quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 5 - PSICOLOGIA



PSICOLOGIA


5.1 DEFINIÇÃO
Segundo o Dicionário Michaelis, Psicologia é:
1.Ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais;
2. Ciência do comportamento animal e humano em suas relações com o meio físico e social;
3.Conjunto de estados e processos mentais de uma pessoa ou grupo especialmente com determinante de ação e comportamento.”

O Homem é um ser TRICOTÔNICO, ou seja:

Corpo

Alma                        Espírito
       
O crescimento perfeito de qualquer ser humano, tem de ocorrer nessas 3 áreas, a semelhança de Jesus. A Bíblia nos atesta que o Senhor Jesus crescia em...

Estatura------------------------- Corpo
Sabedoria e Graça-----------Alma
Graça----------------------------Espírito


5.2 MAS O QUE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE CADA UM?


Podemos considerar entre os inúmeros fatores, três em especial:

Hereditariedade: São as características físicas e temperamentos que são nos legada por nossos antecedentes via cromossomos(KROMA=COR, SOMA=CORPO)
São filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células.
De um modo simplificado, são proteínas especializadas (DNA) que trazem consigo as características físicas e temperamentais.  Na espécie humana são 46 cromossomos ou 23 pares.

Ambiente: Local onde nascemos,  oportunidades que temos ao longo de nossa vida quer social, cultural ou familiar.

Decisões e Escolhas: Que viermos a tomar ao longo de nossas vidas. Em especial as decisões espirituais.
                  


5.3 O CORPO


 Após a fecundação Passamos pelos diferentes estágios do crescimento intrauterino e vem o nascimento. A Criança passa por três grandes conquistas ao longo do seu desenvolvimento:   
1 a 3 meses......  enfocar os olhos
3 a 18 meses....  aprender a andar
8 a 12 meses....  aprender a falar


5.4 ALMA


A Palavra Psique significa alma e a psicologia trata de uma maneira mais especifica dessa área e suas implicações sobre o ser humano de um modo geral.
Vamos para fins didáticos dividir a em três partes: Emoções, Vontade e Mente.

A) EMOÇÕES: São sensações que recebemos de nossa mente e se confundem com reações orgânicas e que designamos por sentimentos.  Ex alegria, vergonha, pânico, medo, ira, etc...
Henri Wallon verificou que o aspecto emocional de uma criança influência o seu desenvolvimento físico, em especial sobre o aspecto tônico do corpo. Ex .-  Bebê da UNICAMP
Emoções agem sobre aspectos da nossa mente. Um indivíduo pode saber muito sobre alguma coisa (mente, aspecto racional),mas rejeita-la(vontade) porque desperta nele a reação negativa (emoção).

A1. Quais são as fontes da emoção?
Subdividimos em 3 as fontes da emoção:
Impulsos natos -  são inerentes a nossa vontade
Aprendidos  / Ambiente – complexos da alma
Circunstâncias que vivenciamos                      

Qualquer pessoa que já é nascido de novo tem o Espírito Santo de Deus atuando em sua mente e vontade, controlando suas emoções!
Carl  Jung citou: “Em uma de suas obras  que somente o Senhor Jesus Cristo havia tido um perfeito equilíbrio emocional.”

Impulsos Natos
1. Preservação da Vida – é o impulso que nos conduz a cuidar de nós mesmos.
Ex: a criança perturba-se com o barulho forte; descarga de adrenalina nos motivando a fuga..
O Medo e o Egoísmo  - dentro de uma dosagem controlada, fazem parte desse impulso!
2. Propagação da Vida- nos conduz ao relacionamento com outras pessoas.   No futuro conduz a busca do companheiro/a.
Um perfeito relacionamento com os pais, em um ambiente tranquilo, conduz a criança a desenvolver este impulso de maneira tranquila...
3. Prolongamento da Vida -  nos conduz a busca do Senhor
  
B) SENTIMENTOS ADQUIRIDOS
Nossos sentimentos e complexos dependem do ambiente que crescemos, não são inatos como os anteriores. Aqui abordaremos 3 sentimentos básicos para o bem estar da criança e seu equilíbrio emocional. É importante que sejam despertados e desenvolvidos na criança.

1. Sentimento de Autovalorização:
Porque alguns sentem se inferiores?
a)Aparência: preocupam-se sempre com a opinião dos demais a seu respeito. Pensam em excesso nos seus defeitos físicos, no vestuário...
b)Capacidade: Nunca estão satisfeitos, porque parece que tem sempre alguém com mais capacidade do que têm.
c) Família e Cultura: Desprezam os pais por crerem não  adequar se ao padrão exigido ex: por serem humildes, pouca cultura, cultura diferente...
Concluímos que a grande dificuldade está por que focam no ponto de vista errado!  Olham o que os homens pensam, isso é insensatez (2Co 10:12, 18). Temos de saber sob o ponto de vista de Deus, e não dos homens!

Como Deus nos vê:
Aparência – o Senhor vê o coração – 1Sm 16:7 Quanto a nossa beleza exterior, Deus nos fez assim como somos, para sua própria glória! (Ef 2:10)
Capacidade – o Senhor tem um propósito específico para cada um de nós, daí  termos cada qual um dom, uma habilidade - Fp 4:13; II Co 8:12)
 Família e Cultura – Rm 8:28 nos assegura que todas as coisas cooperam para o nosso bem!

Como auxiliar a criança a desenvolver esse sentimento?
n  1. Mostra-lhe que Deus a ama – Ef 2:10, Jr 31:3, Ml 3:17 e Rm 5:8
n  2. Ajudar a criança a aceitar a si própria, como ela é!
n  3. Não fazer comparações entre uma criança e outra, para que uma não se sinta humilhada e a outra orgulhosa – IICor. 10:12
n  Como auxiliar a criança a desenvolver esse sentimento?
n  4. Demonstrar amor por ela: pelo cuidado como é tratada; pelo tempo que passam junto a ela; pela atenção que lhe dão quando fala; pela aprovação quando fizer algo bom e pela disciplina firme e carinhosa;
n  5. Não desprestigia–lá – Você não presta!

2.Sentimento de Auto Segurança
É necessário que o indivíduo sinta que ele tem capacidade pra realizar o que é seu dever.

2.1 Definição:
Não é sentimento de autossuficiência que conduz a um espírito de independência de Deus e dos homens.
O que é a capacidade de avaliar a seus próprios dons e habilidades, dados por Deus e utiliza–lós realisticamente e sem medos exagerados, sem falsa humildade!!

Resultado da falta de auto segurança:
1. Medo ou pânico de enfrentar uma responsabilidade;
2. Autodesprezo;
3. Diminuição do seu sentimento de valor próprio;
4.Ciúmes
    
Resultado da falta de Auto segurança:
1.Frustração e raiva;
2.Dificuldade de coordenação física e mental.

Como auxiliar a Criança a desenvolver o sentimento de Auto segurança?
1.Dar lhe pequenas tarefas para fazer;
2.Paciência no ensino de algo novo;
3.Encorajá-la, elogiá-la; 
4.Ensinar a aceitar as experiências de fracasso seguindo em frente;


3.Sentimento De Aceitação
1. A criança deve sentir que tem posição segura no círculo familiar, ninguém pode usurpá-la;
2. A criança deve ter suas necessidades satisfeitas desde os primeiros meses de vida;

Como auxiliar a criança a desenvolver o sentimento de Aceitação?
Fazer com que saiba que é querida (através da ternura como é tratada; pela apreciação dos esforços que faz)

Como auxiliar a criança a desenvolver o sentimento de Aceitação?
1.Reservar um lugarzinho que seja só seu (uma gaveta, para guardar suas coisas..)
2.Preparar a criança para a chegada do novo irmão

Como auxiliar a criança a desenvolver o sentimento de Aceitação?
1.Reservar um tempinho especial junto ao papai e a mamãe;
2.Treinar no cumprimento de suas tarefas, escalar tarefas que deve realizar para o bem familiar, ensinar-lhe a ser generosa com o que tem, a pensar  e ajudar os outros

B) VONTADE: O Caráter do indivíduo se cristaliza de acordo com as escolhas  que faz entre o bem e o mal, o certo e o errado. No início da vida da criança são os país que tomam todas as decisões a seu respeito.   No entanto, devemos preparar a criança para aprender a tomar decisões!
Jesus é o padrão!
Porque tinha:
1.Capacidade perfeita de tomar decisões e fazer escolhas.
2.A vontade de Cristo estava sujeita a vontade do Pai em tudo!! (Hb 10:9)

Capacidade de Tomar decisões
Não se deve de cara delegar a criança decisões como o que vestir ou que comer!
Considere que para que o ensino seja eficiente partimos do simples para o complexo, de um grau menor para um maior. 

