quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAPÍTULO 11 : VISUALIZAÇÃO DE HISTÓRIAS


11.VISUALIZAÇÃO DE HISTÓRIAS


11.1. INTRODUÇÃO


                        Como com cânticos e versículos, e muito importante nós visualizarmos a história para ajudar os alunos a fixarem melhor a história. Não estamos idolatrando, mas simplesmente usando os sentidos para ajudar, especialmente, as crianças a terem uma melhor ideia da história bíblica.
                        Novamente, tem uma infinidade de possibilidades para ilustrar sua história. Podem ser desenhos sofisticados ou parecendo mas como quadrinhos. Pode ser preto e branco, mas seria melhor ter cores. Quando trabalha com crianças pequenas, as figuras devem ser simples, não devem ter detalhes demais.
                        Com adolescentes (e adultos) e de suma importância visualizar o ensino da lição, mas o método seria de visualizar o esboço da lição, os pontos principais. Quando os pontos são postos em forma visualizada, o aluno lembrará muito mais e por mais tempo.


11.2. MÉTODOS:
·         •Cartaz
·         •Flanelógrafo
·         •Drama
·         •Fantoches


11.3.VALOR: (Lições Visualizadas)
      Prendem a atenção do aluno.
      Esclarecem a mensagem
      Fixam o ensino na memória, pois o aluno lembra-se muito mais daquilo que vê.
      Jesus usava “figuras” (lições objetivas) no seu ensino: livros, aves do céu, sal da terra, ovelhas, crianças, árvores, etc..


11.4.PRINCÍPIOS PARA O USO DE VISUAIS


      Tenha cuidado para que o método visual realmente ilumine as verdades da lição. Se não, será melhor não usá-lo.
      Procure usar meios visuais simples, mas bem feitos.
      Escolha meios visuais que sejam claros e fáceis de enxergar. Certifique-se de que todas as crianças estão vendo.
      O objetivo do visuais não é divertir os alunos, mas auxiliar no ensino.
      Varie sempre! Usar o mesmo visual cansa!
      Não é o recurso visual que fala ao coração do aluno -  e a Bíblia. Então, gaste mais tempo no preparo da lição que nos visuais. Dependa do Espirito Santo.
      Antes de pintar as histórias, leia-as!
      Ao contar as histórias em cartaz, use-os bem alto. Não cubra as figuras com os dedos. Não faça gestos com a mão que segura os cartazes. Preste atenção no momento certo para trocar as figuras - nunca deixe as figuras "para trás" ou "na frente" da história.

*Observação: O uso de visuais não se limita a história; qualquer lição ser dada pode ser ilustrada de alguma forma. Nos estudos bíblicos use ficha as de cartolina para ilustrar as divisões, gravuras nas Ilustrações, dramatizações, mas evite usar só preleção. CANSA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário