REFLEXÃO SOBRE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL[1]
2.1.ORIGEM E CRESCIMENTO DA
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Escola dominical como movimento, surgiu na
Inglaterra, como resultado do grande avivamento cristão ocorrido no século
XVIII. Robert Raikes teve a honra de ser o fundador desta abençoada escola.
Em Julho de 1780, quando Robert Raikes começou
a reunir e amparar as crianças de rua, para instruí-las na leitura e no
conhecimento da Bíblia, não poderia imaginar que em cinco anos haveria uma
explosão na educação nacional e internacional, motivada pelo movimento que veio
a ser chamado “Escola Dominical”.
As primeiras notícias registradas destes
movimentos dizem que o propósito inicial de Robert Raikes era dar àquelas
crianças da cidade de Glovcester, rudimentos da educação em que a Bíblia era
disciplina indispensável e obrigatória. O movimento começou agitado, pois,
visando alcançar um número cada vez maior de crianças. A escolinha de Raikes
ocupava seis horas do domingo em dois turnos, manhã e tarde e, além de Raikes,
professor da Bíblia, quatro outros professores crentes e habilitados
pedagogicamente, se revezavam.
Em 1787
já havia 250.000 alunos matriculados nas escolas da Inglaterra. Estas primeiras
Escolas Dominicais foram as precursoras do moderno movimento da educação cristã
e também da educação pública.
A Escola Dominical se esparramou por todo o
mundo. Em 1855, exatamente no dia 19 de agosto, o Robert e Sara Kalley,
organizaram a primeira Escola Dominical, em Petrópolis no Rio de Janeiro.
A princípio, as escolas destinavam-se mais para
as crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos. Gradativamente foram acrescentadas
classes para crianças de menor idade e também para jovens e adultos.
2.2.ORGANIZAÇÃO E
ADMINISTRAÇÃO
A)
Organização
é ordem
Envolve
estabelecer as bases de algo, ordenar, arranjar.
A criação de Deus nos surpreende por sua
perfeita organização. O texto de 1 Coríntios 14.40 nos ensina:
“...tudo, porém, seja feito com decência e ordem!”. A desorganização e
a desordem destroem a vida de qualquer pessoa, igreja ou organização.
O crescimento sem ordem é aparente e
infrutífero. Pode haver muito esforço e muita energia e nenhum crescimento
real, porque a desorganização aniquila os resultados positivos surgidos.
B)
Organização
é planejamento. Elaboração de planos. Elaboração por etapas,
com bases técnicas, de planos e programas com objetivos definidos.
C)
Administração
é e execução do planejamento.
O
grande fracasso tem sido administrar coisas não organizadas!
Duas
falhas no planejar:
NEGLIGÊNCIA: - “o
amanhã cuidará de si mesmo”.
Há
pessoas que trabalham sempre na base da improvisação.
Outras
raciocinam que por serem versáteis e terem reflexos rápidos poderão superar as
deficiências de seus planos. O que se vê, em ambos os casos, é fracasso.
MAU ENCAMINHAMENTO: Há
pessoas que usam métodos inadequados e administram (executam) erradamente.
Devemos
planejar quando se considerar uma atividade especial a ser preparada ou em
ocasiões periódicas determinadas por calendários, por exemplo: no início de um
ano; intervalos trimestrais; quando há um novo empreendimento ou projeto.
A
organização adequada é feita a partir de:
·
Identificação
dos Objetivos:
Observar
o que a minha Escola Dominical, o meu departamento, a minha classe desejam
conseguir? Quando? Por quê?
·
Determinação
da prioridade dos Objetivos:
-
o que é mais importante e deve ser feito primeiro?
-
onde será implantado?
-
o que será necessário para o alcance dos objetivos que foram fixados? – pensar
em recursos materiais e humanos.
·
Definição
das estratégias:
-
o que será necessário para passar do plano do papel para a ação?
-
quem irá transmitir as instruções? E para quem?
·
Qualidades
da boa organização:
Simplicidade
– sem elementos desnecessários, sem ostentação, sem complexidade ou
dificuldade.
Flexibilidade
– que se pode alterar, caso seja necessário.
Completa
– que se pensou em todos os detalhes.
·
Características
dos Objetivos:
A
longo prazo: - são objetivos permanentes e podem ser
definidos como a própria finalidade e razão de ser da Escola Dominical.
A
médio prazo: - São estratégias para o alcance dos
objetivos a longo prazo. Num ambiente de Escola Dominical os objetivos a médio
prazo ultrapassam uma gestão de um ano. Estes objetivos são definidos a partir
de análise dos problemas existentes e reflexão sobre os desejos e expectativas
da Igreja em relação à Escola Dominical.
Exemplos
destes objetivos: treinamento de professores, reestruturação do
currículo, criação do departamento de música...
A
fixação destes objetivos deve ser feita com a aprovação da liderança da Igreja,
pois, sua execução transcende o mandato de um ano do diretor ou superintendente
da Escola Dominical.
A
curto prazo: - são estratégias também para o alcance dos
objetivos a longo prazo e que podem ser alcançados dentro de um ano. Exemplos:
reunião mensal dos professores, atividades extras, classes especiais...
ORGANOGRAMA:
Podemos
definir três tipos de Escola Dominical:
1 – Pequena – até 70 alunos
Uma
pessoa pode dirigir a E.B.D. sozinha, tendo a ajuda de um secretário.
Diretor/Superintendente
Secretário
Classes
Berçário Crianças Juniores Adolescentes Jovens/Adultos
de
0 a 2 anos de 2 a 6 anos de 7 a 11 anos de 12 a 17 anos a partir de 18 anos
2 – Média – de 71 a 150 alunos
A
Escola Dominical pode ter um Diretor, um Vice- diretor, um Secretário e um
Tesoureiro.
Pode
ter um Departamento Infantil, com um Diretor e um Vice.
Pode
ter uma Classe para Adolescentes, uma para Jovens e uma para Adultos.
Diretor
Vice
– Diretor
Secretário
Tesoureiro
Diretor
do Dep. Infantil
Vice-
diretor do Dep. Infantil
Berçário Maternal
Primário Crianças
Juniores Adolescentes Jovens Adultos
a 2
anos de 2 a 3 anos de 4 a 6 anos de 7 a 8 anos de 9 a 11 anos de
12 – 17 anos de 18 -25 anos a partir 26 anos
3 – Grande – a partir de 151
alunos
Escola
Grande a escola pode ter além de um Diretor, Vice- diretor, uma Secretária e um
Tesoureiro.
O
Departamento Infantil será igual a Escola Média.
Pode
ter um Departamento de Juniores e Adolescentes com um Diretor comum para ambos.
Pode
ter um Departamento de Adultos e Classes Especiais.
Diretor
Vice-
diretor
Secretária
Tesoureiro
Dep. Infantil
Igual
a Escola Média
Dep. Adolescentes
Juniores Adolescentes
12
– 14 anos 15 – 17 anos
Dep. Adultos
Jovens
I JovensII Adultos
C.Especiais
18-22anos 23-28 anos 29-45 anos
A. Organização
do Departamento Infantil
Para
organizar um Departamento Infantil é necessário um Diretor com Formação
Pedagógica Educacional ou uma pessoa extremamente dedicada sob a orientação do
Pastor ou alguém da Área Educacional.
O
Departamento Infantil possui 4 áreas que precisam estar afinadas para que haja
sucesso no trabalho com as crianças: Administração,
treinamento de Professores, Relacionamento com pais e Ministério com crianças.
Departamento
Infantil
Diretor Treinamento de Relacionamento Ministério
Administração Professores com os pais Com crianças
B. Problemática
da Escola Dominical
Há
vários problemas que vêm afligindo e impedindo o desenvolvimento sadio da
Escola Dominical e que estas estão ligadas àqueles que são líderes desta
organização.
1°- Corpo docente – Professor:
O
Professor escolhido para as classes de Escola Dominical, devem merecer o máximo
de atenção da parte do Pastor e da liderança da Escola Dominical. II Timóteo
2:2 – devem ser “homens fiéis e também idôneos para instruir outros”. O
Professor deve ter uma experiência clara da sua conversão e deve ser um
constante estudioso da Palavra de Deus – I Cor. 15:1.
