quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 13: MOMENTO DE RECREAÇÃO

13.MOMENTO DE RECREAÇÃO


13.1.INTRODUÇÃO


                        A recreação e uma atividade espontânea e desinteressada, admitindo uma regra livremente escolhida, que deve ser obedecida e observada, ou um obstáculo deliberadamente estabelecido e que deve ser superado.
                        A recreação tem por função essencial ministrar a criança o prazer moral do êxito que, enriquece a personalidade, dá-lhe uma certa importância não só a seus próprios olhos como também aos dos outros.
                        Segundo Harriet Michelle, a criança em idade pré-escolar tem o brincar como a coisa mais séria do mundo: é coisa tão séria ao seu desenvolvimento físico quanto o alimento e o descanso. É o meio que a criança tem de travar conhecimento com o mundo e adaptar-se aquilo que a rodeia.
                        Geralmente, a recreação tem para a criança uma finalidade de alegria. Através dos jogos e brincadeiras a criança não só se diverte, mas desenvolve também as habilidades físicas necessárias a uma participação eficiente nas brincadeiras (por exemplo, jogar bola) aprende a lidar com os companheiros, a cooperar mais nas atividades do grupo, a viver, ora o papel principal, ora o secundário, e a esperar com paciência a sua vez.


13.2.PARA O EDUCADOR INTELIGENTE, A RECREAÇÃO APRESENTA DUPLO SENTIDO


a) Concorre para os mesmos fins da educação, isto e, o desenvolvimento harmonioso de cada indivíduo, e a sua melhor integração no grupo social a que pertence;
b) Serve para preencher as horas de folga das crianças de maneira agradável.


13.3.VALORES DA RECREAÇÃO


Entre os objetos educacionais que podem ser atingidos por intermédio da recreação bem orientada e dirigida, destacamos os seguintes, que ajudam a criança em seu desenvolvimento harmonioso e completo.
      Alegria: Fator emocional inerente a própria recreação.
      Atenção: As regras, ordens (mental)
      Autodomínio: Controle da expansão emocional em momentos de alegria ou entusiasmo da brincadeira.
      Capacidade criadora: Imaginação, iniciativa.
      Cooperação: Característica indispensável para brincar em grupo.
      Coordenação motora: domínio do corpo, força e resistência física.
      Boa atitude: Saber ganhar e perder.
      Domínio de habilidades recreativas: Correr, pular, disputar em equipe etc.
      Flexibilidade e destreza: desenvolvimento físico.
      Honestidade: Saber quando o grupo está com a razão e ter coragem de admiti-lo, mesmo quando não há outras crianças perto.
      Iniciativa: Atendendo as exigências da brincadeira.
      Memória: Não esquecer as regras do jogo e nem as suas penalidades.
      Senso de responsabilidade: Em relação aos outros membros do grupo.
      •Tolerância: Com a opinião e sentimentos dos colegas, e principalmente, com os erros dos outros.
      Respeito às autoridades: O dirigente da brincadeira.
      Imparcialidade: Diante dos resultados obtidos.


13.4. O"ANIMADOR DA BRINCADEIRA"
Pode ser qualquer pessoa dotada de espírito entusiasta, disposta a dar sua ajuda para que o crescimento da criança e do jovem aconteça de maneira saudável e alegre. Está função não e privilégio de superdotados, nem tampouco de especialistas na matéria. Com apenas um pouco de boa vontade, vivacidade e inteligência, e possível desempenhar esse papel com sucesso.

Funções do Animador:
•Favorecer a iniciativa dos participantes: criatividade - colaboração - espírito alerta - entusiasmo.
•Fazer com que haja disciplina nas brincadeiras, sem que a liberdade deixe de ser respeitada: exigir "jogo limpo" - exigir respeito as regras do jogo - ser justo e imparcial.
•Manter sempre o senso de humor: alegria - simpatia com todos.




Observações:
1.Idade: Ao escolher as brincadeiras pense bem na idade dos participantes para não escolher brincadeiras difíceis ou fáceis demais.
2.Duração:E impossível marcar exatamente quanto tempo durara cada brincadeira; poderá se repetir, prolongar ou abreviar, conforme o interesse.
3.Materais e espaço: Leve sempre em conta o espaço que terá disponível para as brincadeiras e providencie todo o material que vai precisar.
** Especialmente na Escola Bíblica, o professor da classe deve estar dirigindo as brincadeiras da sua classe, para poder cuidar das crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário