PSICOLOGIA
5.1 DEFINIÇÃO
Segundo
o Dicionário Michaelis, Psicologia é:
“1.Ciência que trata da mente e de fenômenos
e atividades mentais;
2. Ciência do comportamento
animal e humano em suas relações com o meio físico e social;
3.Conjunto de estados e
processos mentais de uma pessoa ou grupo especialmente com determinante de ação
e comportamento.”
O
Homem é um ser TRICOTÔNICO, ou seja:
Corpo
Alma Espírito
O
crescimento perfeito de qualquer ser humano, tem de ocorrer nessas 3 áreas, a
semelhança de Jesus. A Bíblia nos atesta que o Senhor Jesus crescia em...
Estatura------------------------- Corpo
Sabedoria e Graça-----------Alma
Graça----------------------------Espírito
5.2 MAS O QUE
INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE CADA UM?
Podemos
considerar entre os inúmeros fatores, três em especial:
Hereditariedade: São as
características físicas e temperamentos que são nos legada por nossos
antecedentes via cromossomos(KROMA=COR, SOMA=CORPO)
São
filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as
células.
De
um modo simplificado, são proteínas especializadas (DNA) que trazem consigo as
características físicas e temperamentais.
Na espécie humana são 46 cromossomos ou 23 pares.
Ambiente: Local
onde nascemos, oportunidades que temos
ao longo de nossa vida quer social, cultural ou familiar.
Decisões e Escolhas: Que
viermos a tomar ao longo de nossas vidas. Em especial as decisões espirituais.
5.3 O CORPO
Após a fecundação Passamos pelos diferentes
estágios do crescimento intrauterino e vem o nascimento. A Criança passa por
três grandes conquistas ao longo do seu desenvolvimento:
1 a 3 meses...... enfocar os olhos
3 a 18 meses.... aprender a andar
8 a 12 meses.... aprender a falar
5.4 ALMA
A
Palavra Psique significa alma e a psicologia trata de uma maneira mais
especifica dessa área e suas implicações sobre o ser humano de um modo geral.
Vamos para
fins didáticos dividir a em três partes: Emoções, Vontade e Mente.
A) EMOÇÕES: São
sensações que recebemos de nossa mente e se confundem com reações orgânicas e
que designamos por sentimentos. Ex
alegria, vergonha, pânico, medo, ira, etc...
Henri
Wallon verificou que o aspecto emocional de uma criança influência o seu
desenvolvimento físico, em especial sobre o aspecto tônico do corpo. Ex .- Bebê da UNICAMP
Emoções
agem sobre aspectos da nossa mente. Um indivíduo pode saber muito sobre alguma
coisa (mente, aspecto racional),mas rejeita-la(vontade) porque desperta nele a
reação negativa (emoção).
A1. Quais são as fontes da emoção?
Subdividimos
em 3 as fontes da emoção:
Impulsos
natos - são inerentes a
nossa vontade
Aprendidos / Ambiente –
complexos da alma
Circunstâncias
que vivenciamos
Qualquer
pessoa que já é nascido de novo tem o Espírito Santo de Deus atuando em sua
mente e vontade, controlando suas emoções!
Carl Jung citou: “Em uma de suas obras que somente o
Senhor Jesus Cristo havia tido um perfeito equilíbrio emocional.”
Impulsos
Natos
1.
Preservação da Vida – é o impulso que nos conduz a cuidar de
nós mesmos.
Ex:
a criança perturba-se com o barulho forte; descarga de adrenalina nos motivando
a fuga..
O
Medo e o Egoísmo - dentro
de uma dosagem controlada, fazem parte desse impulso!
2.
Propagação da Vida- nos conduz ao relacionamento com outras
pessoas. No futuro conduz a busca do
companheiro/a.
Um
perfeito relacionamento com os pais, em um ambiente tranquilo, conduz a criança
a desenvolver este impulso de maneira tranquila...
3. Prolongamento
da Vida - nos conduz a busca do Senhor
B) SENTIMENTOS
ADQUIRIDOS
Nossos
sentimentos e complexos dependem do ambiente que crescemos, não são inatos como
os anteriores. Aqui abordaremos 3 sentimentos básicos para o bem estar da
criança e seu equilíbrio emocional. É importante que sejam despertados e
desenvolvidos na criança.