1. Capacidade de Tomar decisões
Porém há decisões que ela pode tomar: que bichinho você quer levar pra dormir com você esta noite?  O ursinho ou a boneca? Dessa forma ela aprende um senso de responsabilidade e à medida que cresce aumentamos o grau de complexidade na decisões.
Considere sempre com seu filho você pode seguir 3 opções:
1. Você vai fazer o seguinte: ouça o que nós vamos te dizer!
2. Pois bem, meu filho, o problema é seu, faça o que quiser!
3.  Vamos ver quais são os fatos e o que a Bíblia nos fala sobre eles.

2.Submissão as Autoridades
Sem perder a capacidade de tomar decisões, a criança deve aprender a se submeter à vontade de outros – pais, professores, leis do pais. Não existe outro meio de aprender a submissão sem ser através da disciplina (Hb 5:8) 

Disciplina dos Filhos...
1) Pais devem estabelecer normas de conduta;
2) a criança deverá entender os limites que não poderá ultrapassar sem ser castigada.  Isso trará mais segurança a ela;
3) Os pais devem se manter unidos diante dos filhos, quanto a disciplina!
4) Os pais não devem ameaçar sem cumprir sua palavra! Tanto para a disciplina quanto para a recompensa
5) Os filhos devem ser corrigidos com firmeza e amor. O castigo deve ser explicado!!
6) A Bíblia diz que o castigo corporal é uma necessidade (Pv 13;24, 22:15, 23:13,14; 29:15)  Ele deve ser administrado com muito amor, na hora, na medida certa, conforme a sensibilidade da criança.
7) O castigo corporal não é recomendado à adolescentes a não ser em casos excepcionais. O filho tem de aprender a respeitar a palavra de autoridade antes de chegar á adolescência. Haverá disciplina em se removendo privilégios.

É importante que o filho, independentemente da idade saiba que o amor de seus pais não  se altera por causa  do seu comportamento

C) MENTE:
A definição de mente diz: do latim, capacidade intelectual,inteligência, memória, atenção, intuito, lembrança.Então temos aqui que mente é a capacidade intelectiva do cérebro, e essa capacidade está diretamente vinculada aos estímulos que a criança recebe desde os seus primeiros momentos de vida. Ao ambiente que ela cresce.O desenvolvimento do ser humano está intimamente ligado à maturação dos neurônios. 
Bem como a maneira como estimulamos, como fornecemos condições pra que esse indivíduo consiga relacionar as diferentes informações e utilizar se delas no contexto do dia a dia a fim de conseguir as metas ou objetivos traçados por ele.

1. Quoeficiente de Inteligência:
Durante várias décadas, o QI foi considerado como sendo a perfeita medida da inteligência humana, abrangendo a totalidade do potencial intelectual de um indivíduo. 
De fato, inúmeros estudos apontaram para uma clara relação entre o nível de QI e o sucesso acadêmico e profissional. Como consequência, disseminou-se rapidamente o seu emprego nas escolas, universidades, instituições governamentais e empresas privadas, particularmente nos EUA, sendo o teste usado tanto para acompanhamento quanto para seleção.
A partir do final dos anos 70, diversos pesquisadores começaram a apontar várias falhas ou lacunas dos testes de QI em termos da sua capacidade de abranger a totalidade das faculdades intelectuais de um ser humano nos diversos contextos e situações, bem como as limitações do seu potencial em termos de prever o futuro sucesso pessoal e profissional.
Como consequência, o significado dos chamados testes de inteligência foi reavaliado, com os mesmos sendo considerada atualmente uma medida de um conjunto específico de habilidades mentais (o raciocínio linguístico e lógico-matemático) num determinado contexto (o conhecimento acadêmico e formal), e não mais como um reflexo de uma capacidade mental global.

Alcance e Limitações do QI: O teste de QI constitui uma das medidas psicológicas mais estáveis e confiáveis de que se tem notícia, havendo uma farta literatura sobre sua prevalência nos diversos segmentos da população e sobre a sua relação com diversos fatores de interesse.
 Apesar de não representar aquela medida da capacidade intelectual geral que se acreditava até os meados do Século XX, trata-se de um instrumento de valor imprescindível quando se trata das habilidades mentais envolvidas no desempenho escolar e/ ou na manipulação do conhecimento formal.
O importante para se souber como fazer um bom uso da informação fornecida por um QI é ter uma noção clara do que pode ou não ser inferido a partir dele, o que é apresentado de forma resumida no quadro a seguir.

Fatores que podem ou não ser medidos por um teste de QI

O Que o QI Mede Bem  
Habilidade linguística;
Raciocínio lógico-matemático;
Pensamento analítico;
Capacidade de abstração teórica;
Aptidão escolar e pensamento acadêmico;
Erudição e escolaridade efetiva
Fatores que podem ou não ser medidos por um teste de QI

O Que o QI Não Mede Bem  
Senso-comum e conhecimento informal;
Intuição e bom-senso;
Criatividade e originalidade;
Liderança e sociabilidade;
Aptidão artística;
Capacidade musical;
Habilidade corporal e atlética;
Moral e ética;
Motivação;
Controle emocional.

Inteligência e  Sabedoria
Elas não são a mesma coisa!  Alguém pode ser considerado extremamente inteligente, porém um tolo quando se aplica a sabedoria já que essa vem de Deus (Pv 2:6).
A leitura da Palavra de Deus, as orientações vindas do Espírito Santo de Deus , verdadeiramente nos tornam sábios!
A Inteligência, o conceito hoje é o de a capacidade de um individuo aprender um conceito, correlacioná-lo a outros já aprendidos e/ou vivenciados anteriormente e, conjuntamente com esses dados alterar, aplicar no seu contexto bio-psico-social

2. A mente Regenerada e Renovada
Crer em Cristo como salvador e Senhor de nossas vidas implica em iniciar também um processo de transformação e renovação da nossa mente, vontade e emoções.
Isso significa que o crente amadurecido terá uma mente orientada pelo Espírito Santo de Deus, dessa forma tanto sua vontade (antes orientada aos desejos da carne), bem como suas emoções estarão sujeitas a vontade perfeita de Deus.
Então,você deve estar dentro do que diz Rm 12:2 – renovando sua mente.O Espírito Santo precisa de alimento a sua mente, portanto, memorize, medite as escrituras, a fim de que possa ter a perfeita orientação e ensino de Deus.

3.As Marcas de uma Personalidade Amadurecida
1. É realista quanto á sua própria pessoa, aceitando se a si como é;
2. Aceita frustrações e desapontamentos sem reagir contra os outros, nem contra si mesma;
3. É capaz de pôr de lado sua própria fama e interesse pra cooperar em um Time;
4.  Sabe utilizar seus dons e capacidades;
5. É capaz de tomar suas próprias decisões e de andar com Deus sem ter de apoiar nas opiniões dos outros;
6.  É capaz de adiar uma satisfação do presente pra garantir um benefício maior no futuro;
7. Toma decisões ajuizadas, baseadas em fatos e circunstâncias;
8. Sabe receber louvores e críticas sem perder o equilíbrio;
9. Não pede, nem espera a perfeição de ninguém, nem de si mesma;
10.  Ama os outros como a si mesma.

4. O Espírito
Após a confissão de Jesus como Senhor e salvador da sua vida, tem início a vida espiritual da criança. A partir desse instante temos aqui uma grande transformação:
1.  Ela passa a ser filha/o de Deus;
2.  Por conseguinte ela não somente herda o reino do céu como também entra nas bênçãos e direitos que somente os filhos/as de Deus possuem;
3. Inicia se agora sua responsabilidade e caminhada no processo de crescimento com Deus; a santificação.

E isso ocorrerá por meio de:
Leitura da Bíblia e meditação, meio pelo qual o Espírito Santo de Deus irá instruir seu coração;
Oração , período onde ela deve aprender a caminhar só com o Pai e dividir com Ele suas alegrias, angustias, problemas...
Experiências Pessoais -  momentos alegres ou não tão alegres onde colocasse em xeque nossa vivência particular de conhecimento e intimidade com Deus.

São muitas vezes temidas, mas necessárias ao Professor, aos Pais, aos pastores cabem:
1.Acompanhar, orientar e apoiar a caminhada dessa criança rumo a sua vida com Deus!
2.Porque é certo que ao aceitar Jesus em seu coração ela ganhou o melhor presente do mundo!  Mas junto vêm as lutas e guerras espirituais.
3.E até que ela saiba e tenha estrutura de como lidar com isso, somos responsáveis pelo seu crescimento.

A Psicologia entra nesse instante como instrumento que auxilia no ensino da Palavra de Deus, na medida em que proporciona ao professor conhecer quem é seu ouvinte. Conhecendo as idades, suas características próprias, sua linguagem, seu processo de aprendizagem de acordo com a idade, tempo de atenção. Dessa maneira torna-se mais estratégico não somente a escolha da lição, das músicas, dos recursos visuais, mas também, preparação do ambiente de estudo, e facilitamos assim para que a Palavra de Deus seja transmitida da melhor forma possível e Confiamos que o crescimento, o discernimento, e o todo o restante, são competência do Espírito Santo de Deus!  

Estaremos dividindo nosso estudo de acordo com a diferente faixa etária. O critério adotado para agrupamento é a proximidade das características.
No entanto, você poderá ter uma criança de 2 anos tão bem desenvolvida como uma de 4 anos.  Ou o inverso também é verdadeiro
Nosso objetivo é facilitar nesse momento o estudo  mas considere sempre que as características de seus alunos (apesar de poder terem a mesma idade) estão sujeitas principalmente aos estímulos, condição sociocultural em que vivem, além de fatores psicológicos.
n   Berçário..........................0 à 1ae11m
n  Maternal.........................2, 3 anos
n  Principiantes...................4, 5 anos
n  Primários........................6, 7, 8 anos
n  Juniores..........................9 à 11 anos
n  Adolescentes.................12 à 14 nos


5.5. CARACTERÍSTICAS DAS IDADES:


Berçário – 0 à 2 anos:
·         Fisicamente:
 - tem muito sono.................................. Providenciar local e ambiente para sossego
 - tem dificuldade de se firmar..............Contar as histórias no berço ou cadeirinha
 - cansam- se rapidamente....................Alterne rapidamente as atividades
 - tem muita energia..............................Não espere que fique muito tempo parado
 - está aprendendo gestos.....................Brinque com ela com gestos
 - precisa se movimentar.......................Faça trenzinho, ande pela sala cantando...
·         Mentalmente:
- não sabem muito o que acontece.......Fale: “Agora é hora de...”
- precisam de continuidade...................Siga uma rotina na aula
-tem horas de desconforto....................Converse com ela e atenda dentro de limites
- está desenvolvendo a linguagem........Converse com ela, faça carinho, provocando mudança de expressões e movimentos
- está descobrindo a voz.........................Repita sons que ela emite
- está compreendendo o mundo............Proporcione sons agradáveis e diversos, alternando a intensidade de cada um moderadamente
- precisa de autoimagem........................Usar  espelho e dizer que Deus a ama
- amplia conhecimento..........................Deixar segurar objetos concretos – cartazes,brinquedos
- concentração pequena......................... Conte histórias curtas,perceba quando não quer mais, depois repetir a história novamente.
·         Socialmente:
- longe da mãe – abandonada................Ao sair a mãe deve dar tchau e falar que irá voltar. Ao voltar recebê-la com alegria e satisfação. Brinque de esconde-esconde...
- compreende o local e pessoas.............Fazer acompanhar a rotina das aulas, vendo e ouvindo. Estimule o bater palmas, o cantar, o orar...
- aprende o limite..................................Diga “Não” quando fizer algo que não deve.
- desenvolve a linguagem correta...............Fale corretamente
- crises de “birra”..................................Não valorize, mantenha- se serena e tranquila quando disser “não”, sem brigar ou se irritar com ela.
- gosta do ”faz de conta”.......................Conte a história com objetos de casa, bonecas, carrinhos. Dramatize os sentimentos dos personagens da história.
·         Espiritualmente e Emocionalmente:
- está desenvolvendo emoções..............Converse com ela quando a tomar no colo ou mesmo no berço. Mostre-lhe que Jesus a ama com gestos.
- ela precisa de rotina.............................Evite excessivo número de pessoas, objetos, ruídos ou sons à sua volta.
- tem momentos de desconforto............ Atenda-a falando carinhosamente com  ela, cantando, afagando-a ou pegando-a no colo.
- ela é uma pessoa única.........................Deve ter seu próprio quarto, berço...
- sente ciúmes dos pais, colegas.............Compreenda e converse com ela, mas não abandone os demais. Ensine sobre o respeito ao próximo.
- desenvolve a autoestima..................... Elogie quando ela conseguir repetir o que você ensinou – música, versículo, gestos, história...
- comportamento agressivo......................Não tome partido. Pergunte a ela o que houve, às outras crianças. Converse com ela e a outra criança envolvida, restaurando através do perdão.
- questões sexuais....................................Seja natural. Diga que Deus fez o seu corpo. Não dê importância exagerada.

Maternal – 2 à 3 anos:

·         Fisicamente:
- Crescimento rápido..................................Providencie equipamento adequado
- os músculos estão em desenvolvimento....Mantenha o equipamento, lápis e figuras em tamanho grande
- muito ativo............................................Providencie bastante atividades de correr, saltar, atirar, olhar...
- cansam- se facilmente..............................Providencie períodos quietos
- olhos e ouvidos se cansam........................Tenha luz abundante e fale claramente
- sujeitos a doença.....................................Tenha bastante espaço e limpeza
    Mentalmente:
- indagadores.........................................Responda a todas as suas perguntas de maneira simples e verdadeiras
- período de atenção limitado-5-10’.........Providencie atividades variadas
- imaginação fértil..................................Recursos visuais simples – elas dramatizam as histórias. Dizer que as histórias são verdadeiras
- mente literal........................................Use palavras que  signifiquem exatamente o que dizem. Evite simbolismos
- não tem ideia de tempo ou distância... Use a expressão “há muito tempo” e “muito longe”. Os desenhos não são proporcionais
- fazem o que veem outros fazer.............Seja um bom exemplo
- aprendem pelos sentidos......................Providencie objetos que utilizem os cincos sentidos
- agem baseados na sugestão.................Sugira, não ordene
- podem decorar frases sem sentido.....Certifique- se de que sabem o sentido do que estão decorando.

·         Socialmente:
- gostam de estar com outros.................Promova oportunidades sociais
- mais capazes de brincar com outros......Providencie atividades em grupo
- aprendendo a dirigir atividades............Encoraje- os a liderar
- dizem “não” com frequência................Ensine- os a obedecer e partilhar com alegria
- desejam aprovação.............................Elogie- os com frequência por fazerem o que está certo
- gostam de piadas................................Ria, se forem inocentes. Discipline, se não forem.
·         Espiritualmente e Emocionalmente:
- suas emoções são intensas................Controle suas emoções, fale com amor – ambiente silencioso, ordem, beleza...
- capaz de controlar o choro....................Encoraje- os
- são muito medrosos............................ Evitar usar o medo como castigo, bem como histórias que causem medo
- mostram inveja....................................Evite mostrar favoritismo
- explodem facilmente............................Evite explosão de mau humor
- são bondosos....................................Ensine a compartilhar e a mostrar simpatia e amor pelos outros
- pensam em Deus de forma pessoal....Leve a ter um contato pessoal com Deus
- capacidade de adoração...................Ensine a adorar e estimule o desejo de orar e prestar culto a Deus
- pergunta sobre a morte......................Responda com simplicidade
- crê no que lhe é dito...........................Seja verdadeiro e ensine que Deus é verdade
- deseja ser amado...............................Mostre que Deus é amor.
         
Principiantes – 4 à 6 anos:
·         Fisicamente:
- tem muita energia.........................Providencie atividades interessantes como jogos e brincadeiras coordenadas e com propósito
- tem mais habilidades com a mão........Providencie atividades manuais mais complexas
- tem fadiga visual e auditiva................ Providencie momentos de descanso
- gosta de ajudar..................................Encoraje a ajudar os outros da classe
- gosta de cuidar de si..........................Estimule a abotoar suas roupas e ata cordões do sapato.
·         Mentalmente:
- atenção aumenta – 4à10’..................Providencie atividades variadas
- conhece 1500-2000 palavras.............Ensine palavras novas
- frases curtas”eu”,”mim”,”meu”.........Encoraje com amor a dividir
- curioso e perguntador.......................Converse sobre assuntos de forma simples e verdadeira
- relaciona as informações e utiliza
para resolver problemas.....................Providencie informações corretas
- alterna a memória – esquece............Use a repetição até perceber o entendimento
- mente literal....................................Use palavras que significam exatamente o que dizem. Evite simbolismo.
·         Socialmente:
- individualista – luta para ser aceito...Ensine a respeitar, obedecer e partilhar com alegria
- mais capaz de brincar com outro.....Providencie atividades em grupo
- está se adaptando a outro..............Dê oportunidade de dar e receber
- gostam de fazer de conta...............Use dramatização usando histórias.
·         Espiritualmente e Emocionalmente:
- tem sentimentos intensos...............Providencie um ambiente de confiança em si e nos outros
- gosta de música.............................Providencie músicas educativas e com história
- cooperadora..................................Seja firme quando necessitar, mas demonstre carinho
- capacidade maior de entender........Ensine sobre Cristo.
     


Primários – 6 à 8 anos:
·         Fisicamente:
- crescimento muscular rápido......... Providencie atividades que deem vazão a sua energia
- cansa- se facilmente......................Alterne períodos quietos e com atividades
- prefere fazer a dar atenção............Providencie atividades em que participam
- gosta de construir..........................Dê oportunidade para trabalharem
- sentidos aguçados.........................Use experiências sensoriais no ensino
- sujeitos a doenças..........................Providenciar ambiente limpo e arejado e esteja alerta com doenças infectocontagiosas.
·         Mentalmente:
- está aprendendo a ler....................Estimule a ler o livro do aluno e versículos curtos
- gosta de escrever...........................Dê oportunidades de escrever
- é imitador......................................Ensinar a imitar o que há de bom nos personagens bíblicos
- desenvolve poder de raciocínio.......Ajude a resolver seus próprios problemas
- período de atenção – 5-10’..............Dividir as atividades em formas variadas
- gosta de fatos e fantasias................Use ambas, mas faça distinção entre elas
- limitada capacidade de expressão....Ajude a se expressar em grupo
- tem boa memória............................Anime a decorar
- tem mente literal............................Evite simbolismo.
·         Socialmente:
- gosta de brincar com outros............Providencie atividades em grupo
- comunicativo..................................Providencie atividades que fale
- deseja ser grande............................Evite a palavra “pequeno”
- respeita autoridade.........................Seja digno do respeito
- inclina- se a ser egoísta...................Ensine a pensar no outro
- deseja amizades intimas..................Apresente Cristo como melhor amigo.
·         Espiritualmente e Emocionalmente:
- imaturo; imprevisível.......................Ensine dentro de sua capacidade e de seu agir
- anima-se facilmente........................Providencie um ambiente controlado
- rebela- se contra exigências.............Ensine obediência
- é bondoso.......................................Ensine a expressar a sua bondade
- se sente acanhado...........................Elogie pelo que faz
- tem medo de muita coisa.................Ajude a se sentir seguro
- tem fé na oração.............................Crie oportunidades de oração
- deseja ser bom................................Ensine o certo e o errado
- sensível ao amor..............................Mostre o amor de Cristo
- curioso sobre o céu e morte..............Explique de forma simples e breve
- pode estar pronto para aceitar a
Salvação............................................Esteja pronto para levar a criança a Cristo.
     


