quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 10 - VISUALIZAR?

10.VISUALIZAR?


10.1.INTRODUÇÃO


                        É importante, é de valor visualizar uma lição, um sermão ou um estudo?  Visuais são só para crianças?
                        Dizem que um retrato vale por mil palavras. Através de Jeremias, Deus "pintou" muitos retratos verbais para o povo de Judá. Seu propósito em usar estas ferramentas visuais era para ajudar seus ouvintes entenderem o significado do que Deus estava dizendo a eles.
                        Aqui temos uma importante lição em comunicação. Para dizer o que temos de dizer claramente, é de grande valor usarmos mais que somente palavras, especialmente no mundo de hoje, que tem se tornado mais e mais visualmente orientado. Conseguiremos comunicar melhor se mostrarmos e falarmos. Falando confronta o ouvinte com informações; mostrando envolve o ouvinte no processo de comunicação.
                        É claro que alguém poderia argumentar que os visuais de Jeremias foram de pouco valor, pois a maioria do povo não mudou de vida, não deixou de adorar outros deuses e de fazer cousas horríveis. Mas, os comunicadores têm pouco poder sobre como seus ouvintes reagem ao que é apresentado. Sua responsabilidade principal é de ter a certeza que comunicaram o mais claramente possível e eficazmente, que é o que Jeremias fez.
                        Os crentes e a liderança de hoje estão sendo adequados em comunicar a geração de hoje? Sem dúvida, ajudará muito mais se temos algo a mostrar com as palavras, para que ouçam e vejam.ao mesmo tempo, e possam lembrar melhor a lição, ou estudo, ou sermão.
                        Como Jesus, Jeremias usou várias parábolas. Uma parábola e uma verdade "embrulhada" em uma história. Pode ser verdadeira ficção, dramatizada ou resultado de uma visão.
                        Qual foi o visual e a mensagem que Jeremias estava passando em casa trecho - parábola que Deus lhe deu?

1.    Jeremias 1. 13-16: Panela ao fogo - simboliza o iminente julgamento de Deus sobre a Judá que era mal e idolatra.
2.    Jeremias 13.1-11: Cinto de linho - simboliza a ruína (destruição) que o orgulho da Judá tinha causado no seu relacionamento com Deus.
3.    Jeremias 18.1-10: Vaso do oleiro - simboliza a soberania de Deus em levantar e derrubar nações inclusive Judá.
4.    Jeremias 19.1-13: Botija quebrada - simboliza a maneira que Deus ira quebrar Judá por causa do pecado.
5.    Jeremias 24.1-10: 2 cestos de figos - Demonstra as duas maneira que Deus ia tratar Seu povo: aceitar o bem e rejeitar o mal.
6.    Jeremias 27 e 28: Correias e Canzis (jugo) - simboliza o aviso de como Judá deveria se submeter ao governo (domínio) da Babilônia.
7.    Jeremias 32: Compra do campo - serviu como testemunho que um dia Deus traria de volta da Babilônia os sobreviventes e que eles iriam comprar e vender terras na Judá.
8.    Jeremias 43.8-13: Pedras na argamassa - testifica o fato que Deus permitiria a Babilônia dominarem o Egito.
(The Word in Life Study Bible - p 1295, 1297)

10.2.VISUALIZANDO VERSÍCULOS E CÂNTICOS








É de suma importância que você visualize o que você está ensinando, assim, usando o máximo possível dos sentidos. Nem sempre você terá o luxo de ter o material da APEC (Aliança Pró-Evangelização de Crianças) ou outras organizações, então, é importante você aprender a fazer seus materiais. Podemos usar cartazes para visualizar: Esboço de uma aula, versículo, cântico, convite, propaganda, estudo, etc










10.3.ORIENTAÇÕES SOBRE AS LETRAS USADAS:


• As letras tipo "bastão" são as mais fáceis, pois são simples de traçar e a partir delas podemos fazer letras mais elaboradas. Para fazer estas letras, você traçará duas retas paralelas, a lápis para estabelecer a altura das letras. A largura fica por conta do seu critério visual.









•As letras tipo "cheias" - para traçá-las vamos fazer um quadriculado (o tamanho será indicado pelo tamanho que você quiser as letras), depois vamos traçando as letras. Mudando as medidas do quadriculado, você terá letras, altura ou larguras diferentes.






• Letras  tipo "filetado"
 









• Letra tipo "negativo"






•Você pode usar uma impressão ou traçar o modelo de letras.

•Você pode recortar tetras de revistas ou jornais.

  
10.4.PLANEJANDO O CARTAZ:
  1. Um problema que sempre encontramos ao escrever cartazes é o "espaçamento" das letras, que é a distância entre uma letra e outra, entre uma palavra e a outra. Para fazer um cartaz bonito, faça antes um esboço do mesmo, só assim poderá saber o que deverá colocar e onde colocar no cartaz.
  2.  Escolha uma figura que seja coerente com o versículo ou cântico. A figura pode ser colocada em um canto do cartaz, no meio, em cima ou embaixo, no centro do cartaz ... use bem seu espaço.
  3. Marque as linhas onde irão as palavras. E bom marcar 4 linhas (cima, meio, baixo e a linha para as letras que vão abaixo da linha -  p -  g -q). Lembre-se de deixar espaço entre as linhas para que não emende linhas.
  4. Sempre a lápis, marque bem de leve para não ficar marcado quando for passar o pincel. Marque onde irão as palavras para ter certeza que cabeça a palavra ou a frase. NÃO dívida as palavras (pa-la-vras).

TODO CARTAZ DEVE TER:


Equilíbrio: E a maneira como se distribui os elementos no cartaz. Pode ser de maneira formal ou informal. Na primeira (formal) os elementos são distribuídos na vertical, obedecendo uma linha "imaginaria". E preciso uma Ilustração (figura) bem bonita para que o cartaz não fique monótono! Na segunda (informal), o cartaz fica mais dinâmico, mas deve-se tomar cuidado na escolha das cores, formas e dimensões das ilustrações e letras.

Movimento: E obtido pela colocação dos elementos de maneira que o observador seja levado a olhar o cartaz da esquerda para a direita e de cima para baixo (por ser este o sentido comum da leitura em nossa língua).

Unidade: E necessária para que a ilustração, texto e titulo não deem a impressão de fragmentos sem relação entre si.

Simplicidade: Recomenda-se o emprego de uma só ilustração, apenas um tipo de letras (ou dois, no máximo).


Cor: Não faça do cartaz uma "aquarela". Cores erradas, como vermelho, dificultam a leitura. O "fundo" e um cartaz tem que formar um todo harmonioso com os outros elementos, podendo até determinar o tipo de letra que será usada.


·         "PECADOS" DE CARTAZES

  1.  Separação de palavras ou ideias: Não dívida as palavras em silabas.
  2. Espaço:
  • Tenha certeza de deixar espaço entre uma palavra e a outra.
  • Não junte demais as palavras, as figuras ou as linhas.
  • Deixar muito espaço em ''branco" (vazio).
  • Escrever com vermelho.
  • Ilustração que não tem nada semelhante com o texto.
  • Letras pequenas ou grandes demais. Pense no tamanho de sua classe!








Nenhum comentário:

Postar um comentário