quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 6 : DISCIPLINA NA SALA DE AULA



6.DISCIPLINA NA SALA DE AULA

6.1.CAUSAS BÁSICAS DE MAU COMPORTAMENTO:
1-    Físicas:
      Arrumação inadequada da sala de aula:
Os músculos ficam doloridos por estar sentado numa cadeira ou banco desconfortável. Pode ocorrer luz direta nos olhos. A sala pode ser muito quente ou abafada. Pode estar em uma posição em que não pode ver bem. Pode ocorrer das crianças estarem de frente uma à outra e assim, se distraem.
      Fase de crescimento:
As atividades podem estar sendo muito longas de acordo com a idade da criança.

2-    Sociais:
      Desejo de brincar.
      Desejo de conversar.
      Desejo de se expandir depois do período de disciplina e atenção passado na Escola Pública.
      Desejo de atrair atenção para si.

3-    Influência do Lar:
      Falta de respeito pelos mais velhos.
      Falta de disciplina no lar.
      Ausência de influência religiosa.

4-    Ensino Inadequado:
      Trabalho mal organizado e mal preparado.
      Dependência do material a ser ensinado, sem torná-lo vivo e interessante para as crianças.
      Compreensão inadequada dos métodos de ensino.
      Falta de amor e compreensão para com as crianças.
      Atitude negativa: pouca esperança de que as crianças se comportem bem. Elas notam e agem de acordo.

5-    Problemas Psicológicos:
      Complexo de rejeição.
      Complexo de inferioridade.

6-    Influência Satânica
      Ignorância, da parte do professor, de seus métodos.
      Falta de oração suficiente da parte do professor e da Igreja.

6.2.FATORES QUE PROMOVEM A DISCIPLINA:
1. Amor:
      Toda criança é sensível ao amor. É primordial que o professor ame os alunos. Com o amor vindo de Deus – Rm. 5:5
      Aprenda o nome de todos os alunos. Não os chame por: “você aí”, “psiu”
      Seja altruísta. Acredite neles. Dê- lhes uma boa reputação a zelar. Fale bem deles.
      Comece positivo, em lugar de: “se vocês não ficarem quietos...”; diga: “eu sei que vocês vão ficar quietos”.
      Não se alegre com a injustiça, como diz a Bíblia. Trate todos com amor. Mesmo a “criança problema” deve ser tratada com amor, nunca com zanga. Não envergonhe uma criança diante das outras. Visite seus alunos.
      Procure conversar com eles fora da aula.
      Mostre- se amigo deles e não apenas professor.
      Seja paciente. Não chame a atenção da criança por qualquer coisa.

2.Oração:
      Há problemas de indisciplina que só se resolve com oração.
      Ore por aquela criança que tem carência de afeto, que deseja chamar atenção para si durante a aula.
      Por aquelas que não respeitam os mais velhos.
      Por aquelas que não estão acostumados a obedecer.
      Busque a vitória no Senhor. Lembre-se- se de que Satanás quer impedir o trabalho – Ts. 2:18.

3- Entusiasmo:
      É importante começar bem. Com dinamismo.
      Mostre à criança que, o que você vai dizer é importante. Que você está feliz em transmitir aquilo a elas. Que você gosta de estar com elas.
      Vibre, participe, empolgue- se com as crianças.
      Deixe seus problemas em casa ao sair para sua classe.

4- Conforto Físico:
      Evite cansar a criança com um programa longo.
      Coloque- as na posição certa.
      Procure adaptar os bancos ao tamanho das crianças.
      Se não houver outro jeito, coloque- as sentadas numa esteira.

5- Ensino Adequado:
      Procure dar um ensino ao alcance do aluno .Exemplo:
      Maternal – 2 à 3 anos – uma ideia por vez, repetida e variada. Atenção de 1 minuto.
      Principiantes – 4 à 6 anos – dramatização da história. Atenção de 5 minutos.
      Primários – 7 à 8 anos – histórias completas demonstradas e vividas. Atenção de 10 – 15 minutos.
      Juniores – 9 à 11 anos – histórias de heróis. Atenção de 15 – 20 minutos.


6- Programa Variado:
      A classe não é um exército.
      Não os obrigue a fazer uma coisa só.
      Varie seu programa. Cante, memorize, ore...
      Dê a Lição Bíblica – varie o método de apresentá-la.
      Faça concurso bíblico.
      Faça da classe um lugar alegre.
      Dê oportunidade para despender energias. Não os deixe sentados o tempo todo.

7- Preparação e Planejamento:
      Em oração, primeiramente. Depois, intelectualmente.
      Conheça bem o que vai transmitir.
      Coloque seu material visual em ordem.
      Veja quanto tempo vai levar cada parte.
      Se tiver um visual complicado a usar, coloque-o no quadro de antemão.
      Não deixe uma pausa muito grande no programa.
      Se conta com um auxiliar, decida com antecedência, o que ele vai fazer, antes de começar a aula.

8- Pontualidade:
      Seja pontual. Saia de casa cedo.
      Deixe sempre um tempo para eventualidade: um atraso do ônibus, um pneu furado...
      Esteja na sala 10 ou 15 minutos antes do horário.
      Receba seus alunos com entusiasmo.
      Comece na hora. Assim, estará considerando os que chegam na hora.

9- Interesse Pessoal:
      Não tenha prediletos.
      Seja justo com todos.
      Mostre apreciação pelo bom comportamento.
      Procure saber de seus problemas individuais.

10- Firmeza:
      Seja amigo, mas firme.
      As crianças respeitam um professor que cumpre o que promete. Seja prêmio ou demérito.
      Se a criança estiver desatenta, pare de falar por um minuto, olhe firmemente para ela.

 “O trabalho que vocês se propuserem a fazer demonstra o quanto amam o Senhor Jesus – João 21:15.
Apascentar os cordeiros não é trabalho fácil, exige desprendimento, boa vontade. Mas não é uma luta inglória. O seu trabalho, no Senhor, não é vão.
Que Deus nos abençoe......


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