tarefas apresentadas por uma ética real, uma ética de vida, uma ética praticada e autêntica. Ele discerne padrões de conduta.

C) Maturidade Emocional:
Para que o ensino seja eficiente é necessário que haja uma maturidade emocional e também uma interligação entre professor e a família. A relação professor e aluno precisa de uma profundidade na sua maturidade emocional de uma forma dinâmica: sala de aula, logística do programa, participação da família e outros. O professor maduro, em seu processo emocional impacta os alunos e a aprendizagem terá uma aplicação para a vida toda. “O aluno terá prazer em aproximar- se do professor na medida em que essa aproximação for agradável a ele.”

D) Postura x Sociedade:
Discerne padrões de conduta e sabe aplicar e avaliar o melhor para seus alunos e sua própria vida. Tem senso crítico dentro da demanda numa sociedade decadente. Avalia e reavalia os padrões. Precisamos conhecer fatores que influenciam nossos alunos para que possamos ajudá-los; caso contrário, o aluno refletirá as influências que podem trazer resultados negativos ou positivos na aprendizagem.

E) Responsabilidade com a comunidade cristã:
É responsável diante de Deus pelo seu papel dentro do corpo de cristo, sabe ser sensível aos propósitos de Deus e tem responsabilidade para com a sociedade. Tem interesse no exercício da função de professor como um projeto de vida cristã desafiadora. O Professor não pode trabalhar isoladamente, mas sim estar junto com a liderança, a família e os demais participantes do corpo docente.

F) Flexível e Reflexível:
Exerce suas atividades com flexibilidade, respeitando as diferenças entre seus alunos, suas culturas, e seu próprio ser. Aceita sugestões de mudanças de acordo com as necessidades. Cria um ambiente que favoreça a aprendizagem e toma cuidado no seu processo para não tornar- se um líder autoritário.
Ao invés de punir o comportamento destrutivo, ele estimula e incentiva o comportamento construtivo; ao invés de forçar o aluno, ele orienta- o no que deve fazer; evita formação de preconceitos por meio de diálogo.

G) Visão:
Tem uma visão clara de seus alunos – conhece e reconhece seu potencial, e crê no que Deus pode fazer em suas vidas agora e no futuro – testemunho e obediência à Palavra do Senhor e também à obra missionária. Mc 16:15 e Sl 119:18.

H.Libertador:
A tarefa do Professor é apresentar o ensino que dê oportunidade aos seus alunos de uma experiência libertadora. Habilita-o para andar sozinho, refletindo o aprendido e aplicando em sua vida pessoal e prática. Ninguém se sente bem quando é obrigado a ouvir e aprender o que não lhe interessa, e não gosta. Numa caminhada de “aberta” o aluno é motivado para aprender e se interessa no que faz e o faz com dedicação. O educador com visão libertadora estimula e dá oportunidade aos seus alunos para avaliar e praticar os conceitos dia após dia.

I) Acolhedor:
O Professor deve ter uma atitude acolhedora, expressando- se com palavras de amor, de elogio, de encorajamento, palavras positivas, palavras afirmativas, que sejam notórias em seus alunos, como por exemplo: “eu me importo com você”. Quando temos uma postura acolhedora a comunicação torna- se positiva e importante no relacionamento de sucesso entre professor, alunos e pais.


4.3.HABILIDADES PESSOAIS


A) Domínio do conteúdo:
Conteúdo é um conjunto de assuntos formando um curso de estudos, planejado e adaptado às idades e necessidade dos alunos. Em outras palavras, é um meio educacional para atingir os objetivos de ensino. O currículo deve ser oferecido, visando o desenvolvimento da vida cristã de seus alunos nas diferentes faixas etárias. O professor deve ter segurança de seu conteúdo e o apresentará com maturidade e profundidade visando o desenvolvimento de seus alunos – 2 Tm. 2:15.
B) Conhecimento Metodológico:
Metodologia é a arte de ensinar os métodos, sabendo com precisão todas as técnicas para melhor executar a tarefa e a prática no ensino. O conhecimento metodológico tem por objetivo afetar o sentido físico, o qual é o meio de comunicação da alma e do mundo exterior. É por meio dos métodos que o aluno observa o mundo ao seu redor. O professor precisa conhecer os métodos e a técnica do ensino para que possa alcançar os objetivos na vida de seus alunos.
C) Comunicação:
O professor deverá se comunicar com simpatia, com arte, com versatilidade e, ao mesmo tempo, com autoridade. A má comunicação dificulta a aprendizagem do ensino bíblico.
D) Educação Criativa:
O processo de criatividade no ensino é combinar de formas diferentes, é criar, inventar os e planejar estratégias diferentes para o ensino dinâmico. O ensino criativo vence obstáculos, reaproveita, adapta, diversifica, enriquece, aumenta talentos, inova, trabalha com arte. O professor criativo tem habilidades para pesquisar e trabalhar com seu programa de forma a alcançar os seus alvos.
E) Zelo com as crianças:
O professor deverá procurar e buscar soluções adequadas para ajudar nos problemas e seus alunos, apresentando saídas para os conflitos, levando-os a vencer suas dificuldades. Deverá demonstrar respeito e confiança em seus alunos – respeitando os alunos, cada um em particular, sem influenciar os preconceitos a respeito da capacidade deles. Deve ter consciência da importância de seu papel como exemplo a ser imitado.