Juniores – 9 à 11 anos:
·         Fisicamente:
- deseja atividade intensa...................Tenha um programa ativo
- crescimento físico mais lento,
porém mais força...............................Desafie sua capacidade
- desenvolve os músculos menores......Dê trabalho minucioso
- períodos mais longo de atenção........Varie o programa (10 – 20’) – planeje atividades para este período
- gosta de atividades externas................Encorajar atividades sociais externas, a fazer excursões
- gosta de competição...........................Providencie competição na classe e fora dela
- barulhento e gosta de lutar............Chegue antes dos alunos e dê algo para fazer, preenchendo o tempo.
·         Mentalmente:
- vivacidade............................................Dê oportunidade de se expressar
- indagadores.........................................Capazes de alcançar perguntas mais minuciosas
- tem boa memória................................Encoraje a decorar textos bíblicos, hinos, poesias...
- tem consciência de tempo e
distância................................................Ensine cronologia e geografia bíblica
- gostam de coleções............................Encoraje a ter passatempo úteis
- está formando hábitos.......................Encoraje a ter devoção pessoal – ler a Bíblia diariamente
- gostam de ler.....................................Providencie bons livros
- interesse na vida real.........................Apresente histórias de heróis.
·         Socialmente:
- gosta de grupos do seu sexo.............Faça de sua classe um grupo unido e agradável
- não gosta do sexo oposto.................Evite classes mistas. Encoraje a respeitar o sexo oposto
- gosta de responsabilidade................Dê responsabilidade de acordo com a sua capacidade
- adora heróis.....................................Seja um exemplo que ele possa seguir
- rebela- se contra autoridade............Seja um guia e não ditador.
·         Espiritualmente e Emocionalmente:
- pode “explodir” com facilidade........Evite essas ocasiões
- gosta de humor................................Ensine a cultivar o humor sadio e evite o mau humor
- não gosta de manifestação de afeto
exterior..............................................Evite demonstração de afeto
- quase não tem medo.......................Deve aprender a ter um pouco de medo – limites
- reconhece o pecado como
pecado...........................................Aponte para Cristo que Salva do pecado
- tem “fome” de Deus...................Aponte para Deus que pode satiasfazê- lo
- tem fé simples............................Fortaleça- a pela Palavra de Deus
- tem perguntas sobre o
Cristianísmo.................................Ajude  a achar as respostas
- precisa ser encorajada em sua
vida devocional diária.................Providencie material devocional para eles
- está compreendendo mais o
simbolismo.................................Use mais simbolismos, mas certifique- se que foi compreendido o significado.

     
Adolescentes – 12 à 14 anos:
·         Fisicamente:
- as meninas se desenvolvem
mais rápido................................Respeite e ajude as mudanças – orientar com as roupas...
- tem um enorme apetite..........Encorajar a comer de tudo, principalmente frutas e legumes
- tem períodos alternados de
energia e cansaço.....................Providencie tempo para descanso
- está passando da infância.......Chamar de jovens e não de “meninos (as)”
- braços e pernas crescem.........Ajudar a habituar- se com as mudanças
- está mudando de voz..............Ter simpatia para com as suas preocupações (espinhas...)
- está inquieto/cansado.............Providenciar atividades variadas.
·         Mentalmente:
- quer saber a razão de tudo......Explique adequadamente todas as coisas e questionamentos
- toma decisões precipitadas......Mostre o lado positivo e negativo de cada decisão. Indique o certo e deixe decidir
- gosta de aventuras/pesquisa....Encoraje a ler bons livros
- maior raciocínio.......................Falar a cerca de datas e fatos bíblicos – maior ênfase no espiritual
- gosta de ler e lê tudo..............Dê ênfase a literatura evangélica.
·         Socialmente:
- este é o auge do instinto de
agrupamento em grupos..........Oportunidade para trabalhar na semana em grupo
- sentimento de lealdade..........Orientar essa lealdade a Cristo e a Igreja
- desenvolve o panorama social
e há novos interesses...............Oportunidade e responsabilidade de criar novos interesses
- receia fazer novas amizades
é tímido e retraído...................Prover amizades cristã com os professores, líderes e oficiais da Igreja – pai são os melhores amigos e não os “grupos de amigos”
- interesse pelo sexo oposto....Providenciar atividades para ambos os sexos – monitorar
- gosta de estar em grupo....... Providenciar atividades em grupo, onde todos possam participar
- gosta de rir, graça de tudo.....Estimule a respeitar os outros.
·         Espiritualmente e Emocionalmente;
- a religião é prática.................não enfatizar o abstrato, mas também não deve ser eliminado
- receptivo e sincero................período mais favorável a conversão
- quer crer................................ensinos doutrinários – devem ser explicados na Bíblia
- sente- se mal entendido.........Neste período o professor é o mais importante do que métodos. Tenha amor, firmeza, compreensão e paciência
- segue quem capta a sua
confiança..................................Estimule a depender de Deus, pedindo direção. Ore junto com ele
- deseja solução para seus
problemas...............................Escute e discuta o problema, dando opinião, mas permita que ele(a) chegue a certas conclusões.


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