8. MEMORIZAÇÃO
DO VERSÍCULO
8.1.INTRODUÇÃO
Nosso dever como filhos
de Deus e deter a Palavra de Deus no nosso coração e na nossa mente. Como
professores estamos ensinando a Palavra de Deus, viva e eficaz. Nosso dever é
de ajudar nossos alunos a terem a Palavra de Deus em suas mentes e seus
corações para que um dia estes versículos os convencem do seu pecado,
conforte-os na tristeza, ensine-os obedecer a Deus, andando em Sua presença,
ensine-os como tratar os outros e prepare-os para compartilhar com outros. O
Espírito Santo poderá usar a Palavra memorizada, mesmo depois de muito tempo.
Estes versículos bíblicos fortalecem a vida espiritual do aluno convertido e os
guarda do pecado (SI.119.11; Ef. 6.17).
A Infância e o tempo
ideal para memorizar. Crianças são como esponjas prontas e muito capazes de
decorar, especialmente versículos, tudo depende da sua criatividade. Estes versículos
decorados vão acompanhar o indivíduo a sua vida inteira, até na velhice.
- Escolha versículos que apliquem diretamente a vida espiritual do aluno e que combinem com o ensino da lição.
- Faça do momento de memorização uma parte interessante da aula para que os alunos gostem realmente dela!
- Demostre que você ama a Bíblia, assim o aluno terá amor a ela também. Eles, especialmente, as crianças, observam nosso modo de manusear e ensinar a Bíblia.
- Leia o versículo na Bíblia, mesmo que já esteja escrito em cartaz. Com alunos que já sabem ler, os deixe procurar e ler na Bíblia.
- O professor deve saber o versículo de cor e o significado do mesmo, antes de ensina-lo aos alunos.
- Exija respeito no momento de recitar a Bíblia.
- Não esteja ansioso demais em ajudar os alunos na repetição do versículo demasiada ajuda resulta em preguiça mental. Seja paciente, pois surgirão novas ideias. O que se pode repetir de memória, fixa-se melhor na mente.
- Ensine em partes. Com crianças menores, fale palavra por palavra e depois frase por frase,
- Não é necessário sempre ensinar um novo versículo a cada semana, especialmente, com os menores. E melhor aprender um versículo perfeitamente do que ficar com uma vaga ideia de vários versículos.
- Resolva quando, na aula, se deve ensinar o versículo. Geralmente, deve ser ensinado logo no princípio, depois dos cânticos. Porém, as vezes os alunos vão entender melhor o sentido do versículo depois da lição, Outras vezes talvez você queira ensinar o versículo no meio da lição ou no final. Varie quando ensinar para não ficar monótono!
- Com alunos mais velhos os encoraje a decorarem trechos das Escrituras: Salmo 23; os Dez Mandamentos (Ex. 20); as Bem-Aventuranças (Mt. 5.3-11).
8.2.
COMO ENSINAR
- Leia o versículo completo diretamente da Bíblia. E muito importante que o aluno saiba que estas palavras vem da Bíblia. Dependendo do seus alunos e dos seus objetivos, procure uma versão que e simples de entender.
- Explique o sentido de qualquer palavra difícil. Você quer que os alunos saibam tanto o sentido como as palavras. Com crianças, faca os alunos repetirem as palavras novas várias vezes.
- Explique o ensino do versículo. Cuidado com "vocabulário de Crente", Pense como seu aluno!
- Repita-o com os alunos até que seja conhecido.
- Sempre repita a referência junto com o versículo, no princípio e/ou no final. É importante saber onde se acha o versículo, para que, aluno saiba onde achar o versículo mais tarde.
- Lembre-se de recapitular os versículos do mês ou do trimestre. Cada semana você pode recordar o versículo da semana passada. Use métodos interessantes para que não seja repetição só por repetição, mas que seja um método de ajuda-los a ter versículos para a vida.
Métodos: Ha
tantos métodos de ensinar um versículo, é só usar sua criatividade, assim.
Ajudar na repetição do versículo.
•Cartaz: Tenha
um método que consta o sucesso do aluno. Você quer que cada um que está se
esforçando sinta prazer em seu esforço, mas não que faça os outros se sentirem desprezados.
Competição é bom, mas quando e para edificar, e não para derrubar.
•Você
pode preparar um cartãozinho que o aluno levará para casa, ou cada aluno poderá
ter um caderno no qual escrevera os versículos que está aprendendo.
•Quadro Negro:
Escreva o versículo antes do começo da aula. Depois de ensina-lo, peça que os alunos
fechem os olhos. Apague algumas palavras. Faça a classe olhar e repetir novamente.
Depois
apague outras palavras. Continue até apagar o versículo todo e a referência. Também,
pode escolher alunos para virem apagar as palavras de cada vez.
•Flanelógrafo: Prepare
figuras que ilustrem algumas palavras do versículo e letreiros com as outras
palavras e referência. Coloque no flanelógrafo, repita o versículo várias
vezes, depois tire aos poucos as figuras e letreiros. Depois, veja quem
consegue formar o versículo.
•Cartaz de Pregas: Do
outro lado do seu flanelógrafo tem umas pregas. Escreva as palavras em faixas
(cada palavra em cada faixa ou frases em cada faixa). Coloque-as nas pregas na
ordem certa. Depois de repetir o versículo várias vezes, vai tirando (ou deixe os
alunos tirarem) as faixas e cada vez repetindo o versículo. Depois que todas as
faixas forem tiradas, veja quais alunos conseguem colocar as faixas de volta, formando
o versículo.
•Cartazes:
Escreva a referência num lado do cartaz e no verso coloque uma figura que ilustre
o versículo bem escrito. Leia várias vezes com as crianças e depois, olhando a
figura, as crianças serão capazes de falar o versículo e a referência; olhando só
a referência, serão capazes de dizer o versículo.
•Bexiga:
1.
Escreva uma palavra em cada bexiga. Deixe os alunos estourarem uma bexiga de cada
vez, repetindo o versículo cada vez.
2.Escreva
cada palavra em um pedaço de papel e coloque cada palavra dentro de uma bexiga.
Os alunos estouram cada bexiga e juntam as palavras, formando o versículo.
•Gestos: Use
gestos que expressem o sentido do versículo, como nos cânticos (Ex.: Ap. 3.20; Rm.8.32). Faça um gesto para cada
palavra ou para cada frase.
•Perguntas: Faça perguntas
que o versículo reponde (Ex.: Salmo 119.11).
•Dedos: Use os dedos para marcar as
palavras para as crianças menores.
•Musicado: Há muitas
músicas para versículos e você pode criar inúmeras!
•Ritmo/Rap:
Batendo palmas ou batendo em ritmo de outro jeito, fale as palavras.
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•"Pipoca":
Divida os alunos em grupos e dê para cada grupo uma palavra ou frase. Ao falar
esta palavra ou frase do versículo, o grupo fica em pé. Pode falar na ordem
correta ou fora de ordem, para ver se o grupo está prestando atenção. Parece
pipoca pulando.
Ex: Todos: "Acaso não sabeis"
Grupo 1:
"que o vosso corpo e santuário do Espírito Santo"
Grupo 2:
"que está em vós"
Grupo 3: "e
que tendes da parte de Deus,"
Grupo 4:
"e que não sois de vós mesmos?"
Todos: "1 Coríntios, capitulo 6, versículo
16"
•"Fique em pé": Peça
que todos os alunos de (citar cor de sapato, cor de meias, cor de roupa, etc.)
levantem e repitam o versículo juntos.
•Velocidade: Repita o versículo hem rápido. Repita devagar. Repita baixinho. Repita alto
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