4.4.HABILIDADES MINISTERIAIS


A) Conhece técnicas de ensino:
As técnicas são parte de um programa que servem como ferramentas de trabalho, ajudando na fixação do conteúdo. A variedade de técnicas quando usadas na aplicação dos conteúdos trarão resultados positivos e apreciados pelos alunos levando-os a uma participação efetiva no programa.
B) Ensina com sabedoria:
Tem convicção de que a Palavra de Deus não volta vazia e ela é a única regra de fé e conduta e espera resultados de seus alunos.
C) Avalia seu programa de ensino:
Avaliar não é simplesmente medir. É muito mais. Avaliar é verificar se o ensino foi efetivo ou não – vai verificar a mudança de comportamento. Quanto mais participativo for a avaliação, maior será o resultado. Torna-se interessante fazer uma auto- avaliação, avaliação em conjunto e proporcionar o aluno a se auto- avaliar.
D) Sabe levantar os problemas e busca alternativas para vencê-los:
Faz um levantamento dos problemas, suas causas e seus efeitos. Para solucionar os problemas é necessário que conheça princípios aplicáveis e seja capaz de aplicá-los conforme o caso. O professor deve ser sensível e aberto para conhecer os problemas não só dos seus alunos, mas das circunstâncias que os afetam.
E) Cria um ambiente de simpatia e estímulo no grupo:
O professor sabe ter uma atitude equilibrada e formula um ambiente agradável em seu grupo estimulando seus alunos ao aprendizado. Precisa entender as influências que afetam o aluno.
F) Sabe como tomar decisões:
Toma decisões com segurança, firmeza, tendo sempre em vista a situação do aluno. O aluno está acima do que foi planejado. Portanto, necessitamos tomar as decisões de forma correta quando necessário, tendo em mente que o alvo central do ministério é o aluno.
G) É entusiástico:
Ensina com entusiasmo e perseverança. Reconhece que seu papel como professor deve sempre estar direcionado com entusiasmo para que haja maior aproveitamento e participação de seus alunos.
H) Sabe criar programas alternativos de maneira gradativa e progressiva:
A dinâmica do programa será caracterizada pelo bom funcionamento e pela criatividade nas diferentes áreas, transformando o ambiente de ensino de forma madura e fortalecendo seus alunos em suas atuações dentro da Igreja, na família e na sociedade.
I) Sabe planejar metas a curto, médio e longo prazo:
Planejar metas é a arma para vencer os obstáculos, fazer crescer seu ministério e estimular seus alunos a praticar os ensinamentos em suas vidas pessoais.
J) Supervisiona tarefas:
 O professor sabe ensinar, delegar, supervisionar e acompanhar e execução da tarefa. Um professor comprometido participa nas tarefas junto com seus alunos.
K)Tem visão futurista:
O professor deve ter uma visão dos seus alunos de forma a não se preocupar com o lugar onde ele foi criado. Mas deve ter uma expectativa de influenciar a vida do aluno, esperando o melhor de seus alunos.


4.5.O PROFESSOR QUE AS CRIANÇAS PRECISAM


“Há certas características que são imprescindíveis, e devem ser desenvolvidas por todos quantos são responsáveis pelo ensino moral e espiritual das crianças, para que haja fruto no trabalho. Muitas crianças não sabem como enfrentar os seus problemas do dia a dia, e necessitam de pais e professores que vão além da dimensão do ensino, pastoreando-as com sabedoria, amor e oração.” Missionária Eny Borges

Caro Professor, esperamos que vocês possam ser Professores que as crianças precisam, pois a Palavra do Senhor diz: “... o que ensina esmere- se no fazê- ló” – Rm 12:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário