quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 9 : CÂNTICOS


.CÂNTICOS


9.1 O VALOR DA MÚSICA


                        A Bíblia nos manda cantar louvores a Deus (SI. 32.2,3). Jesus disse: "Da boca de pequeninos e crianças tiraste o perfeito louvor" (Mt. 21.16) (na linguagem de Hoje - "Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito!"). O livro de Salmo fala muito sobre a importância da música no louvor. O Velho Testamento todo, especialmente quando fala da Arca, menciona música como parte da adoração ao Senhor.
                        A música é um método poderoso de ensinar, seja de uma língua, seja História, sejam verdades para serem aprendidas, e especialmente, quando se trata da Bíblia. No Novo Testamento, nos vemos música sendo usada para louvor, para lembrar da esperança e ajudar no medo (Paulo e Silas na prisão).


9.2 POR QUE USAR MÚSICA NA EDUCAÇÃO CRISTÃ

  •  Pelos cânticos, os alunos aprendem a adorar a Deus.
  • Ensinamos verdades bíblicas através dos cânticos.
  • Músicas atraem crianças, jovens e adultos, criando um ambiente alegre. Todos, especialmente, crianças gostam de cantar.
  • Os alunos participam ativamente da aula ao cantarem. Com crianças, cânticos com gestos proporcionam oportunidades para eles se movimentarem e despenderem energia.
  • Cânticos bem escolhidos enfatizam o ensino da lição.
  • Quando o cântico e bem ensinado, os alunos irão cantando por toda parte, os encorajando e os lembrando das verdades da Bíblia e eles levarão a mensagem do Evangelho aos pais e a outros.
  • A música sensibiliza o aluno a se expressar.



9.3 COMO ESCOLHER OS CÂNTICOS

  •  Escolha os cânticos com antecedência, tendo em mente os objetivos da lição.
  • Escolha hinos e cânticos que contenham uma real mensagem espiritual.
  • A letra do cântico deve ser de acordo com o entendimento dos alunos. Lembre-se de sempre explicar qualquer palavra difícil ou simbolismo.
  • A música deve ser apropriada para a faixa etária.
  • Escolha cânticos que preparem o ambiente para a parte do programa que introduzem: oração, lição, louvor, aplicação
  • Procure adquirir bons livros de música com as partituras; sempre que aprender um cântico novo, coloque as cifras de violão - assim quando for ensinar não terá problemas. Comece a colecionar DVDs e CDs de cânticos.



9.4 COMO ENSINAR UM CÂNTICO NOVO

 Escreva a letra do cântico para que os alunos possam ver o que estão cantando:
  • Cartaz
  • Quadro Negro
  • Lamina de retroprojetor ou slides de Datashow
  • Conheça bem a música, ou tenha em áudio
  • O professor ou outra pessoa que conhece bem o cântico, deve cantá-lo, pelo menos, duas vezes antes de pedir as crianças para cantá-lo.
  • Leia a letra do cântico para os alunos ouvirem.
  • Explique a mensagem e o significado de qualquer palavra. 
  • Se os alunos já sabem ler, peça que repitam frase por frase. Se são crianças que não sabem ler, comece falando palavra por palavra e então frase por frase.
  • Cante-o mais uma vez com os alunos só ouvindo.
  • Cante-o, por completo, várias vezes.
  • Na aula seguinte, volte a cantar o cântico novo. Bons hinos e cânticos devem ser repetidos para que se tornem bem familiares aos alunos. 
  • Ao cantar um cântico que peça gestos, faça-os junto com os alunos.
  • Enfatize a melodia e o ritmo. Se você não se sente seguro com a música, use um DVD ou CD, mas ensine a música corretamente. Não arraste (nem corra demais) as músicas. Se o acompanhante tem dificuldade em tocar, é melhor cantar sem acompanhamento.
  • Se um dos seus alunos está aprendendo a tocar um instrumento, convide-o para ajudar uma vez ou outra, assim estará formando auxiliares para o futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário