13.MOMENTO
DE RECREAÇÃO
13.1.INTRODUÇÃO
A
recreação e uma atividade espontânea e desinteressada, admitindo uma regra
livremente escolhida, que deve ser obedecida e observada, ou um obstáculo
deliberadamente estabelecido e que deve ser superado.
A
recreação tem por função essencial ministrar a criança o prazer moral do êxito
que, enriquece a personalidade, dá-lhe uma certa importância não só a seus próprios
olhos como também aos dos outros.
Segundo
Harriet Michelle, a criança em idade pré-escolar tem o brincar como a coisa
mais séria do mundo: é coisa tão séria ao seu desenvolvimento físico quanto o
alimento e o descanso. É o meio que a criança tem de travar conhecimento com o
mundo e adaptar-se aquilo que a rodeia.
Geralmente,
a recreação tem para a criança uma finalidade de alegria. Através dos jogos e
brincadeiras a criança não só se diverte, mas desenvolve também as habilidades físicas
necessárias a uma participação eficiente nas brincadeiras (por exemplo, jogar
bola) aprende a lidar com os companheiros, a cooperar mais nas atividades do
grupo, a viver, ora o papel principal, ora o secundário, e a esperar com
paciência a sua vez.
13.2.PARA O EDUCADOR
INTELIGENTE, A RECREAÇÃO APRESENTA DUPLO SENTIDO
a)
Concorre para os mesmos fins da educação, isto e, o desenvolvimento harmonioso
de cada indivíduo, e a sua melhor integração no grupo social a que pertence;
b)
Serve para preencher as horas de folga das crianças de maneira agradável.
13.3.VALORES DA RECREAÇÃO
Entre os objetos educacionais que podem
ser atingidos por intermédio da recreação bem orientada e dirigida, destacamos
os seguintes, que ajudam a criança em seu desenvolvimento harmonioso e completo.
• Alegria: Fator emocional inerente a própria recreação.
•
Atenção: As regras,
ordens (mental)
•
Autodomínio: Controle
da expansão emocional em momentos de alegria ou entusiasmo da brincadeira.
•
Capacidade criadora:
Imaginação, iniciativa.
•
Cooperação:
Característica indispensável para brincar em grupo.
•
Coordenação motora:
domínio do corpo, força e resistência física.
•
Boa atitude:
Saber ganhar e perder.
•
Domínio de habilidades recreativas: Correr, pular, disputar em equipe etc.
•
Flexibilidade e destreza:
desenvolvimento físico.
•
Honestidade:
Saber quando o grupo está com a razão e ter coragem de admiti-lo, mesmo quando
não há outras crianças perto.
•
Iniciativa:
Atendendo as exigências da brincadeira.
•
Memória: Não
esquecer as regras do jogo e nem as suas penalidades.
•
Senso de responsabilidade: Em relação aos outros membros do grupo.
•
•Tolerância: Com
a opinião e sentimentos dos colegas, e principalmente, com os erros dos outros.
•
Respeito às autoridades:
O dirigente da brincadeira.
• Imparcialidade: Diante dos resultados obtidos.
13.4. O"ANIMADOR DA BRINCADEIRA"
Pode ser qualquer pessoa dotada de espírito entusiasta,
disposta a dar sua ajuda para que o crescimento da criança e do jovem aconteça
de maneira saudável e alegre. Está função não e privilégio de superdotados, nem
tampouco de especialistas na matéria. Com apenas um pouco de boa vontade,
vivacidade e inteligência, e possível desempenhar esse papel com sucesso.
Funções
do Animador:
•Favorecer a iniciativa dos participantes: criatividade -
colaboração - espírito alerta - entusiasmo.
•Fazer com que haja disciplina nas brincadeiras, sem que a
liberdade deixe de ser respeitada: exigir "jogo limpo" - exigir
respeito as regras do jogo - ser justo e imparcial.
•Manter sempre o
senso de humor: alegria - simpatia com todos.
Observações:
1.Idade: Ao escolher as brincadeiras pense bem na idade dos
participantes para não escolher brincadeiras difíceis ou fáceis demais.
2.Duração:E impossível marcar exatamente quanto tempo durara
cada brincadeira; poderá se repetir, prolongar ou abreviar, conforme o
interesse.
3.Materais e espaço: Leve sempre em conta o espaço que terá
disponível para as brincadeiras e providencie todo o material que vai precisar.
** Especialmente na
Escola Bíblica, o professor da classe deve estar dirigindo as brincadeiras da
sua classe, para poder cuidar das crianças
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