1. Sentimento de Autovalorização:
Porque
alguns sentem se inferiores?
a)Aparência:
preocupam-se sempre com a opinião dos demais a seu respeito. Pensam em excesso
nos seus defeitos físicos, no vestuário...
b)Capacidade: Nunca
estão satisfeitos, porque parece que tem sempre alguém com mais capacidade do
que têm.
c) Família e Cultura: Desprezam
os pais por crerem não adequar se ao
padrão exigido ex: por serem humildes, pouca cultura, cultura diferente...
Concluímos
que a grande dificuldade está por que focam no ponto de vista errado! Olham o que os homens pensam, isso é
insensatez (2Co 10:12, 18). Temos de saber sob o ponto de vista de Deus, e não
dos homens!
Como
Deus nos vê:
Aparência
–
o Senhor vê o coração – 1Sm 16:7 Quanto a nossa beleza exterior, Deus nos fez
assim como somos, para sua própria glória! (Ef 2:10)
Capacidade – o
Senhor tem um propósito específico para cada um de nós, daí termos cada qual um dom, uma habilidade - Fp
4:13; II Co 8:12)
Família e Cultura – Rm
8:28 nos assegura que todas as coisas cooperam para o nosso bem!
Como auxiliar a criança a
desenvolver esse sentimento?
n 1.
Mostra-lhe que Deus a ama – Ef 2:10, Jr 31:3, Ml 3:17 e Rm 5:8
n 2.
Ajudar a criança a aceitar a si própria, como ela é!
n 3. Não
fazer comparações entre uma criança e outra, para que uma não se sinta
humilhada e a outra orgulhosa – IICor. 10:12
n Como
auxiliar a criança a desenvolver esse sentimento?
n 4.
Demonstrar amor por ela: pelo cuidado como é tratada; pelo tempo que passam
junto a ela; pela atenção que lhe dão quando fala; pela aprovação quando fizer
algo bom e pela disciplina firme e carinhosa;
n 5. Não
desprestigia–lá – Você não presta!
2.Sentimento de Auto Segurança
É
necessário que o indivíduo sinta que ele tem capacidade pra realizar o que é
seu dever.
2.1 Definição:
Não
é
sentimento de autossuficiência que conduz a um espírito de independência de
Deus e dos homens.
O
que é a capacidade de avaliar a seus próprios dons e
habilidades, dados por Deus e utiliza–lós realisticamente e sem medos
exagerados, sem falsa humildade!!
Resultado
da falta de auto segurança:
1.
Medo ou pânico de enfrentar uma responsabilidade;
2.
Autodesprezo;
3.
Diminuição do seu sentimento de valor próprio;
4.Ciúmes
Resultado da falta de Auto segurança:
1.Frustração
e raiva;
2.Dificuldade
de coordenação física e mental.
Como auxiliar a Criança a desenvolver o
sentimento de Auto segurança?
1.Dar
lhe pequenas tarefas para fazer;
2.Paciência
no ensino de algo novo;
3.Encorajá-la,
elogiá-la;
4.Ensinar
a aceitar as experiências de fracasso seguindo em frente;
3.Sentimento De Aceitação
1.
A criança deve sentir que tem posição segura no círculo familiar, ninguém pode
usurpá-la;
2. A
criança deve ter suas necessidades satisfeitas desde os primeiros meses de
vida;
Como auxiliar a criança a desenvolver o
sentimento de Aceitação?
Fazer
com que saiba que é querida (através da ternura como é tratada; pela apreciação
dos esforços que faz)
Como auxiliar a criança a
desenvolver o sentimento de Aceitação?
1.Reservar
um lugarzinho que seja só seu (uma gaveta, para guardar suas coisas..)
2.Preparar
a criança para a chegada do novo irmão
Como auxiliar a criança a desenvolver o
sentimento de Aceitação?
1.Reservar
um tempinho especial junto ao papai e a mamãe;
2.Treinar
no cumprimento de suas tarefas, escalar tarefas que deve realizar para o bem
familiar, ensinar-lhe a ser generosa com o que tem, a pensar e ajudar os outros
B) VONTADE: O
Caráter do indivíduo se cristaliza de acordo com as escolhas que faz entre o bem e o mal, o certo e o
errado. No início da vida da criança são os país que tomam todas as decisões a
seu respeito. No entanto, devemos
preparar a criança para aprender a tomar decisões!
Jesus
é o padrão!
Porque
tinha:
1.Capacidade
perfeita de tomar decisões e fazer escolhas.
2.A
vontade de Cristo estava sujeita a vontade do Pai em tudo!! (Hb 10:9)
Capacidade de Tomar decisões
Não se
deve de cara delegar a criança decisões como o que vestir ou que comer!
Considere
que para que o ensino seja eficiente partimos do simples para o complexo, de um
grau menor para um maior.
1.
Capacidade de Tomar decisões
Porém
há decisões que ela pode tomar: que bichinho você quer levar pra dormir com
você esta noite? O ursinho ou a boneca? Dessa
forma ela aprende um senso de responsabilidade e à medida que cresce aumentamos
o grau de complexidade na decisões.
Considere
sempre com seu filho você pode seguir 3 opções:
1.
Você vai fazer o seguinte: ouça o que nós vamos te dizer!
2.
Pois bem, meu filho, o problema é seu, faça o que quiser!
3. Vamos ver quais são os fatos e o que a Bíblia
nos fala sobre eles.
2.Submissão
as Autoridades
Sem
perder a capacidade de tomar decisões, a criança deve aprender a se submeter à
vontade de outros – pais, professores, leis do pais. Não existe outro meio de
aprender a submissão sem ser através da disciplina (Hb 5:8)
Disciplina
dos Filhos...
1)
Pais devem estabelecer normas de conduta;
2) a
criança deverá entender os limites que não poderá ultrapassar sem ser
castigada. Isso trará mais segurança a
ela;
3) Os
pais devem se manter unidos diante dos filhos, quanto a disciplina!
4) Os
pais não devem ameaçar sem cumprir sua palavra! Tanto para a disciplina quanto
para a recompensa
5) Os
filhos devem ser corrigidos com firmeza e amor. O castigo deve ser explicado!!
6)
A Bíblia diz que o castigo corporal é uma necessidade (Pv 13;24, 22:15,
23:13,14; 29:15) Ele deve ser
administrado com muito amor, na hora, na medida certa, conforme a sensibilidade
da criança.
7)
O castigo corporal não é recomendado à adolescentes a não ser em casos
excepcionais. O filho tem de aprender a respeitar a palavra de autoridade antes
de chegar á adolescência. Haverá disciplina em se removendo privilégios.
É
importante que o filho, independentemente da idade saiba que o amor de seus
pais não se altera por causa do seu comportamento
C) MENTE:
A
definição de mente diz: do latim, capacidade
intelectual,inteligência, memória, atenção, intuito, lembrança.Então temos aqui
que mente é a capacidade intelectiva do cérebro, e essa capacidade está
diretamente vinculada aos estímulos que a criança recebe desde os seus
primeiros momentos de vida. Ao ambiente que ela cresce.O desenvolvimento do ser
humano está intimamente ligado à maturação dos neurônios.
Bem
como a maneira como estimulamos, como fornecemos condições pra que esse
indivíduo consiga relacionar as diferentes informações e utilizar se delas no
contexto do dia a dia a fim de conseguir as metas ou objetivos traçados por
ele.
1. Quoeficiente de Inteligência:
Durante
várias décadas, o QI foi considerado como sendo a perfeita medida da
inteligência humana, abrangendo a totalidade do potencial intelectual de um
indivíduo.
De
fato, inúmeros estudos apontaram para uma clara relação entre o nível de QI e o
sucesso acadêmico e profissional. Como consequência, disseminou-se rapidamente
o seu emprego nas escolas, universidades, instituições governamentais e
empresas privadas, particularmente nos EUA, sendo o teste usado tanto para
acompanhamento quanto para seleção.
A
partir do final dos anos 70, diversos pesquisadores começaram a apontar várias
falhas ou lacunas dos testes de QI em termos da sua capacidade de abranger a
totalidade das faculdades intelectuais de um ser humano nos diversos contextos
e situações, bem como as limitações do seu potencial em termos de prever o
futuro sucesso pessoal e profissional.
Como
consequência, o significado dos chamados testes de inteligência foi reavaliado,
com os mesmos sendo considerada atualmente uma medida de um conjunto específico
de habilidades mentais (o raciocínio linguístico e lógico-matemático) num
determinado contexto (o conhecimento acadêmico e formal), e não mais como um
reflexo de uma capacidade mental global.
Alcance e Limitações do QI: O
teste de QI constitui uma das medidas psicológicas mais estáveis e confiáveis
de que se tem notícia, havendo uma farta literatura sobre sua prevalência nos
diversos segmentos da população e sobre a sua relação com diversos fatores de
interesse.
Apesar de não representar aquela medida da
capacidade intelectual geral que se acreditava até os meados do Século XX,
trata-se de um instrumento de valor imprescindível quando se trata das
habilidades mentais envolvidas no desempenho escolar e/ ou na manipulação do
conhecimento formal.
O
importante para se souber como fazer um bom uso da informação fornecida por um
QI é ter uma noção clara do que pode ou não ser inferido a partir dele, o que é
apresentado de forma resumida no quadro a seguir.
Fatores que podem ou não ser medidos por
um teste de QI
O Que
o QI Mede Bem
Habilidade
linguística;
Raciocínio
lógico-matemático;
Pensamento
analítico;
Capacidade
de abstração teórica;
Aptidão
escolar e pensamento acadêmico;
Erudição
e escolaridade efetiva
Fatores
que podem ou não ser medidos por um teste de QI
O Que
o QI Não Mede Bem
Senso-comum
e conhecimento informal;
Intuição
e bom-senso;
Criatividade
e originalidade;
Liderança
e sociabilidade;
Aptidão
artística;
Capacidade
musical;
Habilidade
corporal e atlética;
Moral
e ética;
Motivação;
Controle
emocional.
Inteligência
e Sabedoria
Elas
não são a mesma coisa! Alguém pode ser
considerado extremamente inteligente, porém um tolo quando se aplica a
sabedoria já que essa vem de Deus (Pv 2:6).
A
leitura da Palavra de Deus, as orientações vindas do Espírito Santo de Deus ,
verdadeiramente nos tornam sábios!
A
Inteligência, o conceito hoje é o de a capacidade de um individuo aprender um
conceito, correlacioná-lo a outros já aprendidos e/ou vivenciados anteriormente
e, conjuntamente com esses dados alterar, aplicar no seu contexto
bio-psico-social
2. A
mente Regenerada e Renovada
Crer
em Cristo como salvador e Senhor de nossas vidas implica em iniciar também um
processo de transformação e renovação da nossa mente, vontade e emoções.
Isso
significa que o crente amadurecido terá uma mente orientada pelo Espírito Santo
de Deus, dessa forma tanto sua vontade (antes orientada aos desejos da carne),
bem como suas emoções estarão sujeitas a vontade perfeita de Deus.
Então,você
deve estar dentro do que diz Rm 12:2 – renovando sua mente.O Espírito Santo
precisa de alimento a sua mente, portanto, memorize, medite as escrituras, a
fim de que possa ter a perfeita orientação e ensino de Deus.
3.As Marcas de uma Personalidade Amadurecida
1. É
realista quanto á sua própria pessoa, aceitando se a si como é;
2.
Aceita frustrações e desapontamentos sem reagir contra os outros, nem contra si
mesma;
3. É
capaz de pôr de lado sua própria fama e interesse pra cooperar em um Time;
4. Sabe utilizar seus dons e capacidades;
5. É
capaz de tomar suas próprias decisões e de andar com Deus sem ter de apoiar nas
opiniões dos outros;
6. É capaz de adiar uma satisfação do presente
pra garantir um benefício maior no futuro;
7.
Toma decisões ajuizadas, baseadas em fatos e circunstâncias;
8.
Sabe receber louvores e críticas sem perder o equilíbrio;
9. Não
pede, nem espera a perfeição de ninguém, nem de si mesma;
10. Ama os outros como a si mesma.
4. O Espírito
Após a
confissão de Jesus como Senhor e salvador da sua vida, tem início a vida
espiritual da criança. A partir desse instante temos aqui uma grande
transformação:
1. Ela passa a ser filha/o de Deus;
2. Por conseguinte ela não somente herda o reino
do céu como também entra nas bênçãos e direitos que somente os filhos/as de
Deus possuem;
3.
Inicia se agora sua responsabilidade e caminhada no processo de crescimento com
Deus; a santificação.
E isso
ocorrerá por meio de:
Leitura
da Bíblia e meditação, meio pelo qual o Espírito Santo de Deus
irá instruir seu coração;
Oração ,
período onde ela deve aprender a caminhar só com o Pai e dividir com Ele suas
alegrias, angustias, problemas...
Experiências
Pessoais -
momentos alegres ou não tão alegres onde colocasse em xeque nossa
vivência particular de conhecimento e intimidade com Deus.
São
muitas vezes temidas, mas necessárias ao Professor, aos Pais, aos pastores
cabem:
1.Acompanhar,
orientar e apoiar a caminhada dessa criança rumo a sua vida com Deus!
