6.DISCIPLINA
NA SALA DE AULA
6.1.CAUSAS BÁSICAS DE MAU COMPORTAMENTO:
1- Físicas:
• Arrumação inadequada da sala de aula:
Os
músculos ficam doloridos por estar sentado numa cadeira ou banco desconfortável.
Pode ocorrer luz direta nos olhos. A sala pode ser muito quente ou abafada.
Pode estar em uma posição em que não pode ver bem. Pode ocorrer das crianças
estarem de frente uma à outra e assim, se distraem.
• Fase de crescimento:
As
atividades podem estar sendo muito longas de acordo com a idade da criança.
2-
Sociais:
• Desejo
de brincar.
• Desejo
de conversar.
• Desejo
de se expandir depois do período de disciplina e atenção passado na Escola
Pública.
• Desejo
de atrair atenção para si.
3- Influência do Lar:
• Falta
de respeito pelos mais velhos.
• Falta
de disciplina no lar.
• Ausência
de influência religiosa.
4- Ensino Inadequado:
• Trabalho
mal organizado e mal preparado.
• Dependência
do material a ser ensinado, sem torná-lo vivo e interessante para as crianças.
• Compreensão
inadequada dos métodos de ensino.
• Falta
de amor e compreensão para com as crianças.
• Atitude
negativa: pouca esperança de que as crianças se comportem bem. Elas notam e
agem de acordo.
5- Problemas Psicológicos:
• Complexo
de rejeição.
• Complexo
de inferioridade.
6- Influência Satânica
• Ignorância,
da parte do professor, de seus métodos.
• Falta
de oração suficiente da parte do professor e da Igreja.
6.2.FATORES QUE PROMOVEM A DISCIPLINA:
1.
Amor:
• Toda
criança é sensível ao amor. É primordial que o professor ame os alunos. Com o
amor vindo de Deus – Rm. 5:5
• Aprenda
o nome de todos os alunos. Não os chame por: “você aí”, “psiu”
• Seja
altruísta. Acredite neles. Dê- lhes uma boa reputação a zelar. Fale bem deles.
• Comece
positivo, em lugar de: “se vocês não ficarem quietos...”; diga: “eu sei que
vocês vão ficar quietos”.
• Não se
alegre com a injustiça, como diz a Bíblia. Trate todos com amor. Mesmo a
“criança problema” deve ser tratada com amor, nunca com zanga. Não envergonhe
uma criança diante das outras. Visite seus alunos.
• Procure
conversar com eles fora da aula.
• Mostre-
se amigo deles e não apenas professor.
• Seja
paciente. Não chame a atenção da criança por qualquer coisa.
2.Oração:
• Há
problemas de indisciplina que só se resolve com oração.
• Ore
por aquela criança que tem carência de afeto, que deseja chamar atenção para si
durante a aula.
• Por
aquelas que não respeitam os mais velhos.
• Por
aquelas que não estão acostumados a obedecer.
• Busque
a vitória no Senhor. Lembre-se- se de que Satanás quer impedir o trabalho – Ts.
2:18.
3-
Entusiasmo:
• É
importante começar bem. Com dinamismo.
• Mostre
à criança que, o que você vai dizer é importante. Que você está feliz em
transmitir aquilo a elas. Que você gosta de estar com elas.
• Vibre,
participe, empolgue- se com as crianças.
• Deixe
seus problemas em casa ao sair para sua classe.
4-
Conforto Físico:
• Evite
cansar a criança com um programa longo.
• Coloque-
as na posição certa.
• Procure
adaptar os bancos ao tamanho das crianças.
• Se não
houver outro jeito, coloque- as sentadas numa esteira.
5-
Ensino Adequado:
• Procure
dar um ensino ao alcance do aluno .Exemplo:
• Maternal
– 2 à 3 anos – uma ideia por vez, repetida e variada. Atenção de 1 minuto.
• Principiantes
– 4 à 6 anos – dramatização da história. Atenção de 5 minutos.
• Primários
– 7 à 8 anos – histórias completas demonstradas e vividas. Atenção de 10 – 15
minutos.
• Juniores
– 9 à 11 anos – histórias de heróis. Atenção de 15 – 20 minutos.
6-
Programa Variado:
• A
classe não é um exército.
• Não os
obrigue a fazer uma coisa só.
• Varie
seu programa. Cante, memorize, ore...
• Dê a
Lição Bíblica – varie o método de apresentá-la.
• Faça
concurso bíblico.
• Faça
da classe um lugar alegre.
• Dê
oportunidade para despender energias. Não os deixe sentados o tempo todo.
7-
Preparação e Planejamento:
• Em
oração, primeiramente. Depois, intelectualmente.
• Conheça
bem o que vai transmitir.
• Coloque
seu material visual em ordem.
• Veja
quanto tempo vai levar cada parte.
• Se
tiver um visual complicado a usar, coloque-o no quadro de antemão.
• Não
deixe uma pausa muito grande no programa.
• Se
conta com um auxiliar, decida com antecedência, o que ele vai fazer, antes de
começar a aula.
8-
Pontualidade:
• Seja
pontual. Saia de casa cedo.
• Deixe
sempre um tempo para eventualidade: um atraso do ônibus, um pneu furado...
• Esteja
na sala 10 ou 15 minutos antes do horário.
• Receba
seus alunos com entusiasmo.
• Comece
na hora. Assim, estará considerando os que chegam na hora.
9-
Interesse Pessoal:
• Não
tenha prediletos.
• Seja
justo com todos.
• Mostre
apreciação pelo bom comportamento.
• Procure
saber de seus problemas individuais.
10-
Firmeza:
• Seja
amigo, mas firme.
• As
crianças respeitam um professor que cumpre o que promete. Seja prêmio ou
demérito.
• Se a
criança estiver desatenta, pare de falar por um minuto, olhe firmemente para
ela.
“O trabalho que
vocês se propuserem a fazer demonstra o quanto amam o Senhor Jesus – João
21:15.
Apascentar os cordeiros não é trabalho fácil, exige
desprendimento, boa vontade. Mas não é uma luta inglória. O seu trabalho, no
Senhor, não é vão.
Que Deus nos abençoe......
Nenhum comentário:
Postar um comentário