quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 8 : MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO

8. MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO


8.1.INTRODUÇÃO


                        Nosso dever como filhos de Deus e deter a Palavra de Deus no nosso coração e na nossa mente. Como professores estamos ensinando a Palavra de Deus, viva e eficaz. Nosso dever é de ajudar nossos alunos a terem a Palavra de Deus em suas mentes e seus corações para que um dia estes versículos os convencem do seu pecado, conforte-os na tristeza, ensine-os obedecer a Deus, andando em Sua presença, ensine-os como tratar os outros e prepare-os para compartilhar com outros. O Espírito Santo poderá usar a Palavra memorizada, mesmo depois de muito tempo. Estes versículos bíblicos fortalecem a vida espiritual do aluno convertido e os guarda do pecado (SI.119.11; Ef. 6.17).
                        A Infância e o tempo ideal para memorizar. Crianças são como esponjas prontas e muito capazes de decorar, especialmente versículos, tudo depende da sua criatividade. Estes versículos decorados vão acompanhar o indivíduo a sua vida inteira, até na velhice.
  •  Escolha versículos que apliquem diretamente a vida espiritual do aluno e que combinem com o ensino da lição.
  • Faça do momento de memorização uma parte interessante da aula para que os alunos gostem realmente dela!
  • Demostre que você ama a Bíblia, assim o aluno terá amor a ela também. Eles, especialmente, as crianças, observam nosso modo de manusear e ensinar a Bíblia. 
  • Leia o versículo na Bíblia, mesmo que já esteja escrito em cartaz. Com alunos que já sabem ler, os deixe procurar e ler na Bíblia.
  • O professor deve saber o versículo de cor e o significado do mesmo, antes de ensina-lo aos alunos.
  • Exija respeito no momento de recitar a Bíblia. 
  • Não esteja ansioso demais em ajudar os alunos na repetição do versículo demasiada ajuda resulta em preguiça mental. Seja paciente, pois surgirão novas ideias. O que se pode repetir de memória, fixa-se melhor na mente. 
  • Ensine em partes. Com crianças menores, fale palavra por palavra e depois frase por frase,
  • Não é necessário sempre ensinar um novo versículo a cada semana, especialmente, com os menores. E melhor aprender um versículo perfeitamente do que ficar com uma vaga ideia de vários versículos.
  • Resolva quando, na aula, se deve ensinar o versículo. Geralmente, deve ser ensinado logo no princípio, depois dos cânticos. Porém, as vezes os alunos vão entender melhor o sentido do versículo depois da lição, Outras vezes talvez você queira ensinar o versículo no meio da lição ou no final. Varie quando ensinar para não ficar monótono! 
  • Com alunos mais velhos os encoraje a decorarem trechos das Escrituras: Salmo 23; os Dez Mandamentos (Ex. 20); as Bem-Aventuranças (Mt. 5.3-11).



8.2. COMO ENSINAR

  •  Leia o versículo completo diretamente da Bíblia. E muito importante que o aluno saiba que estas palavras vem da Bíblia. Dependendo do seus alunos e dos seus objetivos, procure uma versão que e simples de entender.
  • Explique o sentido de qualquer palavra difícil. Você quer que os alunos saibam tanto o sentido como as palavras. Com crianças, faca os alunos repetirem as palavras novas várias vezes.
  • Explique o ensino do versículo. Cuidado com "vocabulário de Crente", Pense como seu aluno!
  •  Repita-o com os alunos até que seja conhecido.
  • Sempre repita a referência junto com o versículo, no princípio e/ou no final. É importante saber onde se acha o versículo, para que, aluno saiba onde achar o versículo mais tarde.
  • Lembre-se de recapitular os versículos do mês ou do trimestre. Cada semana você pode recordar o versículo da semana passada. Use métodos interessantes para que não seja repetição só por repetição, mas que seja um método de ajuda-los a ter versículos para a vida.


Métodos: Ha tantos métodos de ensinar um versículo, é só usar sua criatividade, assim. Ajudar na repetição do versículo.

•Cartaz: Tenha um método que consta o sucesso do aluno. Você quer que cada um que está se esforçando sinta prazer em seu esforço, mas não que faça os outros se sentirem desprezados. Competição é bom, mas quando e para edificar, e não para derrubar.
•Você pode preparar um cartãozinho que o aluno levará para casa, ou cada aluno poderá ter um caderno no qual escrevera os versículos que está aprendendo.

•Quadro Negro: Escreva o versículo antes do começo da aula. Depois de ensina-lo, peça que os alunos fechem os olhos. Apague algumas palavras. Faça a classe olhar e repetir novamente.
Depois apague outras palavras. Continue até apagar o versículo todo e a referência. Também, pode escolher alunos para virem apagar as palavras de cada vez.

•Flanelógrafo: Prepare figuras que ilustrem algumas palavras do versículo e letreiros com as outras palavras e referência. Coloque no flanelógrafo, repita o versículo várias vezes, depois tire aos poucos as figuras e letreiros. Depois, veja quem consegue formar o versículo.

•Cartaz de Pregas: Do outro lado do seu flanelógrafo tem umas pregas. Escreva as palavras em faixas (cada palavra em cada faixa ou frases em cada faixa). Coloque-as nas pregas na ordem certa. Depois de repetir o versículo várias vezes, vai tirando (ou deixe os alunos tirarem) as faixas e cada vez repetindo o versículo. Depois que todas as faixas forem tiradas, veja quais alunos conseguem colocar as faixas de volta, formando o versículo.

•Cartazes: Escreva a referência num lado do cartaz e no verso coloque uma figura que ilustre o versículo bem escrito. Leia várias vezes com as crianças e depois, olhando a figura, as crianças serão capazes de falar o versículo e a referência; olhando só a referência, serão capazes de dizer o versículo.

•Bexiga:
1. Escreva uma palavra em cada bexiga. Deixe os alunos estourarem uma bexiga de cada vez, repetindo o versículo cada vez.
2.Escreva cada palavra em um pedaço de papel e coloque cada palavra dentro de uma bexiga. Os alunos estouram cada bexiga e juntam as palavras, formando o versículo.






•Gestos: Use gestos que expressem o sentido do versículo, como nos cânticos (Ex.:  Ap. 3.20; Rm.8.32). Faça um gesto para cada palavra ou para cada frase.

•Perguntas: Faça perguntas que o versículo reponde (Ex.: Salmo 119.11).

•Quebra-cabeça: Prepare uma figura grande, ou um cartaz, escreva o versículo. Divida-o em partes e formatos diferentes, parecendo um quebra-cabeça. Para ensinar o versículo, junte as partes, repita várias vezes até que as crianças decorem. Desfaça o quebra-cabeça e entregue os pedaços para uma crianças ou grupo. Peça que juntem. Mais tarde use para a recapitulação do versículo.

 •Dedos: Use os dedos para marcar as palavras para as crianças menores.

Musicado: Há muitas músicas para versículos e você pode criar inúmeras!


•Ritmo/Rap: Batendo palmas ou batendo em ritmo de outro jeito, fale as palavras.

 •Varal: Em papel tamanho oficio, escreva o versículo em letras grandes (uma palavra ou frase em cada folha). Leve um cordão para ser o varal e peca para que duas crianças o segurem. Pendure as folhas com o versículo no varal. Decore o versículo com as crianças. Mude a posição das folhas, pondo as palavras fora de ordem, chame uma criança ou um grupo para colocar em ordem comprovando, assim se aprenderem!



                    
•"Pipoca": Divida os alunos em grupos e dê para cada grupo uma palavra ou frase. Ao falar esta palavra ou frase do versículo, o grupo fica em pé. Pode falar na ordem correta ou fora de ordem, para ver se o grupo está prestando atenção. Parece pipoca pulando.
Ex:            Todos:   "Acaso não sabeis"
Grupo  1:   "que o vosso corpo e santuário do Espírito Santo"
Grupo  2:    "que está em vós"
Grupo  3:  "e que tendes da parte de Deus,"
Grupo  4:  "e que não sois de vós mesmos?"
Todos:   "1 Coríntios, capitulo 6, versículo 16"

•"Fique em pé": Peça que todos os alunos de (citar cor de sapato, cor de meias, cor de roupa, etc.) levantem e repitam o versículo juntos.

Velocidade: Repita o versículo hem rápido. Repita devagar. Repita baixinho. Repita alto

Um comentário:

  1. Goyang Casino Resort: Hotel Review - Agoda
    Goyang Casino mgm 공식 사이트 Resort: Hotel Review. m bet365 Location, Incheon District, Goyang Municipality: 슬롯 머신 규칙 Situated, This is one of 온라인 슬롯 머신 the most popular tourist w88comlogin attractions in the

    ResponderExcluir