2.Porque
é certo que ao aceitar Jesus em seu coração ela ganhou o melhor presente do
mundo! Mas junto vêm as lutas e guerras
espirituais.
3.E
até que ela saiba e tenha estrutura de como lidar com isso, somos responsáveis
pelo seu crescimento.
A
Psicologia entra nesse instante como instrumento que auxilia no ensino da
Palavra de Deus, na medida em que proporciona ao professor conhecer quem é seu
ouvinte. Conhecendo as idades, suas características próprias, sua linguagem,
seu processo de aprendizagem de acordo com a idade, tempo de atenção. Dessa
maneira torna-se mais estratégico não somente a escolha da lição, das músicas,
dos recursos visuais, mas também, preparação do ambiente de estudo, e
facilitamos assim para que a Palavra de Deus seja transmitida da melhor forma
possível e Confiamos que o crescimento, o discernimento, e o todo o restante,
são competência do Espírito Santo de Deus!
Estaremos
dividindo nosso estudo de acordo com a diferente faixa etária. O critério
adotado para agrupamento é a proximidade das características.
No
entanto, você poderá ter uma criança de 2 anos tão bem desenvolvida como uma de
4 anos. Ou o inverso também é verdadeiro
Nosso
objetivo é facilitar nesse momento o estudo mas considere sempre que as características
de seus alunos (apesar de poder terem a mesma idade) estão sujeitas
principalmente aos estímulos, condição sociocultural em que vivem, além de
fatores psicológicos.
n Berçário..........................0 à 1ae11m
n Maternal.........................2,
3 anos
n Principiantes...................4,
5 anos
n Primários........................6,
7, 8 anos
n Juniores..........................9
à 11 anos
n Adolescentes.................12
à 14 nos
5.5. CARACTERÍSTICAS DAS IDADES:
Berçário
– 0 à 2 anos:
·
Fisicamente:
- tem muito
sono.................................. Providenciar local e ambiente para
sossego
- tem dificuldade de se
firmar..............Contar as histórias no berço ou cadeirinha
- cansam- se
rapidamente....................Alterne rapidamente as atividades
- tem muita
energia..............................Não espere que fique muito tempo parado
- está aprendendo
gestos.....................Brinque com ela com gestos
- precisa se
movimentar.......................Faça trenzinho, ande pela sala cantando...
·
Mentalmente:
- não
sabem muito o que acontece.......Fale: “Agora é hora de...”
-
precisam de continuidade...................Siga uma rotina na aula
-tem
horas de desconforto....................Converse com ela e atenda dentro de
limites
-
está desenvolvendo a linguagem........Converse com ela, faça carinho,
provocando mudança de expressões e movimentos
- está
descobrindo a voz.........................Repita sons que ela emite
-
está compreendendo o mundo............Proporcione sons agradáveis e diversos,
alternando a intensidade de cada um moderadamente
-
precisa de autoimagem........................Usar espelho e dizer que Deus a ama
-
amplia conhecimento..........................Deixar segurar objetos concretos –
cartazes,brinquedos
-
concentração pequena......................... Conte histórias curtas,perceba
quando não quer mais, depois repetir a história novamente.
·
Socialmente:
-
longe da mãe – abandonada................Ao sair a mãe deve dar tchau e falar
que irá voltar. Ao voltar recebê-la com alegria e satisfação. Brinque de
esconde-esconde...
-
compreende o local e pessoas.............Fazer acompanhar a rotina das aulas,
vendo e ouvindo. Estimule o bater palmas, o cantar, o orar...
-
aprende o limite..................................Diga “Não” quando fizer algo
que não deve.
-
desenvolve a linguagem correta...............Fale corretamente
-
crises de “birra”..................................Não valorize, mantenha- se
serena e tranquila quando disser “não”, sem brigar ou se irritar com ela.
-
gosta do ”faz de conta”.......................Conte a história com objetos de
casa, bonecas, carrinhos. Dramatize os sentimentos dos personagens da história.
·
Espiritualmente e Emocionalmente:
-
está desenvolvendo emoções..............Converse com ela quando a tomar no colo
ou mesmo no berço. Mostre-lhe que Jesus a ama com gestos.
-
ela precisa de rotina.............................Evite excessivo número de
pessoas, objetos, ruídos ou sons à sua volta.