Precisamos
também, cobrar de alguma forma a assiduidade e buscar avaliações constantes dos
alunos.
2°- Diretor – Superintendente:
Não
é uma simples figura, e sim, o responsável por todo o andamento da ED.É a pessoa
chave para desenvolver o programa de Educação Religiosa dentro da ED. O
superintendente é o elo de ligação entre um Departamento e outro. E mais, ele é
o porta voz das necessidades das classes e dos departamentos diante da direção
da Igreja.
A
problemática, nesta área, é que um bom número de Diretores e Superintendentes
da ED, por não conhecerem exatamente as suas funções, transformam- se em
ditadores na ED; há os que vão ao outro extremo, permitindo que cada professor
faça o que quer na classe. Por isso, chega a ser o responsável pela má
organização de todo o andamento da ED.
Temos
falhado ao não planejar o crescimento e as perspectivas de nossa EBD para médio
e longo prazo. Desconhecemos a vida pessoal, social e cultural de nossos
alunos. Precisamos de instrumentos, questionários e pesquisas constantes de
nossos alunos, buscando o crescimento qualitativo de nossa ED.
3°- Pastor:
Em
virtude destes problemas mencionados, pesa muito a responsabilidade do Pastor
da Igreja. Este não deve descuidar- se da supervisão da ED e das classes.
O
Pastor, periodicamente, deve reunir os professores e a direção da ED para estar
a par do andamento de cada Departamento.
4°- Literatura:
Várias
denominações usavam material e revista publicadas por outras, isto, até a
década de 70. Hoje, porém, já é diferente, até as pequenas denominações têm sua
própria revista. Porém, temos que reconhecer que ainda precisa ser feito muito
nessa área. A necessidade de objetivos definidos nas lições e as aplicações que
cada lição deve trazer à vida dos alunos é uma carência.
Precisamos de livros que sejam facilmente
assimilados pelos brasileiros a fim de que possam gostar de ler e terem orgulho
os livro.
5°- Pais:
Os
pais crentes devem ser exemplos de frequência à ED, no testemunho, na hora
devocional no lar, no estudo da revista em casa. Pais que deixam os filhos à
porta da Igreja, e vão buscá-los após o encerramento estão desestimulando os
filhos à frequência da ED. Não se poderá realizar muito sem o auxílio dos pais.
C. Expansão
e Extensão da Escola Dominical:
É
natural que uma Escola Dominical tenha alvos de crescimento tanto na sua
qualidade como na sua quantidade.
1° passo:
desejar melhorar é salutar e o 1° passo.
2° passo: é
verificar se há possibilidade para crescer:
·
Em termos quantitativos,- para se pensar em
maior número de alunos, precisa levar- se em conta o problema de espaço, de
equipamento, de materiais, de obreiros...
·
Em termos qualitativos, - como ter melhores
alunos, melhores professores...
3° passo: é
saber como melhorar, isto é, como agir. O êxito dependerá de um plano bem
elaborado e integrado ao plano global da Igreja.
Precisamos
então, responder com precisão às seguintes perguntas:
a) Os
assuntos e temas tratados na EBD estão ao alcance dos alunos?
b)
Para que
classe social está sendo dirigida a propaganda atual da EBD e da Igreja?
c)
Qual a frequência atual dos alunos, novos
alunos, alunos desistentes e visitantes?
d)
Existem picos desta frequência?
e)
Que características da EBD chamam a atenção de
seus alunos?
f) Qual a
profissão, habilidade ou aptidão de cada aluno?
A
expansão da ED envolve os planos de ação que redundarão no aumento da ED no seu
próprio local normal de atividades: mais salas, mais alunos nas salas, mais
professores envolvidos, maior organização...
Os
Ministérios com crianças ajudam na expansão – Escola Bíblica de Férias,
Campanhas evangelísticas, Encontros, Culto Infantil...
Os
Ministérios com crianças podem ajudar também na Extensão – Classes de cinco
dias, Classes de Boas Novas.
A abertura de filiais em outras localidades,
trata- se de um desdobramento da ED.
[1]
Apostilas: - Curso sobre Escola Bíblica Dominical – APEC- Campo de Bauru
Livros:
- Ensinando para transformar vidas – Howard Hendricks – Editora Betânia
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