quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 12: TRABALHO MANUAL


12.TRABALHO MANUAL


12.1.INTRODUÇÃO


                        Ao ensinar o professor visa passar para o aluno não somente teoria, mas algo prático. Todo aluno gosta de atividades, e o trabalho manual e uma boa maneira de conseguir a participação dele.

"O Trabalho Manual permite a expressão de criatividade, ensina habilidades manuais, desenvolve o gosto da criança, fornece uma lembrancinha da lição que ela pode levar para casa... deve ser uma ferramenta para ajudar a criança a pensar na lição, a descobrir como aplica-la à vida e guardar no coração o ensino." (Georgia Dodd -APEC)

  • O trabalho manual deve ser ligado ao o estudo. Não é "passatempo"!
  • Escolha com antecedência, o trabalho manual para poder conseguir todo o material necessário
  • Escolha e adapte o trabalho manual segundo a faixa etária dos alunos.
  • Não faça o trabalho para o aluno. Você pode ajudar, mas não tirar do aluno o prazer de fazer o seu próprio trabalho. Se o trabalho for tão difícil que o aluno não consiga fazer, então, com certeza não foi bem escolhido!
  • Sempre prepare um modelo do trabalho, não para copiar, mas sim para ter uma melhor ideia do trabalho final.
  • Não exija perfeição; valorize o que cada um pode fazer, e a criatividade de cada um.
  • O trabalho manual não deve ocupar tempo excessivo.
  • Em vez dos alunos fazerem sempre um trabalho para si mesmo, é bom de vez em quando levá-los a fazer algo para um amigo, alguém da família, vizinho, missões, etc.
  • Trabalho manual feito por um grupo de alunos pode ter mais valor educativo do que cada um trabalhando sozinho.
  •  Antes de iniciar a aula verifique se tem todo o material necessário.



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