-
tem momentos de desconforto............ Atenda-a falando carinhosamente
com ela, cantando, afagando-a ou
pegando-a no colo.
-
ela é uma pessoa única.........................Deve ter seu próprio quarto,
berço...
-
sente ciúmes dos pais, colegas.............Compreenda e converse com ela, mas
não abandone os demais. Ensine sobre o
respeito ao próximo.
-
desenvolve a autoestima..................... Elogie quando ela conseguir
repetir o que você ensinou – música, versículo, gestos, história...
-
comportamento agressivo......................Não tome partido. Pergunte a ela o
que houve, às outras crianças. Converse com ela e a outra criança envolvida,
restaurando através do perdão.
-
questões sexuais....................................Seja natural. Diga que Deus
fez o seu corpo. Não dê importância exagerada.
Maternal
– 2 à 3 anos:
·
Fisicamente:
-
Crescimento rápido..................................Providencie equipamento
adequado
- os
músculos estão em desenvolvimento....Mantenha o equipamento, lápis e figuras em
tamanho grande
-
muito ativo............................................Providencie bastante
atividades de correr, saltar, atirar, olhar...
-
cansam- se facilmente..............................Providencie períodos quietos
-
olhos e ouvidos se cansam........................Tenha luz abundante e fale
claramente
-
sujeitos a doença.....................................Tenha bastante espaço e
limpeza
Mentalmente:
-
indagadores.........................................Responda a todas as suas
perguntas de maneira simples e verdadeiras
-
período de atenção limitado-5-10’.........Providencie atividades variadas
-
imaginação fértil..................................Recursos visuais simples –
elas dramatizam as histórias. Dizer que as histórias são verdadeiras
-
mente literal........................................Use palavras que signifiquem exatamente o que dizem. Evite
simbolismos
-
não tem ideia de tempo ou distância... Use a expressão “há muito tempo” e
“muito longe”. Os desenhos não são proporcionais
-
fazem o que veem outros fazer.............Seja um bom exemplo
-
aprendem pelos sentidos......................Providencie objetos que utilizem
os cincos sentidos
-
agem baseados na sugestão.................Sugira, não ordene
-
podem decorar frases sem sentido.....Certifique- se de que sabem o sentido do
que estão decorando.
·
Socialmente:
-
gostam de estar com outros.................Promova oportunidades sociais
-
mais capazes de brincar com outros......Providencie atividades em grupo
-
aprendendo a dirigir atividades............Encoraje- os a liderar
-
dizem “não” com frequência................Ensine- os a obedecer e partilhar com
alegria
-
desejam aprovação.............................Elogie- os com frequência por
fazerem o que está certo
-
gostam de piadas................................Ria, se forem inocentes.
Discipline, se não forem.
·
Espiritualmente
e Emocionalmente:
-
suas emoções são intensas................Controle suas emoções, fale com amor –
ambiente silencioso, ordem, beleza...
-
capaz de controlar o choro....................Encoraje- os
-
são muito medrosos............................ Evitar usar o medo como castigo,
bem como histórias que causem medo
-
mostram inveja....................................Evite mostrar favoritismo
-
explodem facilmente............................Evite explosão de mau humor
-
são bondosos....................................Ensine a compartilhar e a
mostrar simpatia e amor pelos outros
-
pensam em Deus de forma pessoal....Leve a ter um contato pessoal com Deus
-
capacidade de adoração...................Ensine a adorar e estimule o desejo de
orar e prestar culto a Deus
-
pergunta sobre a morte......................Responda com simplicidade
-
crê no que lhe é dito...........................Seja verdadeiro e ensine que
Deus é verdade
-
deseja ser amado...............................Mostre que Deus é amor.
Principiantes
– 4 à 6 anos:
·
Fisicamente:
-
tem muita energia.........................Providencie atividades interessantes
como jogos e brincadeiras coordenadas e com propósito
-
tem mais habilidades com a mão........Providencie atividades manuais mais
complexas
-
tem fadiga visual e auditiva................ Providencie momentos de descanso
-
gosta de ajudar..................................Encoraje a ajudar os outros da
classe
-
gosta de cuidar de si..........................Estimule a abotoar suas roupas e
ata cordões do sapato.
·
Mentalmente:
-
atenção aumenta – 4à10’..................Providencie atividades variadas
-
conhece 1500-2000 palavras.............Ensine palavras novas
-
frases curtas”eu”,”mim”,”meu”.........Encoraje com amor a dividir
-
curioso e perguntador.......................Converse sobre assuntos de forma
simples e verdadeira
-
relaciona as informações e utiliza
para
resolver problemas.....................Providencie informações corretas
-
alterna a memória – esquece............Use a repetição até perceber o
entendimento
-
mente literal....................................Use palavras que significam
exatamente o que dizem. Evite simbolismo.
·
Socialmente:
-
individualista – luta para ser aceito...Ensine a respeitar, obedecer e
partilhar com alegria
-
mais capaz de brincar com outro.....Providencie atividades em grupo
-
está se adaptando a outro..............Dê oportunidade de dar e receber
-
gostam de fazer de conta...............Use dramatização usando histórias.
·
Espiritualmente
e Emocionalmente:
-
tem sentimentos intensos...............Providencie um ambiente de confiança em
si e nos outros
-
gosta de música.............................Providencie músicas educativas e
com história
-
cooperadora..................................Seja firme quando necessitar, mas
demonstre carinho
-
capacidade maior de entender........Ensine sobre Cristo.
Primários
– 6 à 8 anos:
·
Fisicamente:
-
crescimento muscular rápido......... Providencie atividades que deem vazão a
sua energia
-
cansa- se facilmente......................Alterne períodos quietos e com
atividades
-
prefere fazer a dar atenção............Providencie atividades em que participam
-
gosta de construir..........................Dê oportunidade para trabalharem
-
sentidos aguçados.........................Use experiências sensoriais no ensino
-
sujeitos a doenças..........................Providenciar ambiente limpo e
arejado e esteja alerta com doenças infectocontagiosas.
·
Mentalmente:
-
está aprendendo a ler....................Estimule a ler o livro do aluno e
versículos curtos
-
gosta de escrever...........................Dê oportunidades de escrever
-
é imitador......................................Ensinar a imitar o que há de
bom nos personagens bíblicos
-
desenvolve poder de raciocínio.......Ajude a resolver seus próprios problemas
-
período de atenção – 5-10’..............Dividir as atividades em formas
variadas
-
gosta de fatos e fantasias................Use ambas, mas faça distinção entre
elas
-
limitada capacidade de expressão....Ajude a se expressar em grupo
-
tem boa memória............................Anime a decorar
-
tem mente literal............................Evite simbolismo.
·
Socialmente:
-
gosta de brincar com outros............Providencie atividades em grupo
-
comunicativo..................................Providencie atividades que fale
-
deseja ser grande............................Evite a palavra “pequeno”
-
respeita autoridade.........................Seja digno do respeito
-
inclina- se a ser egoísta...................Ensine a pensar no outro
-
deseja amizades intimas..................Apresente Cristo como melhor amigo.
·
Espiritualmente
e Emocionalmente:
-
imaturo; imprevisível.......................Ensine dentro de sua capacidade e
de seu agir
-
anima-se facilmente........................Providencie um ambiente controlado
-
rebela- se contra exigências.............Ensine obediência
-
é bondoso.......................................Ensine a expressar a sua
bondade
-
se sente acanhado...........................Elogie pelo que faz
-
tem medo de muita coisa.................Ajude a se sentir seguro
-
tem fé na oração.............................Crie oportunidades de oração
-
deseja ser bom................................Ensine o certo e o errado
-
sensível ao amor..............................Mostre o amor de Cristo
-
curioso sobre o céu e morte..............Explique de forma simples e breve
-
pode estar pronto para aceitar a
Salvação............................................Esteja
pronto para levar a criança a Cristo.
Juniores
– 9 à 11 anos:
·
Fisicamente:
-
deseja atividade intensa...................Tenha um programa ativo
-
crescimento físico mais lento,
porém
mais força...............................Desafie sua capacidade
-
desenvolve os músculos menores......Dê trabalho minucioso
-
períodos mais longo de atenção........Varie o programa (10 – 20’) – planeje
atividades para este período
-
gosta de atividades externas................Encorajar atividades sociais
externas, a fazer excursões
-
gosta de competição...........................Providencie competição na classe
e fora dela
-
barulhento e gosta de lutar............Chegue antes dos alunos e dê algo para
fazer, preenchendo o tempo.
·
Mentalmente:
-
vivacidade............................................Dê oportunidade de se
expressar
-
indagadores.........................................Capazes de alcançar
perguntas mais minuciosas
- tem
boa memória................................Encoraje a decorar textos bíblicos,
hinos, poesias...
- tem
consciência de tempo e
distância................................................Ensine
cronologia e geografia bíblica
-
gostam de coleções............................Encoraje a ter passatempo úteis
- está
formando hábitos.......................Encoraje a ter devoção pessoal – ler a
Bíblia diariamente
-
gostam de ler.....................................Providencie bons livros
-
interesse na vida real.........................Apresente histórias de heróis.
·
Socialmente:
-
gosta de grupos do seu sexo.............Faça de sua classe um grupo unido e
agradável
- não
gosta do sexo oposto.................Evite classes mistas. Encoraje a respeitar
o sexo oposto
-
gosta de responsabilidade................Dê responsabilidade de acordo com a
sua capacidade
-
adora heróis.....................................Seja um exemplo que ele possa
seguir
-
rebela- se contra autoridade............Seja um guia e não ditador.
·
Espiritualmente e Emocionalmente:
- pode
“explodir” com facilidade........Evite essas ocasiões
-
gosta de humor................................Ensine a cultivar o humor sadio e
evite o mau humor
- não
gosta de manifestação de afeto
exterior..............................................Evite
demonstração de afeto
-
quase não tem medo.......................Deve aprender a ter um pouco de medo –
limites
-
reconhece o pecado como
pecado...........................................Aponte
para Cristo que Salva do pecado
- tem
“fome” de Deus...................Aponte para Deus que pode satiasfazê- lo
- tem
fé simples............................Fortaleça- a pela Palavra de Deus
- tem
perguntas sobre o
Cristianísmo.................................Ajude a achar as respostas
-
precisa ser encorajada em sua
vida
devocional diária.................Providencie material devocional para eles
- está
compreendendo mais o
simbolismo.................................Use
mais simbolismos, mas certifique- se que foi compreendido o significado.
Adolescentes
– 12 à 14 anos:
·
Fisicamente:
- as
meninas se desenvolvem
mais
rápido................................Respeite e ajude as mudanças – orientar
com as roupas...
- tem
um enorme apetite..........Encorajar a comer de tudo, principalmente frutas e
legumes
- tem
períodos alternados de
energia
e cansaço.....................Providencie tempo para descanso
- está
passando da infância.......Chamar de jovens e não de “meninos (as)”
-
braços e pernas crescem.........Ajudar a habituar- se com as mudanças
- está
mudando de voz..............Ter simpatia para com as suas preocupações
(espinhas...)
- está
inquieto/cansado.............Providenciar atividades variadas.
·
Mentalmente:
- quer
saber a razão de tudo......Explique adequadamente todas as coisas e
questionamentos
- toma
decisões precipitadas......Mostre o lado positivo e negativo de cada decisão.
Indique o certo e deixe decidir
-
gosta de aventuras/pesquisa....Encoraje a ler bons livros
-
maior raciocínio.......................Falar a cerca de datas e fatos bíblicos
– maior ênfase no espiritual
-
gosta de ler e lê tudo..............Dê ênfase a literatura evangélica.
·
Socialmente:
- este
é o auge do instinto de
agrupamento
em grupos..........Oportunidade para trabalhar na semana em grupo
-
sentimento de lealdade..........Orientar essa lealdade a Cristo e a Igreja
-
desenvolve o panorama social
e há
novos interesses...............Oportunidade e responsabilidade de criar novos
interesses
-
receia fazer novas amizades
é
tímido e retraído...................Prover amizades cristã com os professores,
líderes e oficiais da Igreja – pai são os melhores amigos e não os “grupos de
amigos”
-
interesse pelo sexo oposto....Providenciar atividades para ambos os sexos –
monitorar
-
gosta de estar em grupo....... Providenciar atividades em grupo, onde todos
possam participar
-
gosta de rir, graça de tudo.....Estimule a respeitar os outros.
·
Espiritualmente
e Emocionalmente;
- a
religião é prática.................não enfatizar o abstrato, mas também não
deve ser eliminado
-
receptivo e sincero................período mais favorável a conversão
- quer
crer................................ensinos doutrinários – devem ser explicados
na Bíblia
-
sente- se mal entendido.........Neste período o professor é o mais importante
do que métodos. Tenha amor, firmeza, compreensão e paciência
-
segue quem capta a sua
confiança..................................Estimule
a depender de Deus, pedindo direção. Ore junto com ele
-
deseja solução para seus
problemas...............................Escute
e discuta o problema, dando opinião, mas permita que ele(a) chegue a certas
conclusões.
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